Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descendo (Rapel)

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem do Rapel e as diversas utilizações e apropriações dessa prática na sociedade contemporânea.

- Aprender alguns movimentos básicos do Rapel através de atividades simples e lúdicas.

- Aprender a explorar de diversas formas o espaço físico da escola.

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do Rapel.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Rapel: salvamento ou esporte?

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início a essa aula sobre “Rapel” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que mostrem as diversas utilizações dessa prática em nossa sociedade  e a sua disseminação como esporte radical.   

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=L8qxUHRmCq0 (acessado em 06/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=PAw79yanJLE (acessado em 06/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=rlj6mcjNF6I&feature=related (acessado em 06/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=i3MYD0f00xE (acessado em 06/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=8NARYMpJFUw (acessado em 06/05/2010)      

Atividade 2 – Falsa baiana

Duração: 25 minutos

Material: cordas e colchões

Local: quadra ou parquinho             

Após a exposição de vídeos o(a) professor(a) poderá propor uma atividade freqüentemente utilizada para iniciantes de esportes radicais; a falsa baiana (Figura 1). Essa atividade consiste de uma travessia de uma ponte feita apenas com cordas.  Além de muito divertida essa atividade trabalha o equilíbrio e controle corporal das crianças. Na escola, o(a) professor(a) poderá montar a falsa baiana nas traves do gol de futebol, nos pontes da quadra de vôlei ou nos brinquedos do parquinho. Recomenda-se que se coloque colchões no chão e que se faça a amarração das cordas próximo ao solo para evitar acidentes.  

Figura 1 – Falsa baiana

Fonte - http://www.fafijan.br/noticias/Parque%20das%20Aguas%201.jpg (acessado em 06/05/2010) 

Atividade 3 – Rapel na árvore

Duração: 25 minutos

Material: cordas e colchões

Local: local arborizado             

Dando seqüência às atividades sobre rapel o(a) professor(a) poderá propor um rapel nas árvores (Figura 2). Recomenda-se que se escolha uma árvore de pequeno porte ou que se faça a amarração da corda na árvore a poucos metros do chão. A atividade consistirá de subidas e descidas na árvore utilizando uma corda como auxílio. Sugere-se que o(a) professor(a) faça alguns nós na corda para facilitar a pegada das crianças e que se coloque colchões no entorno da árvore para evitar acidentes.

Sugestão de variação   

A corda pode ser amarrada em um galho adjacente da árvore para que as crianças possam brincar de pendular na corda com se fosse uma gangorra.

Figura 2 – Rapel na árvore

Fonte - http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/corda1_g.jpg (acessado em 06/05/2010) 

Atividade 4 – Rapel no morro

Duração: 25 minutos

Material: cordas

Local: escadaria, escorregador ou local de declive acentuado             

Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá propor uma descida de rapel de diversos espaços da escola. Essas descidas podem ser feitas em morros gramados (ou local de declive acentuado), escadarias ou brinquedos do parquinho (escorregador). Para isso é necessário que o(a) professor(a) escolha um lugar seguro para fazer a amarração da corda e faça a descida de uma criança por vez para evitar acidentes.

Figura 3 – Descendo o morro

Fonte - http://www.fotosearch.com.br/IGS016/is150-178/ (acessado em 06/05/2010) 

Recursos Complementares

Para complementar as informações apresentadas na exposição de vídeos, o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário sobre a temática do rapel baseando-se em informações disponíveis em textos e artigos sobre o assunto.   

Sugestões de textos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (acessadoe em 06/05/2010) 

http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=8&id=54 (acessadoe em 06/05/2010) 

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

- a importância do rapel para o salvamento de pessoas;

- a disseminação do rapel como esporte

- as sensações sentidas durante as atividades

- a importância da segurança nos esportes radicais             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Rapel na alturas”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.