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Folha - fisiologia e anatomia vegetal

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a anatomia e processos fisiológicos da folha.

Refletir sobre a importância destes processos para a planta e na ecologia. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ciclo do carbono.

Estratégias e recursos da aula

1° aula

Professor, inicie sua aula com um passeio pela escola junto com os alunos. Peça que eles levem um caderno e um lápis. O objetivo deste passeio é encontrar e recolher folhas de diversos formatos que possam estar pelo chão. Aproveite para introduzir o tema da aula, mostrando as diferenças entre uma folha e outra e questionando quanto aos processos fisiológicos que a folha desempenha na planta. Seus alunos sabem quais são esses processos? Discuta ali mesmo (se possível sentados em círculo embaixo de uma boa sombra de árvore) acerca da importância da folha para a planta. O que ela realiza dentro do organismo? Quais os usos que os seres humanos deram para as folhas? O que elas representam na ecologia? Depois de trocarem idéias (e do professor explicar sobre os processos fisiológicos) os alunos poderão anotar no caderno as principais idéias e o que julgarem relevante. Será importante para as próximas atividades.

Continuando a conversa com os alunos, pergunte, como que algumas árvores como o Acer do Canadá e tantas outras árvores caducifólias (que perdem as folhas) conseguem sobreviver se passam um período sem folhas? Instrua aos alunos para registrarem suas idéias acerca desta questão no caderno.

Imagem das folhas da árvore Acer - retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_8iozePJXt_U/S0vRpmSv14I/AAAAAAAAAck/gEv-DiRwGzE/s320/sssss.jpg 

 (acessado dia 18/05/10).

1° ATIVIDADE

Leve os alunos ao laboratório de informática. Lá é possível aos alunos pesquisar nos sítios sobre o tema e complementar as idéias já registradas no caderno. Mas agora peça que eles organizem as idéias e conceitos sobre o tema em um mapa conceitual.

Trabalhar com maps conceituais é interessante pois faz o aluno organizar o conteúdo “pronto” da pesquisa em idéias e estruturas que fazem sentido, principalmente para ele. Este trabalho foca na estrutura cognitiva do aluno e promove uma aprendizagem significativa. Nesta atividade, o aluno deverá fazer individualmente seu mapa conceitual, com todos os dados que ele julgar necessário e pertinente ao assunto. Estimule que eles se aprofundem e usem de criatividade ao elaborar o mapa. Eles poderão fazer o mapa conceitual manualmente (neste caso é interessante usar papel bobina e recorte de revistas, folhas secas para ilustrar o tema) ou o software Cmap Tools, disponível no endereço a seguir: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/cmapmapasconceituais.html (acessado dia 09/05/10).

Um exemplo de mapa conceitual pode ser visto abaixo:

imagem retirada de:http://proavirtualg50.pbworks.com/f/MAPA%20CONCEITUAL%204.jpg (acessado dia 15/05/10). 

 DICA: Tutoriais e sítios relevantes ao uso do software Cmap Tools nos recursos adicionais.

2° aula

 2° ATIVIDADE

WEBGINCANA

A proposta é trabalhar a pesquisa já realizada pelos alunos de maneira lúdica. Divida os alunos em equipes de até 4 integrantes. Eles deverão realizar as tarefas propostas de maneira correta,  organizada e o mais rápido possível. Instrua os alunos a abrirem uma página wiki para registrar as respostas e impressões desta atividade. É interessante que eles disponham de uma câmera fotográfica digital ou um celular com câmera (Na impossibilidade destas, os alunos poderão registrar por meio de desenhos ou imagens pesquisadas na internet, após o desenho ver a possibilidade de escanear as imagens para eles colocarem na página wiki).

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Um exemplo de wiki é a página criada por alunos, disponível no endereço a seguir: http://jabgrupo01.pbworks.com/FrontPage (acessado dia 15/05/10). Nos recursos adicionais sugerimos uma série de oficinas, tutoriais e sítios para criar wikis. 

DICA: algumas tarefas sugeridas são ao ar livre, o professor poderá excluí-las ou trocá-las por outras mais adequadas.

Diga-me como és e saberei o quanto produzes 

 1.    Escutar o áudio – Diga-me como és e te direi quanto produzes –  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25358 (acessado dia 08/05/10)

Os alunos depois de escutarem o áudio, deverão refletir e responder as questões em um texto na wiki.

 De que maneira as folhas contribuem para a produção de remédios? Conhecem algum remédio feito a partir de folhas de plantas? Quais? Há riscos de se automedicar com remédios naturais? Registre as respostas (se possível pesquise e insira imagens que ilustrem a resposta) na wiki.

Estômatos 

2.    Assista o recurso estômatos – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10995 

Após observar o recurso, responda a questão abaixo na wiki.

Qual o papel dos estômatos na folha?

Botânica - tecidos vegetais 

3.    Assita o recurso tecidos vegetais http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9778 

 Quais os tecidos envolvidos na anatomia e fisiologia da folha? Cite cada tecido e seu respectivo processo fisiológico no qual ele participa, registrando a resposta na wiki.

 4.   Os alunos devem pegar as folhas coletadas durante a saída com o professor na primeira aula. Observando a figura abaixo devem encontrar o nome do tipo foliar que eles tem. Tentar descobrir o nome das plantas as quais as folhas pertenciam.

5.    Faça um modelo anatômico dos tecidos vegetais que compõem a folha. Indique o nome dos tecidos. Em quais tecidos ocorre a fotossíntese? O modelo poderá ser confeccionado em material reciclável e fotografado pelos alunos ou professor e a imagem colocada na wiki. Aqui o professor deverá dar um tempo em dias para que os alunos consigam montar o modelo anatômico, fotografá-lo e assim publicar a imagem na wiki.

 6.    Pesquise três folhas que são usadas como chás e suas propriedades medicinais. Insira o texto da pesquisa (e se puder imagens que ilustrem as três folhas) na wiki.

 7.    Qual a maneira que as plantas eliminam a água? Qual a importância deste processo fisiológico? As respostas (de preferência de autoria dos alunos e não copiadas e coladas de páginas da internet) deverão ser registradas na wiki.

8.    Pesquise um sítio com animação ou produza um modelo do funcionamento dos estômatos durante as trocas gasosas. O sítio  ou a produção devem ser colocados na wiki (mesmo que seja apenas o endereço do sítio).

 9.    Pesquise três utilidades que o ser humano descobriu para as folhas. Busque imagens que as ilustrem e registre na wiki.

 10. Desenhe ou procure imagens na internet de três especializações das folhas.  Estes desenhos deverão ser inseridos na wiki.

Após realizar todas as tarefas os alunos deverão organizar a sua página wiki para que o conhecimento e atividades estejam o mais correto e agradável de ler e ver. Depois poderão visitar as páginas wikis das outras equipes e deixar comentários. Estimule a criatividade dos alunos na criação das páginas, mesmo que seja no nome da equipe (e consequentemente da wiki), imagens e demais formas de personalização.

 

 3° aula

3° ATIVIDADE

 Os alunos poderão testar seus conhecimentos participando do Quizz sobre as folhas, que pode ser acessado no endereço eletrônico: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=folhas-fisiologia-vegetal (acessado dia 09/05/10).  Os alunos deverão colocar seu nome no espaço abaixo de "Enter your name and participate". Depois devem clicar sobre o botão "Take a quizz". Quizz é a designação em inglês de teste de conhecimentos, ou jogo de perguntas de qualquer área. Consiste em um questionário para testar conhecimentos gerais ou específicos. Pode ser praticado individualmente ou em equipe,através de procedimentos mais ou menos desenvolvidos. Ele pode ser na forma de questionário de escolha múltipla, resposta falsa ou verdadeira, preenchimento de lacunas e resposta aberta. Ao fim do quiz é possível gerar um "score", ou seja, a pontuação que o participante alcançou.

O professor poderá fazer e adaptar o quizz para seus alunos, para tanto, precisa acessar o sítio ProProfs que tem um gerador de perguntas de múltiplas escolhas, de completar lacunas e questões abertas. Também gera um score para o aluno. E é possível de divulgar o quizz no blog do professor, no facebook, twitter e email. O professor deve se inscrever no sítio, fornecendo um e-mail e colocando um nome de usuário e senha. O sítio está em inglês, mas é de fácil entendimento. Um tutorial básico está disponível em: http://docs.google.com/View?id=dhqs9nf3_23888rz2ndw (acessado dia 15/05/10).  

 

 4° aula

4° ATIVIDADE

Os alunos podem fazer um apanhado do que aprenderam sobre as propriedades medicinais das folhas e apresentar uma feira de conhecimentos sobre este tema, aprofundando a pesquisa sobre os aspectos farmacológicos e químicos presentes nos princípios ativos das plantas antes pesquisadas. Não havendo espaço para uma feira de conhecimentos, os alunos poderão apresentar o conhecimento das plantas medicinais em um seminário (que pode ser aberto ou não para a comunidade escolar).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Botânica - tecidos vegetais Hipertexto
Estômatos Software Educacional
Diga-me como és e saberei o quanto produzes Áudio
Recursos Complementares

Scrib. Fisiologia da folha, disponível em: http://www.scribd.com/doc/3805088/Biologia-Fisiologia-Vegetal-33-Fatores-inerentes-a-folha (acessado dia 09/05/10).

Scrib. Morfologia da folha, disponível em: http://www.scribd.com/doc/3259728/Biologia-Morfologia-Vegetal-Folha (acessado dia 09/05/10).

Biomania. Fisiologia da transpiração, disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1246 (acessado dia 09/05/10).

Educarede. A história de uma folha, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=139 (acessado dia 09/05/10).

Wikipedia.Folha, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folha_(botânica) (acessado dia 09/05/10).          

SOBRE CMAP TOOLS

Manual do CMap Tools, em PDF. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf (acessado dia 15/05/10). 

Portal Sala de Ciências, disponível em: http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=59:como-usar-o-cmap-tools&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58  (acessado dia 09/05/10).

Slideshared, disponível em: http://www.slideshare.net/andreadc/tutorial-cmap-tools   (acessado dia 09/05/10).

SOBRE WIKI...

SÍTIOS PARA CRIAÇÃO DE WIKI

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10).   

PBworks. Página para criação de Wiki - disponível em: http://pbworks.com/ (acessado dia 15/05/10). 

TUTORIAIS E OFICINAS DE CRIAÇÃO DE WIKI

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10).  

 Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10). 

Avaliação

O professor poderá usar dos resultados do quizz como uma das formas de avaliação do rendimento dos alunos.

Também poderá avaliar:

MAPAS CONCEITUAIS – Os critérios que podem ser analisados são inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.

WEBGINCANA – a participação de todos os integrantes da equipe, a prestreza dos integrantes, as respostas corretas e aprofundadas de cada tarefa, a correção da ortografia e gramática nas postagens do blog ou wiki.

SEMINÁRIO (OU FEIRA DO CONHECIMENTO) - Os critérios que podem ser avaliados aqui poderiam ser: oralidade, postura, profundidade da pesquisa, número de fontes pesquisadas, integração da equipe na apresentação.

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