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Festas juninas: seu significado e seus símbolos

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

               Objetivos:

               * Entender a importância das festas folclóricas para a cultura de um povo.

               * Conhecer a origem das festas juninas, a partir de textos expositivos.

               * Reconhecer os símbolos das festas juninas, a partir de relatos de experiências, cartazes ilustrativos, desenhos feitos pelos próprios alunos. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      As atividades aqui citadas são mais adequadas aos alunos na fase alfabética.

Estratégias e recursos da aula

        ATIVIDADES

        1ª etapa

        a) Conversa inicial motivadora com os alunos sobre as Festas Juninas, deixando-os exporem seus conhecimentos prévios sobre o assunto, bem como as emoções e/ou lembranças que despertem neles, boas ou más.

             ATIVIDADES

         b)   Distribuir aos alunos o texto 1:    

                                     

                                               ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS

         Existem duas explicações para o nome Festa Junina. A primeira diz que este nome surgiu porque as festividades acontecem durante o mês de junho.

          A outra explicação diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

          De acordo com historiadores, essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, quando o Brasil era governado por Portugal. Mas outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os  chineses, espanhóis e franceses.

           Da França veio a dança marcada que deu origem às danças de quadrilha.

           Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, que teria iniciado a fabricação da pólvora.

           De Portugal e da Espanha teria vindo a dança de fitas, muito comum em festas juninas do Brasil.

           Todos esses elementos culturais dos  afro-brasileiros e imigrantes vindos de Portugal , Espanha e França  foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas juninas como elas são hoje em dia.

          c)    Leitura silenciosa do texto expositivo.

          d)  Atividade escrita:

               Responda as perguntas em seu caderno:

               ·  Quais são as duas explicações para o nome Festa Junina?

               ·  Quem trouxe essa festividade para o Brasil?        

               Complete com os nomes corretos dos países:

                · Introduziu a dança da quadrilha nas nossas festas: ____________   

                · Trouxe para o Brasil a tradição de soltar fogos: ______________

                ·  Ensinaram aos brasileiros a dança de fitas:  _____________________

           e)   Fazer uma correção oral das questões propostas e discutir com os alunos sobre a influência que outros povos exerceram sobre a nossa cultura. 

           f)  Refletir juntamente com os alunos sobre as vantagens e desvantagens dessas influências, bem como questionar se nossa cultura também tem influenciado outros países.

            2ª etapa  

           a)    Entregar aos alunos o texto 2 e pedir-lhes que façam uma leitura silenciosa: .  

                                                      

                                         

    

        Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos desse alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

         Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

           b)   Conversar com os alunos sobre o texto, perguntando-lhes quais as comidas que conhecem, de qual mais gostam, etc. 

           c)    Os alunos completarão a cruzadinha, encaixando os nomes das comidas que apareceram no texto:

                

           d)   A professora fará a correção no quadro-negro e os alunos conferirão suas respostas.

           3ª etapa

          a) Distribuição do terceiro texto expositivo:    

                                          

    

           As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora sejam cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, por causa dos riscos de incêndio. As bandeirinhas de papel de seda servem para enfeitar as festas. 

           Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, existem  as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio” que elas devem comer com toda a fé.

           Diz a tradição, também, que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca falte comida

         . a)    Leitura oral do texto por alguns alunos.

           b)   A professora levantará algumas questões que serão discutidas pelos alunos, que verbalizarão livremente suas ideias, confrontando suas opiniões:

                 Quem já ouviu falar no pão de Santo Antônio? Para que serve?

                 * Você sabe o que é "simpatia"? Quem conhece alguma?

                 As festas juninas atuais apresentam brinquedos modernos como pula-pula e tobogãs gigantes. Também trazem comidas que não são típicas como hambúrgueres, pizzas e outras. O que vocês acham disso?

                 * Vocês acham que as festas tradicionais são importantes? Por quê? E a festa do nosso colégio, qual a importância dela?

         4ª etapa: Produzindo cartazes    

         a) Sentados em grupos de três, os alunos criarão cartazes alusivos à Festa Junina, em cartolinas ou folhas de papel pardo. Todos os símbolos apresentados no texto deverão aparecer nos trabalhos, acrescentados de outros que eles conhecerem. A professora poderá fornecer aos alunos retalhos de papel colorido, folhas secas de bambu, revistas velhas para que possam tirar imagens interessantes, estimulando sempre os alunos para que façam o melhor possível. Esse trabalho também poderá ser feito em uma aula de Artes estabelecendo-se, assim, uma relação interdisciplinar.

          b)  Os cartazes serão expostos no mural da sala ou nos corredores da escola para enfeitá-la e para que todos possam apreciar os trabalhos.                                 

Recursos Complementares

     A professora poderá desenvolver um trabalho muito interessante com os alunos. Ela pedirá que eles pesquisem e tragam para a escola "simpatias". Os alunos, em um grupão, apresentarão as que conseguiram  para toda a turma. Em seguida, poderão escrevê-las em pequenos cartazes, ilustrando-as, para depois serem expostas pelos corredores da escola.

Avaliação

      AVALIAÇÃO 

      Durante a realização das atividades, a professora avaliará seus alunos e verificará se:

     * Souberam retirar informações dos textos expositivos;

     ·  Discutiram ativamente as questões que foram propostas;

     ·  Argumentaram bem para defenderem suas opiniões;

     ·  Entenderam o valor do folclore na cultura do povo brasileiro;

     ·  Desenvolveram um trabalho participativo e cooperativo no grupo;

     ·  Aumentaram seus conhecimentos sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

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Opiniões

  • Rosilene Nunes da Silva, Escola Municipal José Teixeira Paulo , Rio de Janeiro - disse:
    rnunesdasilva0@gmail.com

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    Um tema ríquíssimo para ser abordado em sala de aula, e um planejamento que abrange todas as áreas do conhecimento e os conteudos transversais, trabalhando a diversidade cultural, a musica, as artes além de outras expressões da nossa cultura. Parabéns, muito bom o trabalho!


  • Alicia Miño, Argentina - disse:
    doraaliciamino@hotmail.com.ar

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, porque sou Professora de Português, mas sou Argentina, e custa muito ensinar a parte da cultura para as crianças Argentinas, mas eles adoraram a aula e conheceram um pedacinho mais do Brasil. Parabéns!!


  • maria a.t . silva, centro de ensino mineiro , Rondônia - disse:
    sila-mla@msn.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    essa atividade me ajudou bastante , e muito bom ter ,esses recursos para nos ajudar , obrigada pela ajuda...muito bom.


  • igor , genuino , Rio Grande do Sul - disse:
    guga-silva14@hotmail.com

    12/07/2011

    Cinco estrelas

    ese saite e otimo


  • Sônia, Escola Municipal de Educação Infantil Maria Angélica , Minas Gerais - disse:
    soniaazizsalim@gmail.com

    29/06/2011

    Quatro estrelas

    Amei o projeto. Acrescentou muito p/ meu trabalho. Parabéns!


  • david, bradesco , Bahia - disse:
    davidgatinho7@hotmail.com

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    otimo


  • guilherme simon, santos reis , Rio Grande do Sul - disse:
    guilherme-simon2011@hotmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    achei legalllllllll


  • PEDRO PEDRADA DANTAS, publica , Bahia - disse:
    pedropedrada2000@hotmail.com

    10/05/2011

    Três estrelas

    Muito bom, todavia gstaria que falassem um pouco mais sobre os simbolos das festas juninas,principalmente o balão, a fogueira, as ávores juntos as fogueiras e os fogos


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