Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Substantivo: um estudo introdutório

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Identificar substantivos;

. Analisar a função do substantivo na construção do texto;

. Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Laboratório de Informática – atividade em dupla

 Professor, inicie a atividade com a canção  “Criança Não Trabalha”, composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, orientando os alunos para acompanharem a letra no endereço abaixo:  

 http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91457/  

Obs.: Caso o professor não tenha acesso à internet, ele poderá escrever a letra no quadro ou imprimi-la.

Lápis, caderno, chiclete, peão

Sol, bicicleta, skate, calção

Esconderijo, avião, correria,

Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon

Banho de rio, banho de mar,

Pula sela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia,

 Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão

Tênis, cadarço, almofada, colchão

Quebra-cabeça, boneca, peteca,

Botão. pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha

Criança dá trabalho

Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz

3, 4 feijão no prato

5, 6 tudo outra vez   

Atividade 2

Peça aos alunos que, depois de ouvirem a música acompanhando a letra, cantem a canção. Deixe que cantem várias vezes para que percebam o ritmo e a sonoridade das rimas. Em seguida, oriente-os para que registrem no caderno as palavras da canção, agrupando-as em:

a) nomes de brinquedos:

b) nome de brincadeiras:

c) nomes de ações:

d) nomes de medicamentos:

e) nomes de alimentos:

f) nomes de outros objetos:

Professor, promova uma reflexão oral a partir das seguintes questões:

1º) As palavras foram escritas com letras maiúsculas ou minúsculas?

2º) Que palavras estão no masculino? E no feminino?

3º) Os nomes dados aos objetos são comuns? O que você entende por nomes comuns?  

4º) Por que nesta letra de música o uso de substantivos foi predominante?

5º) Que universo pertencem os objetos citados na letra? Ao adulto ou ao da criança?

6º) Explique o que entendem do refrão: "Criança não trabalha/criança dá trabalho".Vocês concordam com esta afirmação?

Atividade 3 – Laboratório de Informática em duplas

Oriente os alunos para que realizem pesquisa sobre o conceito de substantivo e a classificação em comuns e próprios, segundo a gramática e registrem no caderno. Disponível no site:

 http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf13.php

Atividade 4 - Correção da pesquisa

Professor, ao corrigir a pesquisa retome a reflexão feita na atividade 2, mostrando porque os nomes usados na letra da música pertencem a classe dos substantivos e, principalmente, porque é importante nomear os objetos, as "coisas", que são referentes usados na construção dos textos, para representar o contexto em que vivemos, possibilitando ao nosso interlocutor melhor compreensão do texto, seja oral ou escrito.

Atividade 5 - Laboratório de Informática-Atividade em dupla

Professor, exibir o vídeo explorando o uso dos substantivos e adjetivos.O professor poderá aproveitar este momento para mostrar a relação entre os substantivos e adjetivos, uma forma de introduzir esta classe gramatical, que é tema de aula deste portal. 

 Adjetivo e substantivo 

Atividade 6 – Laboratório de Informática em dupla  

Professor, oriente os alunos a acompanhar o poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade disponível em:

 http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460652/ 

Segue a letra, que poderá ser impressa ou escrita na lousa.

João amava Teresa que amava Raimundo 

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.  

 Faça uma discussão a respeito do tema abordado no poema e, em seguida, promova uma reflexão sobre o porquê de alguns substantivos terem sido escritos com letras minúsculas e outros com letras maiúsculas.Aproveite esta atividade para realizar um trabalho interdisciplinar com Geografia, História, Ciência, instigando os alunos a pesquisarem nomes de antropônimos, topônimos; nomes sagrados, religiosos, mitológicos, astronômicos;nomes de épocas históricas,datas importantes, atos ou festas solenes;nomes de ruas, lugares públicos (repartições, agremiações,estabelecimentos, edifícios); nomes de atos, leis,decretos, usados em correspondência ou documentos oficiais. Enfim, instigar os alunos a conhecerem em que situações os substantivos próprios devem ser usados adequadamente, conforme o seu contexto de uso.

Atividade 7–Atividade em dupla

Recurso da aula: texto impresso ou escrito no quadro

 Leitura silenciosa do trecho: “Circo Vira-vira”, retirado do livro Os colegas, de Lygia Bojunga Nunes.  Rio de Janeiro, José Olympio, 1987, que poderá ser impresso e entregue aos alunos. Após a leitura, as duplas devem reescrever o trecho, passando os substantivos para o gênero feminino ou masculino.            

        No circo trabalham o homem que engole espada, o malabarista, o gigante e o anão. O cachorro que joga futebol e a moça linda que come fogo. O cavalo e o elefante que dançam bem que só vendo. Uma mulher com uma barba enorme e um homem ruivo sem barba nenhuma, mas que em compensação anda de bicicleta de tudo quanto é jeito (...)

Professor, ao corrigir o exercício, verifique se os alunos perceberam que alguns substantivos não mudaram de gênero (por exemplo: futebol, fogo, etc). Discuta também  se a mudança de gênero cria efeito de sentido diferente no texto.           

 A partir deste exercício o professor poderá ampliar o estudo dos substantivos no que se refere à flexão de gênero e número.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Adjetivo e substantivo Vídeo
Recursos Complementares

Professor, o estudo sobre substantivo é introdutório, de acordo com o ensino fundamental inicial. Caso queira ampliar a pesquisa poderá consultar os seguintes sites:

substantivos - gênero 

www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf24.php 

Como sugestão de pesquisa para o professor, para desenvolvimento da atividade 6 sobre os diferentes usos dos nomes próprios relacionados aos diferente conteúdos disciplinares, verificar a versão atualizada do livro:

LUFT: Celso Pedro (2001).Novo Guia Ortográfico.São Paulo: Globo

Avaliação

Avaliar se os alunos perceberam, nas atividades realizadas, a função dos substantivos na construção do texto, a classificação em comum e próprio e, em breve introdução, a flexão em gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 18/20 - 90%
  • Quatro estrelas 2/20 - 10%
  • Três estrelas 0/20 - 0%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.