Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Coisas da nossa terra: rodas de cantos, contos e causos

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a oralidade e a corporeidade como marcas da cultura negra e indígena brasileira ao lado da escrita e da leitura *        
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos produtivamente

(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos tenham familiaridade com o uso do dicionário, conhecendo sua organização e estrutura.

Verifique o grau do conhecimento prévio dos alunos sobre programas de apresentação, como por exemplo, o Power Point.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Distribua cópias  da letra da música de Toquinho e Vinicius “Canto de Oxum”

Canto de Oxum

“Nhem-nhem-nhem

Nhem-nhem-nhem-xorodô

 Nhem-nhem-nhem-xorodô

 É o mar, é o mar

Fé-fé xorodô...   

Xangô andava em guerra,

Vencia toda a terra,

Tinha ao seu lado Iansã

Pra lhe ajudar.   

Oxum era rainha,

Na mão direita tinha

O seu espelho onde vivia

A se mirar.   

Quando Xangô voltou,

O povo celebrou.

Teve uma festa que

Ninguém mais esqueceu.   

Tão linda Oxum entrou,

Que veio o rei Xangô

E a colocou no trono

Esquerdo ao lado seu.  

 Iansã apaixonada

Cravou a sua espada

No lugar vago que era

O trono da traição.   

Chamou um temporal

E no pavor geral

Correu dali gritando

A sua maldição: "epahei Iasã"   

Leiam o texto e conduza  a discussão:

  • Quem são as personagens dessa história?  
  • Qual a situação em que viviam?
  • Como era Oxum?
  • O que fez Iansã e por quê?   

Apresente, então o áudio  

Oxum [Decantando a República]   

 disponível no Portal do Professor, que trará mais informações sobre o tema para articular novas discussões.

Nessa música, Toquinho e Vinicius citaram três Orixás: Oxum, Xangô e Iansã. Pergunte-lhes o que é Orixá. Após levantamento das hipóteses e conhecimentos prévios, peça que um dos alunos da turma encontre a palavra Orixá no dicionário.

 o.ri.xá (ioruba orísha) sm Cada uma das divindades de religiões afro-brasileiras.

Fonte: Dicionário Michaelis Escolar de Língua Portuguesa

Autores: Sandra H. Terciotti, Clovis Osvaldo Gregorin e Creud P. Santos Martonelli

Editora:  Melhoramentos     

Destaque que a palavra tem  origem no Iorubá, língua falada por negros que vieram da África no período da escravidão no Brasil.

Aponte a seus alunos que há muitos personagens que compõem a cultura afro-brasileira e a cultura indígena. Proponha que os alunos organizem grupos de trabalho com, no máximo, cinco alunos. Cada grupo será responsável em procurar, usando pelo menos três fontes de informação, a definição e o histórico de um  personagem ou divindade da cultura afro-brasileira ou da cultura indígena, elaborando um texto-síntese das informações, trazendo-o na próxima aula.

Explicite aos alunos os objetivos da sequência de atividades e combine que, durante o processo, será observado se:

  • Conseguem levantar as personagens e divindades, além das suscitadas por você com a música apresentada e as discussões 
  • Usam diferentes fontes de informação
  • Conseguem fazer uma  divisão e papéis e responsabilidades no grupo: busca de informações, escrita da síntese de informações obtidas, organização do produto final.
  • Participam do momento da socialização das produções
  •  Interessam-se por conhecer as produções dos demais grupos
  • Participam das discussões

2ª aula:

Circule pelos grupos, verificando as produções dos alunos.

No laboratório de informática os grupos deverão gravar as definições elaboradas, produzindo um arquivo em áudio, semelhante ao que ouviram na aula anterior. Para isso, precisarão usar um microfone e o programa de gravação do Windows:

  • No menu Iniciar, no canto esquerdo da tela, clicar em Programas, depois em Acessórios, onde há  a opção “Gravador de Som”.

  • Para gravar basta clicar em “Iniciar Gravação”

  • Quando interromper a gravação, abrirá a opção para “Salvar como”, devendo-se escrever um nome para o arquivo e o local onde ficará salvo.

Garanta que os alunos usem o nome do personagem pesquisado e um nome ou número do grupo para  salvar o arquivo, facilitando a organização do produto final coletivo.

Peça que cada grupo defina um aluno para participar da organização final dos arquivos em um único produto.   

Entre uma aula e outra: 

Combine com a coordenação da escola que haverá um agendamento dos alunos para uso do laboratório de informática para a organização do produto final. Entregue aos alunos as orientações por escrito:

  1. Salvar os arquivos finais em uma única pasta.
  2. Em seguida, abrir um programa de Apresentação como o Power Point, criar uma página de abertura com o nome do dicionário.
  3. Inserir nova página e escrever índice, iniciando a lista de palavras por ordem alfabética.

Exemplo da organização das palavras no Power Point

         4. A partir da lista de palavras, inserir os  hiperlinks para acesso as explicações correspondentes. Em cada palavra a ser definida, clicar com o botão direito do mouse e, em seguida,  em “Hiperlink”  no menu de atalho:

         5. Escolher a opção: “Pagina da WEB ou arquivo Existente”. Na lista, localizar a pasta e selecionar o título correspondente, ao qual se deseja estabelecer o link:

Esta é janela que se abrirá para localização do arquivo.

*Imagens: Eliane Candida Pereira

          6. Salvar e testar o produto final.  

 3ª aula: 

No laboratório de informática, promova a apresentação do produto final, pedindo que os alunos que contribuíram na organização do mesmo, comentem os procedimentos utilizados, abrindo a página de rosto do dicionário e demonstrando como acessar os termos pesquisados pelos grupos.   

Com o produto disponibilizado em rede ou gravado em CDs, peça que os grupos ouçam as produções e destaquem informações que consideraram mais interessantes.

Lembre-se que, se o dicionário for salvo fora do computador, é preciso salvar também a pasta com os arquivos produzidos pelos grupos para que os links funcionem!

Organize uma roda de conversa para troca de impressões e aspectos destacados. Incentive que comentem sobre os mitos em que as personagens estão inseridas, caso tenham essa informação.

Por fim, peça que os grupos reunam-se para que você compartilhe suas observações sobre o processo, conforme a pauta combinada inicialmente, bem como cada participante comente o que aprendeu nessa sequência de atividades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Oxum [Decantando a República] Áudio
Recursos Complementares

É possível exibir um vídeo com Toquinho interpretando a música Canto de Oxum:  http://letras.terra.com.br/toquinho/87188/# 

Avaliação

Mantenha o foco nos objetivos propostos:

  • Valorizar a oralidade e a corporeidade como marcas da cultura negra e indígena brasileira          
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos produtivamente

Assim, considerando a pauta de observação combinada com os alunos, durante o processo, faça anotações sobre o desempenho de cada grupo:

  • Os alunos conseguiram levantar as personagens e divindades, além das suscitadas por você com a música apresentada e as discussões?
  • Como foi o desenvolvimento do trabalho em grupo, considerando  divisão e papéis e responsabilidades?
  • Como foi a participação dos alunos no momento da socialização das produções? Interessaram-se por conhecer as produções dos demais grupos? Teceram comentários na roda de conversa final?

Por fim, possibilite espaço para auto avaliação,  dizendo aos alunos para considerarem a mesma pauta de observação combinada no início do processo para, então, comentarem sobre suas aprendizagens.

Trata-se aqui de avaliar não só os conteúdos conceituais, mas também os procedimentos e atitudes ao longo do processo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.