Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças recontando histórias: um trabalho de linguagem oral

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    

      * Ouvir com atenção, compreendendo textos orais.                  

      * Memorizar os fatos de uma narrativa oral.                 

      * Manter a sequência lógica de uma narrativa oral.      

      * Produzir paráfrases orais e escritas. 

      Produzir  textos criativos, orais e escritos.        

      * Expressar-se diante de um pequeno auditório.     

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Todos os alunos, alfabetizados e não alfabetizados poderão  participar das atividades. Os ainda não alfabetizados serão auxiliados

pela professora ou pelos colegas já alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

 

      ATIVIDADES     

      As atividades que se seguem serão realizadas nas três turmas do mesmo ano, variando somente a história a ser contada pela professora e reproduzida pelos alunos. Será a oportunidade para a realização de um excelente trabalho interclasses. Entretanto, a professora poderá optar por desenvolvê-lo somente em uma turma.

      1ª etapa

      Contação oral da história

      a) A professora fará uma motivação oral inicial, preparando os alunos para a escuta de uma história:

         · Quais serão os personagens que vão aparecer?

         · Qual será o cenário da história?

         · Quem será o protagonista?

         · Será uma história triste ou alegre?

         · Qual será o final da história?   

       b)    A professora contará a história e irá colocando a sequência de gravuras no quadro:  

                                   

        Como toda a história que se preza, esta também começará com “Era uma vez”.

        Era uma vez, um urso que se chamava Russo. Vivia com sua mãe e seu pai na floresta. Somente os três, porque Mamãe Ursa não quis saber de muita filharada.

         Russo crescia feliz, saudável, observando e aprendendo tudo o que podia sobre as coisas do mundo e da vida. Entretanto, aquele mundo nos arredores de sua caverna estava ficando pequeno para ele. E chegou o dia que Mamãe Ursa não queria que chegasse.

         Certa manhã, Russo chegou para ela e disse:

         __Minha mãe, já estou um urso jovem, forte e esperto. Quero sair pelo mundo para conhecê-lo.

         Mamãe Ursa disse-lhe:

         __ Já está mesmo na hora, meu filho! Afinal, todos têm esse direito na vida! Vou ficar com muita saudade de você!

         E lá foi ele, encantando-se com todas as novidades que encontrava e com as amizades que fazia.

         Primeiro encontrou um coelho e um macaco.

         Depois, encontrou em elefante.

         Tempos depois, encontrou uma girafa.  

         E, como muitas cabeças pensam mais do que uma, os cinco amigos pensaram em uma coisa legal para fazerem juntos. Pensaram, pensaram e descobriram: foram pedir emprego no circo.

         O dono do circo ficou encantado com a esperteza dos amigos.

         O macaco, mais experiente, era o apresentador do espetáculo.

         Os animais fizeram muito sucesso! Dizem por aí que já se apresentaram até na Europa!

         E os pais do Urso Russo? Vão sempre assistïr aos shows no circo e têm o maior orgulho do filho artista!

        c)    A professora escolherá um grupo de sete crianças para irem recontado a história, à medida que for colocando as gravuras no quadro.

                 

        d)    Ela poderá deixar que outros grupos também se apresentem.

        2ª etapa

        Reprodução escrita da história

        a)    A professora dividirá a turma em grupos de três alunos e distribuirá para eles as figuras da sequência da história, reduzidas.

        b)   Os alunos farão uma escrita compartilhada da história: cada um escreve uma parte.

        c)    Após a correção feita pela professora, os grupos passarão as histórias a limpo e a professora combinará com eles que os trabalhos serão expostos no mural da outra turma. Poderá ser assim:

       · Turma A expõe para a turma B;

       · Turma B expõe para a C;

       · Turma C expõe para a A.        

       Assim, as três turmas serão contempladas com as exposições dos trabalhos, se tiverem sido feitos trabalhos diferentes. 

        etapa

      Contação oral da história para outras turmas

      a)    A professora selecionará um grupo de sete alunos que queiram se apresentar para outras turmas. Esses alunos vão decorar em casa a parte da história que lhes couber. Os pais podem ser envolvidos nesse trabalho, ajudando os filhos na memorização da sua parte.

      b)    Em um dia combinado com as três turmas, acontecerá a apresentação geral.

      c)    A(s) professora(s) escolherão um local adequado e farão uma abertura solene para a Contação de Histórias. Se a escola dispuser de um palco, será um excelente recurso motivador para se trabalhar essa atividade.  

Recursos Complementares
Avaliação

    Durante todos os trabalhos, a professora incentivará seus alunos para uma participação efetiva. No final, fará uma avaliação, juntamente com eles, levando-os a refletirem sobre sua atuação em cada atividade, observando os seguintes objetivos que deveriam ter sido alcançados:

  * A escuta atenta às exposições orais.

  * A participação efetiva nas apresentações orais.

  * O trabalho cooperativo nos grupos.

  * O entusiasmo e empenho na realização das tarefas.

  *  O respeito às diferentes opiniões e a emissão das próprias opiniões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.