18/05/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo, Paloma Alinne Alves Rodrigues e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Nesta aula o aluno poderá compreender e visualizar a conservação da Energia Mecânica e aprender que a conservação desta Energia (Mecânica) é a soma das Energias Cinética e Potenciais. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Dinâmica.
* Energia Cinética;
* Energia Potencial Gravitacional.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Tabela 1 – Lista de Materiais (Fig. 1)
Materiais |
Comentários |
Um pedaço de compensado de madeira. |
Com 12 x 20 cm. Encontrado em madeireiras. |
Dois Pedaços de madeira normais. |
Com 2,5 x 20 cm. Encontrado em madeireiras. |
Três Palitos de churrasco. |
O mais fino possível. |
Dois Pedaços de madeira normais. |
Com 1,5 x 20 cm. Encontrado em madeireiras. |
Rolha pequena. |
Por exemplo, de garrafa de vinho. |
Quatro rodas de carrinho de brinquedo. |
Com no mínimo 2,5 cm de raio. |
Polia de plástico pequena. |
Usada em suportes de varal para permitir o deslocamento vertical do varal. |
Pedaço de barbante. |
De 40 cm. |
Ferramentas |
Pregos pequenos e finos, martelo, serrote, furadeira, broca fina e cola madeira. |
Uma canetinha esferográfica – Preta |
Para fazer marcações. |
Item de segurança. |
Luva, óculos e máscara. |
Figura 1 – Ferramentas.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/dd5f11034456daa6e711080aa6d5e2ab.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Motivação:
Sugerimos que o professor, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, instigue a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, perguntado se eles sabem o que é um bate-estaca (Fig. 2).
Neste momento, o professor poderá mostrar a figura 2 aos alunos, para que aqueles que não conheçam um bate-estaca, possam entrar em contato com este.
Figura 2 – Bate-estaca.
Imagem disponível em: http://www.liebherr.com/catXmedia/mcf/Thumbnails/7da87097-e81d-40fd-bde4-3c18f0a48b0d_W300.jpg. Acesso em: 04 Mai. 2010
Questione os alunos, se é possível visualizar a ação de alguma Energia no funcionamento de um bate-estaca. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer aos alunos que eles poderão, no decorrer desta aula, compreender se há a ação de alguma Energia no equipamento em questão (Bate-Estaca).
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso “Conversão de Energia” (Fig. 3), conforme postado abaixo, o qual se trata de uma atividade experimental.
Recurso: Conversão de Energia
Link do Recurso: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=9&CONVERSAO+DE+ENERGIA#top Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 3 – Demonstração da Experiência "Conversão de Energia".
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/68a9104abde63ec0c00d4e5ef82f19be.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Sugestão: Para motivar os alunos para a realização deste experimento, sugerimos que o vídeo (Fig. 4), postado abaixo (que apresenta a realização desta experiência), com duração de 48 segundos, seja apresentado aos alunos.
Link do Vídeo – Conversões de Energia http://www.youtube.com/watch?v=b5AvgdV5_wI&feature=player_embedded Acesso 04 Mai. 2010
Figura 4 – Imagem do vídeo “Conversões de Energia”.
Observação: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, ou mesmo na sala de aula, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
No experimento, a ser desenvolvido neste momento, será demonstrado que a Energia Potencial Gravitacional é convertida em Energia Cinética.
Em relação à montagem do experimento, o professor, após orientar os alunos a usarem o equipamento de proteção – óculos de segurança, luvas, máscara - e a tomarem cuidado para não se ferirem, deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 5 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/4405c34c6320f52520a5bf20c1d57b1e.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 6 – Demonstração da experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5925661311ab73c2ad791bbe41c970c5.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 7 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/a0ee33309ef22690886676110c6152bd.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 8 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5834c958bdb24b668dacdeee5ca039c0.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 9 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/1b961f1e2eb1fc20279ab804ff7b5279.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 10 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/28e417a545cfe20d5b571730d5f25879.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 11 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/81fb5721fb9db23a0052f32ff8ce4fc2.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 12 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/0836c2e70a630371d752b73c51f9add5.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 13 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/9eb78438a09bcd8b960e19f46ff599a7.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 14 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/34c8901077a34a891055b0d09b503cb2.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 15 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/177ee56c365bfbf02184cd7d5bd0d61f.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Figura 16 – Demonstração da Experiência.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/68a9104abde63ec0c00d4e5ef82f19be.gif. Acesso em: 04 Mai. 2010
Peça para que os alunos expliquem o que acontece no experimento quando:
Pergunte que tipo de Energia é evidenciada no decorrer da realização do experimento, nos momentos em que:
Favoreça com que eles compreendam que o movimento do carrinho se dá devido à transformação de Energia Potencial Gravitacional armazenada no sistema carrinho-Terra (Força Gravitacional) em Energia Cinética das polias e eixos do carrinho. Essa Energia Cinética é transmitida às rodas, provocando o deslocamento horizontal do carrinho.
Ao se erguer uma determinada massa pelo barbante, armazenamos Energia Potencial Gravitacional no sistema. Quando a massa é abandonada, a Energia Potencial Gravitacional do sistema começa a ser convertida em Energia Cinética, uma vez que a massa começa a perder altura.
Atividade 2
Na atividade anterior trabalhou-se a Conservação da Energia Mecânica, ou seja, a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Cinética, ou vice-versa. Nesta atividade iremos analisar a existência das Energias - Cinética ou Potencial - levando em conta os referenciais.
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Um avião (Fig. 17) está com velocidade de 900 km/h a 10.000 m de altitude. Qual a Energia Cinética e a Potencial Gravitacional de um passageiro em relação ao avião? E em relação à Terra?”.
Figura 17 – Avião.
Imagem disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2009/11/02/02_MHG_mun_aviao.jpg. Acesso em: 04 Mai. 2010
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, a Energia Cinética, a Potencial Gravitacional e, por extensão, a Mecânica dependem do referencial. Em relação ao avião as duas Energias são nulas, pois o passageiro está em movimento junto com o avião; em relação à Terra, basta aplicar as respectivas expressões considerando a velocidade e a altura do passageiro iguais à velocidade e à altura do avião, ou seja, v = 900 km/h e h = 10.000 m de altitude (1).
Atividade 3
Como nas atividades anteriores trabalhou-se o que é a Energia Mecânica, ou seja, a Conservação da Energia, nesta atividade os alunos irão representar como ocorre essa conservação.
Finalizando a aula, retome, neste momento, a questão inicial (do bate-estaca) e explique aos alunos o seu princípio de funcionamento - o qual é muito simples: um motor eleva um bloco muito pesado a certa altura; quando ele atinge o ponto mais alto, é solto sobre a estaca de concreto que se pretende fincar no solo. A cada impacto a estaca entra um pouco, até que finalmente ela atinge a profundidade desejada.
Neste momento, o professor deverá promover uma discussão com toda a sala sobre o Bate-Estaca e sua relação com a Conservação da Energia Mecânica. Para esta atividade, sugerimos o roteiro abaixo.
Com relação às transformações de Energia evidenciadas na ação de um Bate-estaca, deve ser destacado que, em primeiro lugar temos o motor, que pode ser elétrico ou pode ser a combustão. Nesse caso, há uma transformação de Energia Química em Energia Cinética, no caso de um motor a combustão, ou de Energia Elétrica em Energia Cinética se o motor for elétrico. Essa Energia Cinética é usada para realizar o Trabalho de erguer o bloco. Nesse Trabalho, a energia está sendo acumulada na forma de Energia Potencial Gravitacional. Essa Energia Potencial Gravitacional, quando o bloco for solto, transforma-se em Energia Cinética, à medida que vai descendo. Quando o bloco atingir a estaca, a Energia Cinética será usada para realizar o Trabalho de deformação do solo, que irá resultar na fixação da estaca.
Referências Bibliográficas
Teoria e experimentos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-mecanica/energia-mecanica.php
Avalie a participação dos alunos nas discussões, no experimento e peça para que cada grupo pesquise na internet e em livros cinco (5) exemplo de Conservação da Energia Mecânica, e explique todas as transformações visualizadas em cada exemplo.
Quatro estrelas 2 classificações
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21/06/2011
Quatro estrelasSou aluno do ensino medio e estava precisando de um trabalho sobre energia mecanica e issso deu muito certo. Valeww
25/05/2010
Quatro estrelasótima, adorei assim eu aprendo e começo a fazer a minha aula tambem,o brigado pelas diCAS.