15/09/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
* desenvolver um tipo de imaginação e criatividade complexos e duradouros, diferentes daqueles advindos do cinema e da televisão, através da observação, interpretação, discussão e verbalização da sequência de gravuras de livros de imagens;
* mostrar livremente seus sentimentos, a partir do envolvimento que a história proporciona;
* emitir livremente suas opiniões e a respeitar opiniões diferentes das suas, através da participação ativa em situações de linguagem oral.
Todos os alunos, alfabetizados e não alfabetizados, poderão participar das atividades. Os não alfabetizados serão orientados pela professora ou por colegas em níveis mais avançados de leitura e escrita.
ATIVIDADES
1ª etapa: Motivação para a leitura
a) A professora apresentará aos alunos a letra de uma música:
* Essa e outras letras e músicas de cantigas populares em http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/
b) A professora solicitará aos alunos que façam uma leitura silenciosa da letra da música e posteriormente descobrirá, através do diálogo, se eles já a conheciam.
c) Diálogo sobre o conteúdo da letra:
> Sobre o que fala?
> Quais são os personagens envolvidos?
> É uma música triste ou alegre? Por quê?
e) Canto conjunto e/ou individual da música.
a) Conversa informal com os alunos:
O livro que vamos ler hoje também fala de amor.
* Quais serão os personagens?
* Qual será o cenário da história?
* Será uma história real ou imaginária?
* Será um amor feliz ou infeliz?
* O que será que vai acontecer no final?
b) Por se tratar de uma história de imagens, a professora poderá apresentar o livro em data show, retroprojetor ou distribuir um volume para cada aluno.
Os alunos irão interpretando as figuras que representam a sequência da história e emitindo suas opiniões. Durante esse processo, eles deixarão fluir suas emoções, por se tratar de uma história que retrata um fato rotineiro do cotidiano. Trata-se de um grande amor entre um lápis cor de rosa e um azul que não resiste “até à morte”. Desmancha-se ante o surgimento de um terceiro lápis, que despertou a paixão do azul e fez com que o cor de rosa abandonasse o lar.
E o final? O final é surpreendente e suscita diferentes leituras possíveis para o drama vivido pelo casal durante a história, o que permitirá a reflexão e o confronto das ideias.
Os alunos se envolvem no enredo da história e, por isso, emitem livremente suas ideias, sem inibição.
3ª etapa: Produção de texto compartilhada
Sentados em grupos de três, os alunos criarão, por escrito, o texto para a história que acabaram de ler, revezando-se: um descreve uma página e passa para o colega. E assim vão procedendo até o final do livro. Uma ilustração caprichada também deverá ser feita no trabalho.
A professora corrigirá as produções e os alunos vão passá-las a limpo, compartilhando novamente o trabalho. Depois serão expostas no mural para que todos possam apreciá-las.
Os alunos farão uma leitura da capa do livro e anotarão em seus cadernos:
Título do livro: História de amor
Autora: Regina Coeli Rennó
Editora:Lê
Há outros livros de imagens bem interessantes que criam oportunidades de ótimos trabalhos de leitura e escrita em sala de aula :
Durante todas as atividades, a professora incentivará a participação dos alunos, auxiliando-os e observando:
· O interesse pela música.
· A participação ativa da produção oral coletiva da história.
· A emissão de opiniões, questionamentos, concordâncias ou discordâncias oportunas.
· O envolvimento nos trabalhos de grupo de maneira cooperativa.
· A produção eficiente de textos, considerando-se o nível de aprendizagem em que se encontram.
· A participação nos trabalhos de maneira prazerosa.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/12/2013
Cinco estrelasBastante criativa i estimulante sabendo o professor aproveitar a idéia.
29/01/2013
Cinco estrelasSou apaixonada por esse livro. A aula excelente,muito crativa.