22/09/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Objetivos:
* Criar uma situação ideal de escrita, a partir de uma interlocução real com parentes, amigos, etc.
* Aprender a ler e escrever o gênero textual “convite”.
* Identificar todas as informações indispensáveis a um convite, para que ele cumpra eficazmente sua função comunicativa.
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
ATIVIDADES
1ª etapa
Conhecendo as diferentes variedades dos festejos juninos
a) Distribuição aos alunos do texto expositivo:
Texto 1
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande importância. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer aos santos as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento para o comércio, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas estrangeiros que chegam ao Brasil para acompanhar de perto essas festas.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para os festeiros.
b) Leitura silenciosa do texto.
c) Interpretação escrita do texto. Pense bem e responda em seu caderno:
· Na região Nordeste, quem é homenageado nas festas juninas? Por quê?
· O que os nordestinos agradecem aos santos?
· Qual é a importância das festas juninas para o comércio e a indústria?
· Somente brasileiros participam dos festejos juninos no Nordeste?
· Você conhece alguns Estados do Nordeste? Quais?
(Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe).
d) Correção oral da interpretação, permitindo a todos darem suas opiniões, esclarecerem suas dúvidas e aumentarem seus conhecimentos sobre o assunto.
e) Leitura oral do texto pelos alunos.
2ª etapa
a) Distribuição aos alunos do texto 2:
Na região Sudeste, onde as festas juninas também têm um grande prestígio, são tradicionais as realizações de quermesses. Essas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
b) Leitura silenciosa do texto.
c) Pense bem e responda em seu caderno:
· O que são “quermesses”?
· Para que são realizadas as “quermesses”?
· Na sua escola acontecem “quermesses” na Festa Junina?
· O que você acha das “quermesses”?
· Qual é o nome do Estado onde moramos? Ele fica na região Sudeste? Você sabe quais são os Estados que formam a região Sudeste?
( Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo)
- Promover uma pequena discussão em sala de aula, ressaltando as principais semelhanças e diferenças entre as festas juninas nas duas regiões do pais.
3ª etapa : Confeccionando convites
a) A professora estabelecerá um diálogo com os alunos sobre a Festa Junina que acontecerá no Colégio: data, local, atividades que serão desenvolvidas (barraquinhas de doces, salgados e bebidas, danças folclóricas, joguinhos diversos), horário de início e término do evento, pessoas que participarão além dos alunos.
b) A professora, então, motivará seus alunos para a escrita de dois ou mais convites, para os familiares e para os amigos de fora da escola. O texto e a ilustração dos convites poderão ser os mesmos. Todas as informações sobre a festa ficarão no quadro-negro para que as crianças possam recorrer a elas.
c) Antes de os alunos criarem seus próprios convites, a professora escreverá um exemplo no quadro, com a ajuda dos alunos, lembrando a estrutura do convite: destinatário, assunto, informações precisas, frases motivadoras para o convencimento dos destinatários, remetente.
d) Os convites deverão ser escritos primeiramente em folhas aproveitadas de rascunho.
e) Após a correção dos textos, eles serão passados a limpo com o máximo de capricho. A professora poderá fornecer aos alunos retalhos de papel colorido e outros recursos possíveis, para que ilustrem seus trabalhos.
f) Os alunos apresentarão seus trabalhos para toda a turma e avaliarão a atividade:
* Gostaram das atividades?
* Quais foram as dificuldades em desenvolvê-la?
* Qual o valor da atividade?
g) Os convites serão levados para casa e entregues aos devidos destinatários; familiares, amigos, etc.
Esses e outros modelos podem ser encontrados em http://www.painelcriativo.com.br/page/6/?s=modelo e em
http://jacirinha.blogspot.com/2008/05/molde-convite-festa-junina.html
http://www.painelcriativo.com.br/page/6/?s=modelo
http://jacirinha.blogspot.com/2008/05/molde-convite-festa-junina.html
AVALIAÇÃO
Durante a realização das atividades, a professora auxiliará seus alunos esclarecendo suas dúvidas, incentivando-os e oferecendo sugestões. Também avaliará se:
· Conseguiram retirar todas as informações dos textos expositivos.
· Interessaram-se pelas leituras propostas.
. Correlacionaram informações contidas nos textos trabalhados.
· Leram e escreveram convites com competência, fazendo uma diagramação correta do texto e inserindo todas as informações necessárias para uma comunicação eficiente.
· Interessaram-se em entregar os convites aos devidos remetentes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!