Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a confeccionar convites para a Festa Junina

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Objetivos:  

      * Criar uma situação ideal de escrita, a partir de uma interlocução real com parentes, amigos, etc.        

      * Aprender a ler e escrever o gênero textual “convite”. 

      * Identificar todas as informações indispensáveis a um convite, para que ele cumpra eficazmente sua função comunicativa.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

        ATIVIDADES

        1ª etapa 

        Conhecendo as diferentes variedades dos festejos juninos

        a)    Distribuição aos alunos do texto expositivo:     

        Texto 1    

                                           

        Festas Juninas no Nordeste   

        Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande importância. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer  aos santos as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

      Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento para o comércio, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas estrangeiros que chegam ao Brasil para acompanhar de perto essas festas.

       No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para os festeiros.

       b)   Leitura silenciosa do texto.

       c)    Interpretação escrita do texto. Pense bem e responda em seu caderno:

              ·  Na região Nordeste, quem é homenageado nas festas juninas? Por quê?

              ·  O que os nordestinos agradecem aos santos?

              ·  Qual é a importância das festas juninas para o comércio e a indústria?

              ·  Somente brasileiros participam dos festejos juninos no Nordeste?

              ·  Você conhece alguns Estados do Nordeste? Quais?                         

                (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe).

        d)   Correção oral da interpretação, permitindo a todos darem suas opiniões, esclarecerem suas dúvidas e aumentarem seus conhecimentos sobre o assunto.

        e)    Leitura oral do texto pelos alunos.

        2ª etapa

        a)    Distribuição aos alunos do texto 2:                                                     

                                             

        Na região Sudeste, onde as festas juninas também têm um grande prestígio, são tradicionais as realizações de quermesses. Essas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

        b)   Leitura silenciosa do texto.

        c)    Pense bem e responda em seu caderno:

              · O que são “quermesses”?

              ·  Para que são realizadas as “quermesses”?

              ·  Na sua escola acontecem “quermesses” na Festa Junina?

              ·  O que você acha das “quermesses”?

              ·  Qual é o nome do Estado onde moramos? Ele fica na região Sudeste? Você sabe quais são os Estados que formam a região Sudeste?

              ( Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo)  

  - Promover uma pequena discussão em sala de aula, ressaltando as principais semelhanças e diferenças entre as festas juninas nas duas regiões do pais.

            3ª etapa : Confeccionando convites

            a)    A professora estabelecerá um diálogo com os alunos sobre a Festa Junina que acontecerá no Colégio: data, local, atividades que serão desenvolvidas (barraquinhas de doces, salgados e bebidas, danças folclóricas, joguinhos diversos), horário de início e término do evento, pessoas que participarão além dos alunos.

             b)    A professora, então, motivará seus alunos para a escrita de dois ou mais convites, para os familiares e para os amigos de fora da escola. O texto e a ilustração dos convites poderão ser os mesmos. Todas as informações sobre a festa ficarão no quadro-negro para que as crianças possam recorrer a elas.

             c)    Antes de os alunos criarem seus próprios convites, a professora escreverá um exemplo no quadro, com a ajuda dos alunos, lembrando a estrutura do convite: destinatário, assunto, informações precisas, frases motivadoras para o convencimento dos destinatários, remetente.

             d)    Os convites deverão ser escritos primeiramente em folhas aproveitadas de rascunho.

             e)    Após a correção dos textos, eles serão passados a limpo com o máximo de capricho. A professora poderá fornecer aos alunos retalhos de papel colorido e outros recursos possíveis, para que ilustrem seus trabalhos.

             f)    Os alunos apresentarão seus trabalhos para toda a turma e avaliarão a atividade:

                 * Gostaram das atividades?

                 * Quais foram as dificuldades em desenvolvê-la?

                 * Qual o valor da atividade?

             g)    Os convites serão levados para casa e entregues aos devidos destinatários; familiares, amigos, etc.      

                                     

             Esses e outros modelos podem ser encontrados em http://www.painelcriativo.com.br/page/6/?s=modelo   e  em

http://jacirinha.blogspot.com/2008/05/molde-convite-festa-junina.html 

Recursos Complementares
Avaliação

      AVALIAÇÃO   

      Durante a realização das atividades, a professora auxiliará seus alunos esclarecendo suas dúvidas, incentivando-os e oferecendo sugestões. Também avaliará se:

      ·  Conseguiram retirar todas as informações dos textos expositivos.

      ·  Interessaram-se pelas leituras propostas.

      . Correlacionaram informações contidas nos textos trabalhados.

      ·  Leram e escreveram convites com competência, fazendo uma diagramação correta do texto e inserindo todas as informações necessárias para uma comunicação eficiente. 

      ·  Interessaram-se em entregar os convites aos devidos remetentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.