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Cromossomos e cariotipagem

 

30/04/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer conceitos como cromossomos, cromátides, genes e alelos. Conhecer e interpretar um cariótipo humano.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de DNA e genes.
Estratégias e recursos da aula




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1964/imagens/labinformatica.png

1° aula

Professor inicie sua aula perguntando aos alunos como é representado o cromossomo, do que é constituído e qual sua função. Verifique se os conceitos de gene, DNA e cromossomo estão claros. A seguir, leve os alunos para o laboratório de informática para visualizarem os recursos sugeridos nesta aula.
No portal do Professor o vídeo abaixo mostra como o cromossomo é constituído.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1964/imagens/cromoss.jpg

E este sítio trabalha com a constituição do cromossomo com informações em português.
http://www.johnkyrk.com/chromosomestructure.pt.html  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1964/imagens/cromossomo.jpg

EM SALA DE AULA
 

Agora os alunos deverão confeccionar um modelo de cromossomos tridimensional. Sugerimos que utilizem sucatas como tubos vazios de papel higiênico ou papel toalha, barbantes, lãs, balões, papéis diversos, papelão, etc. Os alunos devem indicar em seus modelos o DNA, os genes, o lócus gênico e as partes do cromossomo (centrômero e cromátide).
O professor poderá classificar com os alunos os cromossomos segundo a posição do centrômero (acrocêntrico metacêntrico e telocêntrico). A partir desta classificação, o professor poderá explorar o conceito de cromossomos homólogos, juntando modelos de dois alunos, formando pares. Indicar com uma caneta marca texto que determinado gene encontra-se no mesmo lócus gênico em ambos os cromossomos homólogos. Explique que estas informações são importantes para o desenrolar das atividades e conhecimentos de genética.
Atividade alternativa: Uma atividade semelhante à sugerida acima se encontra no endereço a seguir. http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/ano2vol1/03.pdf   Nesta atividade utiliza-se de baralho de cartas e da participação dos alunos para trabalhar os conceitos de cromossomo homólogo, lócus gênico e alelo.
 

2° aula – Cariótipo
A atividade a seguir pretende que os alunos compreendam o que é um cariótipo, e de que maneira ele é obtido e interpretado. A partir de imagens e relatos, os alunos deverão interpretar o papel de geneticistas, aconselhando e esclarecendo os pacientes que buscam este tipo de serviço.
Este endereço disponibiliza documento com atividade para a montagem (recorte e colagem) de um cariótipo. http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/biologia/temasbio/atividades/TB04.pdf  
E este sítio também disponibiliza um cariótipo para impressão e atividade de recorte e colagem, pareando os cromossomos a fim de formar um cariótipo. http://learn.genetics.utah.edu/content/begin/traits/karyotype/
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1964/imagens/labinformatica.png

Cariotipagem Atividade no laboratório de informática.
Professor leve os alunos para o laboratório de informática e instrua-os a acessar o seguinte endereço: http://www.biologia.arizona.edu/human/act/karyotyping/karyotyping2.html
Nesta página há a situação de três pacientes cujos cariótipos devem ser completados e interpretados. Abaixo há uma lista de perguntas que os alunos poderão completar como um roteiro de estudos desta atividade. A página está em espanhol, mas é possível visualizá-la também em inglês.

Ficha com perguntas para a atividade.
1. O que significa uma banda escura sobre o cromossomo? _____________________________________
2. O que é um centrômero? _______________________________________________________
Clique no hiperlink do paciente A. A página que abrirá mostra o cariótipo do paciente A incompleto. Preste atenção no cromossomo indicado ao lado do texto e tente encontrar o seu par homólogo. Quando encontrar, clique no número que indica o par cromossômico. Se estiver correto, receberá uma congratulação e passará para os próximos cromossomos que devem ser pareados como foi feito com este primeiro. Ao final, o cariótipo estará completo e a página trará as características genéticas deste paciente.
3. Qual é a história do paciente A (resumir)?
______________________________________________

4. Há quantos cromossomos neste cariótipo? _________
5. Qual o conjunto de cromossomos tem um cromossomo extra? _______
6. Que diagnóstico você daria esse paciente (qual doença)? ______________
Paciente B - clique no link para ir para a paciente B e repita o processo acima.
6. Qual é a história do paciente B (resumir) _______________________________________________
7. Quantos cromossomas tem seu cariótipo? _________
Que cromossomos sexuais seu paciente não tem? ________
Qual o conjunto tem um cromossomo extra? _______
8. Concluir a notação para esta cariótipo do paciente: 47 X _____
9. Qual é o diagnóstico? __________________________________
Paciente C - clique no link para ir para Paciente C e repetir o processo acima.
10. Qual é a história do paciente C (resumir)? _________________________________________
11. Quantos cromossomos tem seu cariótipo? _________
Que cromossomos sexuais seu paciente não tem? ________
Qual o conjunto tem um cromossomo extra? _______
13. Qual é o diagnóstico? _________________________________________
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1964/imagens/atividadecomplementar.gif
Instrua os alunos a pesquisar sobre notícias referentes às descobertas genéticas, principalmente aquelas que tem a ver com a genética humana. Em grupo de quatro integrantes, eles deverão escolher uma reportagem e avaliar alguns pontos, tais como: qual o valor deste experimento? De que forma esta descoberta pode afetar a humanidade? Este experimento é ético? Justifique.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vídeo do DNA Vídeo
Avaliação
Avalie a participação e a produção dos alunos nas atividades sugeridas. Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • maria helena lopes da silva, BENTO BENEDINI COLEGIO , São Paulo - disse:
    mariahelena1966@uol.com.br

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    Fantástico!!! Os recursos audiovisuais e as atividades interativas são excelentes!! Valeu!!!


  • dani, Angola - disse:
    dane@hotmail.com

    07/04/2011

    Cinco estrelas

    muito bom de excelente desenvolvimento o seu trabalho esta bem explicado e muito claro pude aprende o que estava procurando Você esta preparada pra muita .obrigada espero que voce continui escrevendo sempre...valeu


  • Jarbas Alves de Oliveira, COL EST MARIA EULALIA DE J PORTILHO , Goiás - disse:
    jarbasao_phs@yahoo.com.br

    20/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei uma aula muito bem preparada,pois o tema é bastante imaginário,mas os recursos didáticos no laboratório de informática realmente ganham tempo e compreensão aos alunos.Parabéns!!


  • Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul - UCS , Rio Grande do Sul - disse:
    gladisfranck@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente por fornecer endereços para montagem de cariótipos reais de forma interativa.


  • Cris, SEDF , Distrito Federal - disse:
    soares_cristiane@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Bom!!


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