30/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
1° aula
Professor inicie sua aula perguntando aos alunos como é representado o cromossomo, do que é constituído e qual sua função. Verifique se os conceitos de gene, DNA e cromossomo estão claros. A seguir, leve os alunos para o laboratório de informática para visualizarem os recursos sugeridos nesta aula.
No portal do Professor o vídeo abaixo mostra como o cromossomo é constituído.
E este sítio trabalha com a constituição do cromossomo com informações em português.
http://www.johnkyrk.com/chromosomestructure.pt.html
EM SALA DE AULA
Agora os alunos deverão confeccionar um modelo de cromossomos tridimensional. Sugerimos que utilizem sucatas como tubos vazios de papel higiênico ou papel toalha, barbantes, lãs, balões, papéis diversos, papelão, etc. Os alunos devem indicar em seus modelos o DNA, os genes, o lócus gênico e as partes do cromossomo (centrômero e cromátide).
O professor poderá classificar com os alunos os cromossomos segundo a posição do centrômero (acrocêntrico metacêntrico e telocêntrico). A partir desta classificação, o professor poderá explorar o conceito de cromossomos homólogos, juntando modelos de dois alunos, formando pares. Indicar com uma caneta marca texto que determinado gene encontra-se no mesmo lócus gênico em ambos os cromossomos homólogos. Explique que estas informações são importantes para o desenrolar das atividades e conhecimentos de genética.
Atividade alternativa: Uma atividade semelhante à sugerida acima se encontra no endereço a seguir. http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/ano2vol1/03.pdf Nesta atividade utiliza-se de baralho de cartas e da participação dos alunos para trabalhar os conceitos de cromossomo homólogo, lócus gênico e alelo.
2° aula – Cariótipo
A atividade a seguir pretende que os alunos compreendam o que é um cariótipo, e de que maneira ele é obtido e interpretado. A partir de imagens e relatos, os alunos deverão interpretar o papel de geneticistas, aconselhando e esclarecendo os pacientes que buscam este tipo de serviço.
Este endereço disponibiliza documento com atividade para a montagem (recorte e colagem) de um cariótipo. http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/biologia/temasbio/atividades/TB04.pdf
E este sítio também disponibiliza um cariótipo para impressão e atividade de recorte e colagem, pareando os cromossomos a fim de formar um cariótipo. http://learn.genetics.utah.edu/content/begin/traits/karyotype/
Cariotipagem Atividade no laboratório de informática.
Professor leve os alunos para o laboratório de informática e instrua-os a acessar o seguinte endereço: http://www.biologia.arizona.edu/human/act/karyotyping/karyotyping2.html
Nesta página há a situação de três pacientes cujos cariótipos devem ser completados e interpretados. Abaixo há uma lista de perguntas que os alunos poderão completar como um roteiro de estudos desta atividade. A página está em espanhol, mas é possível visualizá-la também em inglês.
Ficha com perguntas para a atividade.
1. O que significa uma banda escura sobre o cromossomo? _____________________________________
2. O que é um centrômero? _______________________________________________________
Clique no hiperlink do paciente A. A página que abrirá mostra o cariótipo do paciente A incompleto. Preste atenção no cromossomo indicado ao lado do texto e tente encontrar o seu par homólogo. Quando encontrar, clique no número que indica o par cromossômico. Se estiver correto, receberá uma congratulação e passará para os próximos cromossomos que devem ser pareados como foi feito com este primeiro. Ao final, o cariótipo estará completo e a página trará as características genéticas deste paciente.
3. Qual é a história do paciente A (resumir)?
______________________________________________
4. Há quantos cromossomos neste cariótipo? _________
5. Qual o conjunto de cromossomos tem um cromossomo extra? _______
6. Que diagnóstico você daria esse paciente (qual doença)? ______________
Paciente B - clique no link para ir para a paciente B e repita o processo acima.
6. Qual é a história do paciente B (resumir) _______________________________________________
7. Quantos cromossomas tem seu cariótipo? _________
Que cromossomos sexuais seu paciente não tem? ________
Qual o conjunto tem um cromossomo extra? _______
8. Concluir a notação para esta cariótipo do paciente: 47 X _____
9. Qual é o diagnóstico? __________________________________
Paciente C - clique no link para ir para Paciente C e repetir o processo acima.
10. Qual é a história do paciente C (resumir)? _________________________________________
11. Quantos cromossomos tem seu cariótipo? _________
Que cromossomos sexuais seu paciente não tem? ________
Qual o conjunto tem um cromossomo extra? _______
13. Qual é o diagnóstico? _________________________________________
Instrua os alunos a pesquisar sobre notícias referentes às descobertas genéticas, principalmente aquelas que tem a ver com a genética humana. Em grupo de quatro integrantes, eles deverão escolher uma reportagem e avaliar alguns pontos, tais como: qual o valor deste experimento? De que forma esta descoberta pode afetar a humanidade? Este experimento é ético? Justifique.
Nome | Tipo |
---|---|
Vídeo do DNA | Vídeo |
Cinco estrelas 5 classificações
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08/09/2011
Cinco estrelasFantástico!!! Os recursos audiovisuais e as atividades interativas são excelentes!! Valeu!!!
07/04/2011
Cinco estrelasmuito bom de excelente desenvolvimento o seu trabalho esta bem explicado e muito claro pude aprende o que estava procurando Você esta preparada pra muita .obrigada espero que voce continui escrevendo sempre...valeu
20/06/2010
Cinco estrelasAchei uma aula muito bem preparada,pois o tema é bastante imaginário,mas os recursos didáticos no laboratório de informática realmente ganham tempo e compreensão aos alunos.Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente por fornecer endereços para montagem de cariótipos reais de forma interativa.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Bom!!