27/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
. Identificar substantivos;
. Analisar a função do substantivo na construção do texto;
. Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Atividade 1 – Laboratório de Informática – atividade em dupla
Professor, inicie a atividade com a canção “Criança Não Trabalha”, composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, orientando os alunos para acompanharem a letra no endereço abaixo:
http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91457/
Obs.: Caso o professor não tenha acesso à internet, ele poderá escrever a letra no quadro ou imprimi-la.
Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
Atividade 2
Peça aos alunos que, depois de ouvirem a música acompanhando a letra, cantem a canção. Deixe que cantem várias vezes para que percebam o ritmo e a sonoridade das rimas. Em seguida, oriente-os para que registrem no caderno as palavras da canção, agrupando-as em:
a) nomes de brinquedos:
b) nome de brincadeiras:
c) nomes de ações:
d) nomes de medicamentos:
e) nomes de alimentos:
f) nomes de outros objetos:
Professor, promova uma reflexão oral a partir das seguintes questões:
1º) As palavras foram escritas com letras maiúsculas ou minúsculas?
2º) Que palavras estão no masculino? E no feminino?
3º) Os nomes dados aos objetos são comuns? O que você entende por nomes comuns?
4º) Por que nesta letra de música o uso de substantivos foi predominante?
5º) Que universo pertencem os objetos citados na letra? Ao adulto ou ao da criança?
6º) Explique o que entendem do refrão: "Criança não trabalha/criança dá trabalho".Vocês concordam com esta afirmação?
Atividade 3 – Laboratório de Informática em duplas
Oriente os alunos para que realizem pesquisa sobre o conceito de substantivo e a classificação em comuns e próprios, segundo a gramática e registrem no caderno. Disponível no site:
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf13.php
Atividade 4 - Correção da pesquisa
Professor, ao corrigir a pesquisa retome a reflexão feita na atividade 2, mostrando porque os nomes usados na letra da música pertencem a classe dos substantivos e, principalmente, porque é importante nomear os objetos, as "coisas", que são referentes usados na construção dos textos, para representar o contexto em que vivemos, possibilitando ao nosso interlocutor melhor compreensão do texto, seja oral ou escrito.
Atividade 5 - Laboratório de Informática-Atividade em dupla
Professor, exibir o vídeo explorando o uso dos substantivos e adjetivos.O professor poderá aproveitar este momento para mostrar a relação entre os substantivos e adjetivos, uma forma de introduzir esta classe gramatical, que é tema de aula deste portal.
Atividade 6 – Laboratório de Informática em dupla
Professor, oriente os alunos a acompanhar o poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade disponível em:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460652/
Segue a letra, que poderá ser impressa ou escrita na lousa.
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Faça uma discussão a respeito do tema abordado no poema e, em seguida, promova uma reflexão sobre o porquê de alguns substantivos terem sido escritos com letras minúsculas e outros com letras maiúsculas.Aproveite esta atividade para realizar um trabalho interdisciplinar com Geografia, História, Ciência, instigando os alunos a pesquisarem nomes de antropônimos, topônimos; nomes sagrados, religiosos, mitológicos, astronômicos;nomes de épocas históricas,datas importantes, atos ou festas solenes;nomes de ruas, lugares públicos (repartições, agremiações,estabelecimentos, edifícios); nomes de atos, leis,decretos, usados em correspondência ou documentos oficiais. Enfim, instigar os alunos a conhecerem em que situações os substantivos próprios devem ser usados adequadamente, conforme o seu contexto de uso.
Atividade 7–Atividade em dupla
Recurso da aula: texto impresso ou escrito no quadro
Leitura silenciosa do trecho: “Circo Vira-vira”, retirado do livro Os colegas, de Lygia Bojunga Nunes. Rio de Janeiro, José Olympio, 1987, que poderá ser impresso e entregue aos alunos. Após a leitura, as duplas devem reescrever o trecho, passando os substantivos para o gênero feminino ou masculino.
No circo trabalham o homem que engole espada, o malabarista, o gigante e o anão. O cachorro que joga futebol e a moça linda que come fogo. O cavalo e o elefante que dançam bem que só vendo. Uma mulher com uma barba enorme e um homem ruivo sem barba nenhuma, mas que em compensação anda de bicicleta de tudo quanto é jeito (...)
Professor, ao corrigir o exercício, verifique se os alunos perceberam que alguns substantivos não mudaram de gênero (por exemplo: futebol, fogo, etc). Discuta também se a mudança de gênero cria efeito de sentido diferente no texto.
A partir deste exercício o professor poderá ampliar o estudo dos substantivos no que se refere à flexão de gênero e número.
Nome | Tipo |
---|---|
Adjetivo e substantivo | Vídeo |
Professor, o estudo sobre substantivo é introdutório, de acordo com o ensino fundamental inicial. Caso queira ampliar a pesquisa poderá consultar os seguintes sites:
www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf24.php
Como sugestão de pesquisa para o professor, para desenvolvimento da atividade 6 sobre os diferentes usos dos nomes próprios relacionados aos diferente conteúdos disciplinares, verificar a versão atualizada do livro:
LUFT: Celso Pedro (2001).Novo Guia Ortográfico.São Paulo: Globo
Avaliar se os alunos perceberam, nas atividades realizadas, a função dos substantivos na construção do texto, a classificação em comum e próprio e, em breve introdução, a flexão em gênero.
Quatro estrelas 24 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/02/2016
Quatro estrelasgostei muito,as informações são de grande valia,é um auxílio para o professor.obrigada.
17/03/2015
Três estrelasMuito Boa!
22/02/2015
Cinco estrelasamei o plano de aula.se possível me enviar sempre sugestões de plano diário. do quinto ano
11/02/2015
Cinco estrelasExcelente material para estudo!
03/05/2014
Cinco estrelasum excelente material.
29/01/2014
Cinco estrelasPortal do Professor me ajuda muito nas elaborações das aulas.Parabéns!
28/11/2013
Cinco estrelasOtima Aula
11/08/2013
Cinco estrelasDepois que conheci o Portal do Professor ,não deixei mais de trabalhar com suas atividades,que são muito bem elaboradas pelos professores de Uberlândia.Deixo meu agradecimento as todas!!e todos os professores que fazem a equipe nota 10>
10/08/2013
Cinco estrelasEsta aula contribuiu bastante.
02/08/2013
Quatro estrelasExcelente essa aula, parabéns!
17/07/2013
Cinco estrelasAula muito boa. Parabéns!
23/04/2013
Cinco estrelasAmei!!! Aula muito interessante e dinâmica!Vou utilizar com os alunos do PAVI.
30/03/2013
Cinco estrelasÓtima aula, criativa e prática,pois trabalhat com mídias é essencial para um bom resultado.
27/02/2013
Cinco estrelasMuito bom!!
26/02/2013
Cinco estrelasGostei bastante , este site tem me auxiliado bastante em meus planejamentos , tenho aprendido muito e tenho usado com frequencia as idéias utilizadas. Obrigada
09/09/2012
Cinco estrelasòtima aula, bem critiativa. de fácil para trabalhar com os alunos. Parabéns.
02/05/2012
Cinco estrelasotima situação didatica
19/11/2011
Cinco estrelas10!
17/10/2011
Cinco estrelasExcelente aula!! Alegre e muito proveitosa.Adorei e pretendo utilizar essas dicas preciosas. Obrigada
17/07/2011
Cinco estrelasTrata-se de uma aula com bastante conteúdo, e um aproveitamento bem superrior aos tradicionais. Adorei espero ver mais aulas neste contexto.
01/05/2011
Quatro estrelasUma aula muito boa. Ideal para se introduzir o conceito de substantivo de forma dinâmica. Os vídeos, as canções e os texto de exemplos de ótima qualidade!!!
19/04/2011
Cinco estrelasLegal, complicado
07/09/2010
Cinco estrelasmuito boa. adorei. vou adotar,ok? bj
07/06/2010
Cinco estrelasAdorei as aulas, pois sempre percebo as dificuldades dos alunos neste conteúdo, e com essa aula que é um show, sei que eles nunca mais esquecerão este conteudo. OBRIGADA PELA AJUDA.