28/05/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)
É interessante que os alunos tenham familiaridade com o uso do dicionário, conhecendo sua organização e estrutura.
Verifique o grau do conhecimento prévio dos alunos sobre programas de apresentação, como por exemplo, o Power Point.
1ª aula:
Distribua cópias da letra da música de Toquinho e Vinicius “Canto de Oxum”
Canto de Oxum
“Nhem-nhem-nhem
Nhem-nhem-nhem-xorodô
Nhem-nhem-nhem-xorodô
É o mar, é o mar
Fé-fé xorodô...
Xangô andava em guerra,
Vencia toda a terra,
Tinha ao seu lado Iansã
Pra lhe ajudar.
Oxum era rainha,
Na mão direita tinha
O seu espelho onde vivia
A se mirar.
Quando Xangô voltou,
O povo celebrou.
Teve uma festa que
Ninguém mais esqueceu.
Tão linda Oxum entrou,
Que veio o rei Xangô
E a colocou no trono
Esquerdo ao lado seu.
Iansã apaixonada
Cravou a sua espada
No lugar vago que era
O trono da traição.
Chamou um temporal
E no pavor geral
Correu dali gritando
A sua maldição: "epahei Iasã"
Leiam o texto e conduza a discussão:
Apresente, então o áudio
disponível no Portal do Professor, que trará mais informações sobre o tema para articular novas discussões.
Nessa música, Toquinho e Vinicius citaram três Orixás: Oxum, Xangô e Iansã. Pergunte-lhes o que é Orixá. Após levantamento das hipóteses e conhecimentos prévios, peça que um dos alunos da turma encontre a palavra Orixá no dicionário.
o.ri.xá (ioruba orísha) sm Cada uma das divindades de religiões afro-brasileiras.
Fonte: Dicionário Michaelis Escolar de Língua Portuguesa
Autores: Sandra H. Terciotti, Clovis Osvaldo Gregorin e Creud P. Santos Martonelli
Editora: Melhoramentos
Destaque que a palavra tem origem no Iorubá, língua falada por negros que vieram da África no período da escravidão no Brasil.
Aponte a seus alunos que há muitos personagens que compõem a cultura afro-brasileira e a cultura indígena. Proponha que os alunos organizem grupos de trabalho com, no máximo, cinco alunos. Cada grupo será responsável em procurar, usando pelo menos três fontes de informação, a definição e o histórico de um personagem ou divindade da cultura afro-brasileira ou da cultura indígena, elaborando um texto-síntese das informações, trazendo-o na próxima aula.
Explicite aos alunos os objetivos da sequência de atividades e combine que, durante o processo, será observado se:
2ª aula:
Circule pelos grupos, verificando as produções dos alunos.
No laboratório de informática os grupos deverão gravar as definições elaboradas, produzindo um arquivo em áudio, semelhante ao que ouviram na aula anterior. Para isso, precisarão usar um microfone e o programa de gravação do Windows:
Garanta que os alunos usem o nome do personagem pesquisado e um nome ou número do grupo para salvar o arquivo, facilitando a organização do produto final coletivo.
Peça que cada grupo defina um aluno para participar da organização final dos arquivos em um único produto.
Entre uma aula e outra:
Combine com a coordenação da escola que haverá um agendamento dos alunos para uso do laboratório de informática para a organização do produto final. Entregue aos alunos as orientações por escrito:
Exemplo da organização das palavras no Power Point
4. A partir da lista de palavras, inserir os hiperlinks para acesso as explicações correspondentes. Em cada palavra a ser definida, clicar com o botão direito do mouse e, em seguida, em “Hiperlink” no menu de atalho:
5. Escolher a opção: “Pagina da WEB ou arquivo Existente”. Na lista, localizar a pasta e selecionar o título correspondente, ao qual se deseja estabelecer o link:
Esta é janela que se abrirá para localização do arquivo.
*Imagens: Eliane Candida Pereira
6. Salvar e testar o produto final.
3ª aula:
No laboratório de informática, promova a apresentação do produto final, pedindo que os alunos que contribuíram na organização do mesmo, comentem os procedimentos utilizados, abrindo a página de rosto do dicionário e demonstrando como acessar os termos pesquisados pelos grupos.
Com o produto disponibilizado em rede ou gravado em CDs, peça que os grupos ouçam as produções e destaquem informações que consideraram mais interessantes.
Lembre-se que, se o dicionário for salvo fora do computador, é preciso salvar também a pasta com os arquivos produzidos pelos grupos para que os links funcionem!
Organize uma roda de conversa para troca de impressões e aspectos destacados. Incentive que comentem sobre os mitos em que as personagens estão inseridas, caso tenham essa informação.
Por fim, peça que os grupos reunam-se para que você compartilhe suas observações sobre o processo, conforme a pauta combinada inicialmente, bem como cada participante comente o que aprendeu nessa sequência de atividades.
Nome | Tipo |
---|---|
Oxum [Decantando a República] | Áudio |
É possível exibir um vídeo com Toquinho interpretando a música Canto de Oxum: http://letras.terra.com.br/toquinho/87188/#
Mantenha o foco nos objetivos propostos:
Assim, considerando a pauta de observação combinada com os alunos, durante o processo, faça anotações sobre o desempenho de cada grupo:
Por fim, possibilite espaço para auto avaliação, dizendo aos alunos para considerarem a mesma pauta de observação combinada no início do processo para, então, comentarem sobre suas aprendizagens.
Trata-se aqui de avaliar não só os conteúdos conceituais, mas também os procedimentos e atitudes ao longo do processo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!