15/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
ATIVIDADE 1: Diferenças de gênero na música
Professor/a para se começar a elaborar conceitos sobre diferenças de gêneros, passemos a refletir sobre a letra da música abaixo. Tendo em vista trabalhar de forma mais descontraída esta temática, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos/as alunos/as, o/a professor/a entregará a cada aluno/a letra da música “Ela é bamba” – Ana Carolina – Compositor: Totonho Villeroy a fim de que eles/as possam acompanhar juntamente com a veiculação de um vídeo. Este esta disponível em: http://letras.terra.com.br/ana-carolina/44122/
Letra da música
Ela é Bamba
Ana Carolina
Composição: Totonho Villeroy
"Então vamo lá!: Ana, Rita, Joana, Iracema, Carolina" Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba!...(2x) Ela é bamba! Essa preta do pontal Cinco filhos pequenos pra criar Passa o dia no trampo pau a pau E ainda arranja um tempinho pra sambar Quando cai na avenida Ela é demais Todo mundo de olho Ela nem aí Fantasia bonita Ela mesmo faz Manda todas Não erra a mira... Mãe, passista, atleta Manicure, diplomata Dona da boutique Enfermeira, acrobata... (Bailábailá) Bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bambá! (Bailábailá) Bamba! (Bailábailá)...hei hei heei! Ela é bamba Essa índia da central Vai no ombro Um cestinho com neném Oito quilos de roupa no varal Ainda vende cocada nesse trem Toda sexta Ela fica mais feliz Vai dançar numa boate do Jaú Faz um jeito E já pensa que é atriz Cada dia inventa um nome Dora, Isaura, Emília Terezinha e Marina Ana, Rita, Joana Iracema e Carolina... Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bamba!...(2x) Dora, Isaura, Emília Terezinha e Marina Ana, Rita, Joana Iracema e Carolina Laura, Lígia, Luma Lucineide, Luciana Quer seu nome escrito Numa letra bem bacana... Ela é bala A mestiça é todo gás Cada braço é uma viga do país Abre o olho com ela meu rapaz Ela é quase tudo que se diz... Quando compra uma briga Ela é demais Vai no groove E não deixa desandar Ela é pop, ela é rap Ela é blues e jazz E no samba é primeira linha... "Vamo lá!: Laura, Ligia, Luma Lucineide, Luciana Quer seu nome escrito Numa letra bem bacana... Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bambá! Ela é bamba! Ela é bamba! Ela é bambá!...(2x)
Após ouvir a música, o/a professor deverá fazer uma discussão a partir dos assuntos evidenciados na música, tais como:
Atenção:
Professor/a não deixe de discutir e problematizar sobre o trabalho doméstico ser considerada obrigação do sexo feminino, e certas profissões serem exercidas somente pelas mulheres.
ATIVIDADE 2: Refletindo as relações de gênero
Professor/as para essa atividade propomos separar os/as aluno/as em grupo de quatro a cinco pessoas, no qual serão discutidas as questões que seguem. Após isso, cada grupo fará uma síntese por escrito, em forma de um texto, sobre as discussões realizadas no grupo. Ao terminarem a síntese abriremos para as discussões, que serão realizadas por um representante eleito de cada grupo, o qual abordará as reflexões formuladas pelo grupo, abrindo, assim, para as discussões do que propuseram ao grande grupo. -
Professor/a estimule ao longo das questões sugestões que os grupos dariam para se trabalhar a desconstrução dos estereótipos de gênero, e os preconceitos e as discriminações, em seu espaço escolar ou em sua sala de aula?
ATIVIDADE 3: Pesquisando as relações generificadas no espaço escolar
Professor/a essa atividade tem como objetivo fazer o levantamento das atividades, relacionadas ao gênero, que acontecem no ambiente escolar.
O que irá precisar:
Sala ampla e confortável que permita a formação de grupos, folhas de papel-sulfite e folhas com situações de pesquisa referentes ao cotidiano escolar.
O que o/a professor poderá fazer:
Situações de pesquisa – questões adaptadas do curso Gênero e diversidade na escola: Formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. (Vide referência nos recursos complementares).
Após a exposição dos grupos, o/a professor/a solicitará que os grupos criem e/ou construam situações estratégicas para serem realizadas diante dessas situações discriminatórias e de preconceitos de gênero no espaço escolar ou em sua sala de aula.
Lembre-se: As situações estratégicas devem ser socializadas perante toda a turma.
Dica interdisciplinar: Estratégias e apontamentos para promoção de diálogo da temática com outras áreas do saber
Professor/a devido o caráter interdisciplinar da temática da aula, acreditamos que é possível um diálogo entre as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Artística e Ciências podem contribuir na qualificação do debate. Dessa forma, apontamos algumas contribuições e (inter)relações entre áreas do saber com a temática relações de gênero, tais como:
• Em Língua Portuguesa e Literatura, as relações de gênero podem ser percebidas por meio da análise de personagens de textos literários e da descrição de suas características. Também é interessante discutir as próprias regras do idioma, que estabelecem, por exemplo, que o plural no masculino inclui as mulheres, mas o plural no feminino exclui os homens.
• É possível trabalhar as discriminações em Educação Artística, uma vez que os atributos relacionados à sensibilidade artística costumam ser associados ao feminino. No caso de dança (balé, especialmente), a discriminação dos meninos que se interessam por sua prática é muito evidente e merece ser debatida.
• Em Geografia, podem-se incluir as perspectivas de gênero no estudo dos movimentos migratórios, analisando os efeitos das migrações em arranjos familiares, ocupações profissionais e de espaços.
• E, ainda, em um projeto conjunto, um possível tema de estudo para História e Geografia é a história das mulheres, suas lutas pela conquista de direitos e as enormes diferenças que podem ser encontradas ainda hoje nas diversas partes do globo.
• Em Educação Física também podem persistir antigos estereótipos ligados ao gênero, como a separação rígida entre práticas esportivas e de lazer dirigidas a meninos e a meninas. (Sugestões interdisciplinares retiradas e adaptadas do texto de Yara Sayão e Silvio Duarte Bock, 2002), disponível em: http://www.educarede.org.br
Para saber mais:
• ECOS: Comunicação em Sexualidade – http://www.ecos.org.br. Site de informações, produtos, jornais, vídeos sobre os temas da sexualidade e gênero entre jovens, também voltado para educadores/as e a profissionais que lidam com a temática em estudo.
• EducarRede – http://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.
• Unidade na diversidade: tudo começa na escola - http://www.unidadenadiversidade.org.br/ – oferece artigos, imagens e práticas educacionais sobre diversidade de gênero e raça.
• Projeto Bem-Me-Quer: http://www.projetobemmequer.org.br/
• Curta-metragem: A boneca na mochila – Tem por tema a sexualidade na infância e adolescência, com destaque especial aos medos e fantasias que permeiam a questão da homossexualidade. Indicado para educadores. Produtora: Ecos. Direção: Reinaldo Bianco. Descrição do filme e forma de adquiri-lo acesso: http://www.ecos.org.br/videos/boneca.asp
Seleção de algumas aulas relacionadas com tal temática e publicadas no portal do professor MEC:
Texto como fonte de consulta:
BIAGIO, Rita de. Meninas de azul, meninos de rosa. Revista da Criança/MEC. São Paulo: SP, 2005, p.33-37. Fazer a consulta de tal artigo pelo google (www.google.com.br).
Em uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os seus objetivos, bem como qual será sua utilidade para você professor/a. Pensando nisso, seguem sugestões de alguns critérios que podem ser usados em sua avaliação:
• A contribuição individual e nas discussões coletivas.
• Envolvimento nas atividades necessárias.
• Auto-avaliação com seriedade no tratamento das questões abordadas.
• A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas.
Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para que suas aulas alcancem sempre objetivos pretendidos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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12/04/2014
Cinco estrelasExcelente, já tinha lido vários artigos, mas ainda me restavam dúvidas, este artigo veio sanar todas elas. Parabéns.
04/12/2010
Cinco estrelasGostei da elaboração da aula.