19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem do Rapel e as diversas utilizações e apropriações dessa prática na sociedade contemporânea.
- Aprender alguns movimentos básicos do Rapel através de atividades simples e lúdicas.
- Aprender a explorar de diversas formas o espaço físico da escola.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do Rapel.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Rapel: salvamento ou esporte?
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a essa aula sobre “Rapel” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que mostrem as diversas utilizações dessa prática em nossa sociedade e a sua disseminação como esporte radical.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=L8qxUHRmCq0 (acessado em 06/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=PAw79yanJLE (acessado em 06/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=rlj6mcjNF6I&feature=related (acessado em 06/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=i3MYD0f00xE (acessado em 06/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=8NARYMpJFUw (acessado em 06/05/2010)
Atividade 2 – Falsa baiana
Duração: 25 minutos
Material: cordas e colchões
Local: quadra ou parquinho
Após a exposição de vídeos o(a) professor(a) poderá propor uma atividade freqüentemente utilizada para iniciantes de esportes radicais; a falsa baiana (Figura 1). Essa atividade consiste de uma travessia de uma ponte feita apenas com cordas. Além de muito divertida essa atividade trabalha o equilíbrio e controle corporal das crianças. Na escola, o(a) professor(a) poderá montar a falsa baiana nas traves do gol de futebol, nos pontes da quadra de vôlei ou nos brinquedos do parquinho. Recomenda-se que se coloque colchões no chão e que se faça a amarração das cordas próximo ao solo para evitar acidentes.
Figura 1 – Falsa baiana
Fonte - http://www.fafijan.br/noticias/Parque%20das%20Aguas%201.jpg (acessado em 06/05/2010)
Atividade 3 – Rapel na árvore
Duração: 25 minutos
Material: cordas e colchões
Local: local arborizado
Dando seqüência às atividades sobre rapel o(a) professor(a) poderá propor um rapel nas árvores (Figura 2). Recomenda-se que se escolha uma árvore de pequeno porte ou que se faça a amarração da corda na árvore a poucos metros do chão. A atividade consistirá de subidas e descidas na árvore utilizando uma corda como auxílio. Sugere-se que o(a) professor(a) faça alguns nós na corda para facilitar a pegada das crianças e que se coloque colchões no entorno da árvore para evitar acidentes.
Sugestão de variação
A corda pode ser amarrada em um galho adjacente da árvore para que as crianças possam brincar de pendular na corda com se fosse uma gangorra.
Figura 2 – Rapel na árvore
Fonte - http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/corda1_g.jpg (acessado em 06/05/2010)
Atividade 4 – Rapel no morro
Duração: 25 minutos
Material: cordas
Local: escadaria, escorregador ou local de declive acentuado
Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá propor uma descida de rapel de diversos espaços da escola. Essas descidas podem ser feitas em morros gramados (ou local de declive acentuado), escadarias ou brinquedos do parquinho (escorregador). Para isso é necessário que o(a) professor(a) escolha um lugar seguro para fazer a amarração da corda e faça a descida de uma criança por vez para evitar acidentes.
Figura 3 – Descendo o morro
Fonte - http://www.fotosearch.com.br/IGS016/is150-178/ (acessado em 06/05/2010)
Para complementar as informações apresentadas na exposição de vídeos, o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário sobre a temática do rapel baseando-se em informações disponíveis em textos e artigos sobre o assunto.
Sugestões de textos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel (acessadoe em 06/05/2010)
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=8&id=54 (acessadoe em 06/05/2010)
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
- a importância do rapel para o salvamento de pessoas;
- a disseminação do rapel como esporte
- as sensações sentidas durante as atividades
- a importância da segurança nos esportes radicais
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Rapel na alturas”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!