19/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá questionar a turma sobre:
Após a discussão convide a turma para um passeio de bicicleta!
Atenção Professor! Explique para a turma que antes de iniciar o passeio é necessário compreender algumas regrinhas básicas sobre o trânsito.
Estratégias da aula:
Aula 1: Equipamentos de segurança
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o passeio de bicicleta: “o que é necessário ter/fazer para andar de bicicleta?”
Quando os alunos citarem os equipamentos de segurança e as leis de trânsito apresente a temática da aula.
Para iniciar a discussão sobre os equipamentos de segurança utilize a história em quadrinhos: “Paranazinho – dicas para ciclista” http://www.brasilzinho.com.br/base_transito.htm Acesso em 07.05.2010
E o recurso: HQ com o trânsito não se brinca Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22589 Acesso em 07.05.2010
HQ Com o trânsito não se brinca
Atenção Professor! Caso seja possível, imprima uma história para cada aluno para que eles possam levar para casa, consultar sempre que necessário e divulgar para os familiares e colegas. Nesse primeiro momento enfoque os equipamentos de segurança citados pelo personagem Paranazinho.
Depois que os alunos realizarem a leitura da HQ, solicite que indiquem os equipamentos de segurança necessários. À medida em que citarem os equipamentos relembre as respostas deles sobre as quedas sofridas nos passeios de bicicleta.
Por exemplo: João citou que quando caiu de bicicleta na rua de sua casa ralou a palma da mão. Se ele estivesse utilizando luvas não teria se machucado.
Atenção professor! Caso seja possível, leve para sala de aula exemplos de equipamentos de segurança e oriente os alunos a como utilizá-los. Outra opção é solicitar que os alunos tragam os equipamentos de segurança que possuem em casa. É importante que os alunos além de conhecerem os equipamentos de segurança, compreendam a sua função. Pois, de nada adianta utilizar um capacete que não corresponde ao tamanho de sua cabeça. Dessa forma, o ciclista continua desprotegido.
No final da aula solicite que os alunos escolham um dos equipamentos de segurança abordados e escreva um texto falando sobre a sua função e importância.
Aula 02: Agora vamos falar das leis de trânsito.
Retome a história em quadrinhos com os alunos abordando as dicas de trânsito.
Discuta com os alunos as dicas citadas pelo personagem Paranazinho.
Questione se alguém segue essas dicas e reafirme a importância de segui-las corretamente para sua segurança e demais cidadãos.
Relembre com a turma o significado das placas de trânsito. Para isso indicamos o site: https://www.ford.com.br/fordkids/auto_escola/auto_escola_02_07_leis_transito_01.swf Acesso em: 08.05.2010 Esse simulador apresenta as placas de trânsito de modo claro e divertido. Para utilizá-lo reserve o laboratório de informática com acesso a internet.
Agora que todos já conhecem as placas de trânsito, apresente para turma os direitos e deveres dos ciclistas.
Dica de leitura: Professor, para saber um pouco mais sobre as leis de trânsito e o ciclista sugerimos o texto: “Ciclodicas” para você pedalar com segurança. Disponível em: http://www.ta.org.br/site2/Banco/4leis/CTB_Bolso.PDF Acesso em: 07.05.2010
Após apresentar as placas de trânsito, os direitos e deveres dos ciclistas, convide a turma para elaborar cartazes sobre o tema. O objetivo da atividade é conscientizar a escola sobre as leis de trânsito e os direitos e deveres dos ciclistas. Reserve mais uma aula para conclusão das atividades.
Aula 04: Apresentação
Os alunos deverão apresentar para turma os cartazes produzidos. O professor deverá escolher um espaço na escola para fixar os cartazes.
Catarse:
Agora os alunos deverão apresentar para turma o que aprenderam. O professor deverá apresentar algumas questões e os alunos deverão apresentar solucões. Por exemplo: Zézinho foi passear de bicicleta com seus amigos no parque. No entanto, o trajeto escolhido não existe ciclovia. O que Zézinho e seus amigos terão que fazer?
Sugerimos algumas situações:
O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá dramatizar um tema sorteado pelo professor. As peças devem durar no máximo três minutos.
Atenção Professor! Reserve cartolinas e giz de cera para os alunos realizarem a atividade. Todo o grupo pode participar, enquanto alguns produzem as placas de trânsito, outros produzem o roteiro da peça e os personagens.
Ao final de cada peça os alunos deverão reforçar o que aprenderam, isto é, contar para a platéia a "moral da história". Por exemplo: Ao passear em grupo, andar sempre em fila única, sinalizando o trajeto.
Prática social final do conteúdo:
Os alunos deverão relatar como foi a experiência do teatro, o que aprenderam nas aulas, quais serão as possíveis mudanças em suas atitudes com relação aos ciclistas e pedestres, quais as suas dúvidas sobre o tema, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
HQ Com o trânsito não se brinca | Imagem |
HQ Com o trânsito não se brinca | Imagem |
“CICLODICAS” PARA VOCÊ PEDALAR COM SEGURANÇA. Disponível em: http://www.ta.org.br/site2/Banco/4leis/CTB_Bolso.PDF Acesso em: 07.05.2010
Funções do guarda de trânsito. Disponível em: http://www.ford.com.br/fordkids/auto_escola/auto_escola_02_08_leis_transito_02.swf Acesso em: 07.05.2010
O professor deverá considerar o desenvolvimento dos alunos em todas as aulas, para isso sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/08/2010
Cinco estrelasMaravilhosa, sempre é bem vinda aos alunos aulas dinâmicas, que tenham o que ouvir, o que fazer, o que pensar e ensinar a outros.
21/06/2010
Cinco estrelasPara mim o ciclista tem que circular sempre à direita e a oitenta centímetros do meio fio porem, nunca outro ciclista deve circular junto ou ao lado do mesmo.
20/05/2010
Cinco estrelasMuito interessante o HQ sobre trânsito, algumas normas de legislação que podem ser trabalhadas em aula de campo. Precisamos conscientizar os alunos desde a juventude para se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Além de que essa aula podem ser abordados muitos conteúdos programáticos da escola envolvendo a interdisciplinalidade, se, assim, o professor souber conduzir sua aula. Estão de parabéns!