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Carbono nas plantas

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o papel do carbono nas plantas.

Determinar a relação entre este papel e as mudanças climáticas atuais.

Refletir sobre as implicações do maior aumento de emissões de carbono e o papel que este representa nas plantas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° aula

As plantas absorvem carbono e depois, o que fazem com ele? Questione os alunos para averiguar o que eles trazem de conhecimento prévio sobre o assunto.  Utilize o quadro para registrar as respostas dos alunos e introduza a organização do conhecimento via mapa conceitual . Neste primeiro momento os alunos devem colocar o que já sabem sobre o assunto no mapa conceitual. Lembre-os que poderão corrigir depois caso coloquem algum conceito ou ligação errada. (Mas aproveite para analisar os mapas antes que eles corrijam, no final das aulas, assim poderá ter uma noção do que os alunos conhecem ou precisam de maiores explicações).

1° ATIVIDADE

Trabalhar com mapas conceituais é interessante pois faz o aluno organizar o conteúdo “pronto” da pesquisa em idéias e estruturas que fazem sentido, principalmente para ele. Este trabalho foca na estrutura cognitiva do aluno e promove uma aprendizagem significativa. Nesta atividade, o aluno deverá fazer individualmente seu mapa conceitual, com todos os dados que ele julgar necessário e pertinente ao assunto. Estimule que eles se aprofundem e usem de criatividade ao elaborar o mapa. Eles poderão fazer o mapa conceitual manualmente (neste caso é interessante usar papel bobina e recorte de revistas e outros materiais para ilustrar o tema) ou o software Cmap Tools, disponível no endereço a seguir: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/cmapmapasconceituais.html (acessado dia 09/05/10).

Um exemplo de mapa conceitual pode ser visto abaixo:

Peça aos alunos para elencarem tudo o que eles lembram relativo ao carbono (gás carbônico, elemento químico carbono, fotossíntese, celulose, folha, etc..) e aos poucos montarem como estes conceitos e subtemas se relacionam com as plantas e se interrelacionam. De que forma o carbono está presente na vida das plantas? Assim eles poderão montar um mapa conceitual bem amplo sobre o tema, e poderão complementá-lo com os conhecimentos que forem adquirindo ao longo das aulas.

DICA: Tutoriais e sítios relevantes ao uso do software Cmap Tools nos recursos adicionais. 

 Peça aos alunos para lerem a reportagem a seguir:

Agência FAPESP – Desafios da cana sustentável, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12075/especiais/desafios-da-cana-sustentavel.htm (acessado dia 08/05/10).

De que maneira podemos relacionar o carbono com o cultivo de cana? Os produtos obtidos da cana tem alguma relação com o carbono? E a sustentabilidade abordada no texto, tem a ver com carbono? A produção de cana tem algum impacto ambiental? Peça aos alunos que escrevam suas respostas na forma de texto, no caderno.

2° aula

2° ATIVIDADE

Propomos uma série de recursos a serem estudados sobre o carbono em vários níveis de estruturação (celular, nos órgãos, como produtos econômicos, na fixação e absorção, na ecologia). A atividade que propomos é a confecção de um labook.

Lapbook é a reunião de folhas de trabalho, imagens e textos relativos a um determinado tema, no nosso caso, o carbono nas plantas. Para saber mais, acesse:

http://www.baupedagogico.blogspot.com/2009/02/lapbook.html  (acessado dia 08/05/10) e exemplos que podem ajudar no entendimento desta atividade

 http://www.squidoo.com/best-lapbooking-blogs e http://www.ourlapbooks.blogspot.com/ (acessado dia 08/05/10). O lapbook nada mais é que um portifólio de trabalho, uma pasta de papel (ou papelão) onde os alunos poderão colocar de maneira criativa o que forem construindo de conhecimentos. Os lapbooks podem ter vários minibooks, que seriam minilivros ou folhetos que são incorporados (colados ou colocados dentro de "bolsos" de papel) no lapbook. A idéia do mapa conceitual também pode ser aplicada no lapbook, como um roteiro do que o leitor poderá encontrar ali. Imagens, esquemas, folhas, flores secas, sementes e tudo o que for relacionado com o tema pode ser adicionado ao lapbook, enriquecendo e diversificando materiais que podem facilitar a aprendizagem dos alunos. Incentive a criatividade dos alunos ao confeccionarem seus lapbooks, para que esta seja uma atividade lúdica e prazeirosa. Os recursos sugeridos abaixo podem ser assuntos que iniciem a confecção do lapbook.

 O carbono participa da vida da planta em vários níveis. Ele pode ser estocado no organismo vegetal na forma de carboidratos e também na constituição celular. Acesse com os alunos o recurso a seguir:

Polissacarídeos: estrutura química 

 Polissacarideos – estrutura química – disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10235 (acessado dia 08/05/10)

As questões abaixo devem estar presentes e respondidas no lapbook. Os alunos podem optar por escrevê-las em cartões como cartões de perguntas e respostas e agrupá-las em "bolsos" de papel com o nome do recurso visualizado, ou podem apenas responder em uma folha e adicioná-la ao lapbook.

Quais as semelhanças que as estruturas apresentadas tem?

Em que partes da planta podemos encontrar mais facilmente estas estruturas?

De que maneira estes polissacarídeos podem ser utilizados pela planta e pelo ser humano?

O aluno também poderá fazer um minibook para o lapbook, desenhando as estruturas tridimensionais mais relevantes para a planta, procurando imagens das partes vegetais que estocam mais carbono entre outras imagens representativas.

Estômatos 

  Estômatos, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 (acessado dia 08/05/10)

Da mesma forma que no recurso anterior, os alunos podem responder as questões abaixo no lapbook.

De que forma o carbono é absorvido e fixado no vegetal?

Qual a importância dos estômatos na fisiologia do carbono nas plantas?   

Os alunos também podem montar modelos tridimensionais (de balões de festa por exemplo) para explicar o funcionamento dos estômatos. Os balões podem ser guardados (vazios) dentro do lapbook com as instruções de como fazer o modelo. Fale para os alunos criarem um compartimento de papel (como um bolso) dentro da pasta principal (que é o lapbook) e dentro dela colocar os cartões de resposta das perguntas feitas acima e os balões vazios.

Absorção de CO2 

Absorção de CO2 – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14676 (acessado dia 08/05/10) 

Este experimento poderá ser registrado na forma de relatório ou apenas respondendo as questões abaixo e serem incorporadas no lapbook, ou fazendo um minibook dentro do lapbook.

Como o processo ocorre nas plantas? Qual a importância do CO2 para as plantas? Existe alguma semelhança entre a absorção do carbono por organismos fotossintetizantes e heterotróficos? Quais organismos que mais absorvem CO2?

Botânica - tecidos vegetais 

 Tecidos vegetais – Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9778 (acessado dia 08/05/10)

 Onde o carbono fica armazenado nas plantas? Qual a importância do carbono para os tecidos vegetais? Quais tecidos tem maior armazenamento de carbono? Que produtos são obtidos a partir do armazenamento do carbono e utilizados pelo homem?      

Após a visualização do experimento, o aluno deverá registrar as impressões acerca da absorção do carbono nas plantas em um relatório informal, podendo conter imagens junto com o texto, formando mais um minibook dentro do lapbook.  Os alunos poderão colar na pasta principal outra pasta (como mostra o vídeo a seguir) criando um compartimento grande o suficiente para guardar o relatório do experimento e do recurso tecidos vegetais. Estimule a criatividade dos alunos e o uso de materiais reciclados (papéis de presente, papelão, plásticos...), estes materiais personalizarão o portifólio lapbook de cada aluno.

 3° aula

Onde o carbono fica armazenado nas plantas? Qual a importância do carbono para os tecidos vegetais? Esta e as outras colocações sobre o tema deverão ser organizadas no mapa conceitual já iniciado pelos alunos. O professor poderá aproveitar este momento e estes questionamentos para aprofundar o conteúdo, verificar como está o entendimento dos alunos quanto ao tema e se necessário, ajudá-los a compreender melhor sobre o papel do carbono nas plantas. Uma forma de fazer isto é utilizando dos mapas conceituais que eles já fizeram. O professor poderá construir um grande e único mapa conceitual, a partir das colaborações dos alunos. Uma outra atividade com mapa conceitual também é sugerida abaixo.

3° ATIVIDADE

Os alunos poderão se reunir em equipes de 4 a 6 integrantes (constituindo atá 7 equipes). Cada equipe deverá escolher uma das cores a seguir: vermelho,verde, azul, amarelo, roxo, rosa ou marrom. Cada equipe deverá se reunir e confeccionar cartões de pergunta e resposta sobre o tema (Carbono nas plantas). Estas perguntas e respostas serão utilizadas no jogo contra as outras equipes. Instrua aos alunos que pesquisem e estudem os materiais já confeccionados (mapas conceituais e lapbooks) e a partir deles elaborem as questões. Os alunos deverão fazer no mínimo 10 questões sobre o tema.

Material Necessário

- 1 dado de 8 faces numerado;

- Botões coloridos (1 de cada cor: vermelho, amarelo, verde, azul, marrom, roxo, rosa) que indicarão as equipes no tabuleiro;

- 1 tabuleiro;

O tabuleiro do jogo está disponível para baixar e ser impresso, aqui:http://www.4shared.com/account/photo/3tg7prKp/tabuleirogrande.html  (acessado dia 22/05/10). O professor deve clicar sobre o botão download, abrirá uma nova página, desça a página até a parte de baixo dela e novamente clique sobre "download now". O arquivo, uma imagem do tabuleiro será baixada em seu computador, bastando então imprimir em uma impressora a cores.

Regras do Jogo

O professor pode escolher qual equipe vai começar ou tirar na sorte (por exemplo um integrante de cada equipe joga o dado e aquele que conseguir o maior número dá o direito da equipe começar). Para a primeira equipe, digamos que seja a amarela, o professor poderá fazer uma pergunta sobre o tema, por exemplo... "Cite um produto no qual o carbono se transforma nos vegetais." A equipe amarela acerta e pode jogar o dado. O número que o dado indicar é o número de casas que a equipe amarela percorrerá. A cor da casa em que a equipe amarela chegar corresponde à equipe adversária que fará a pergunta a eles. Caso a equipe amarela acerte, a vez continua com eles, podendo jogar novamente o dado e percorrer mais casas. Caso a equipe amarela erre, a vez passa para a equipe que fez a pergunta, digamos que a equipe vermelha. Então a equipe vermelha joga o dado e percorre o número de casas, sendo agora ela que irá responder perguntas feitas pelas outras equipes (correspondente à cor da casa em que a equipe chegar).

E se a equipe amarela cair na casa amarela? Quando a equipe cai na casa da sua cor recebe um bônus, pode andar 4 casas adiante sem necessidade de responder perguntas.

Quem ganha? A equipe que chegar primeiro ao final do tabuleiro.

 

Os alunos deverão organizar o conhecimento adquirido e refletir se o carbono tem impacto nas mudanças climáticas globais. De que forma o carbono e sua assimilação pelas plantas, os produtos vegetais que o carbono se transforma no interior das plantas pode interferir na economia mundial? E na ecologia? Os alunos poderão organizar o conhecimento nos lapbooks e mapas conceituais e pensar em uma maneira criativa de apresentar o conhecimento para a turma. Para isto poderão se organizar em equipes como no jogo de tabuleiro anteriormente proposto. Após as apresentações, se o professor julgar interessante, os alunos poderão apresentar seus lapbooks às outras turmas e comunidade escolar em um momento específico de mostra cultural.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Polissacarídeos: estrutura química Animação/simulação
Absorção de CO2 Experimento prático
Estômatos Software Educacional
Botânica - tecidos vegetais Hipertexto
Recursos Complementares

Brasil escola – o ciclo do carbono – disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-carbono.htm (acessado dia 08/05/10).   

Wikipédia – Nutrição vegetal – disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutrição_mineral_de_plantas (Acessado dia 08/05/10). 

 Nutrição de plantas – algodão, funções básicas – disponível em: http://www.nutricaodeplantas.agr.br/site/culturas/algodao/funcoes.php (acessado dia 08/05/10).   

SOBRE CMAP TOOLS

Manual do CMap Tools, em PDF. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf (acessado dia 15/05/10).  

Portal Sala de Ciências, disponível em: http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=59:como-usar-o-cmap-tools&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58  (acessado dia 09/05/10). 

Slideshared, disponível em: http://www.slideshare.net/andreadc/tutorial-cmap-tools   (acessado dia 09/05/10). 

Avaliação

MAPA CONCEITUAL - Nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.

 LAPBOOK – Esta atividade tem muito de criatividade, e o professor poderá analisar este critério como ponto avaliativo. Também a riqueza de informações, o número de fontes pesquisadas e a profundidade do conteúdo abordado.  

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