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A utilização do glicerol

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diversos segmentos que utilizam o glicerol, demonstrando e reconhecendo que ele é seguro para o consumo humano.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Química Orgânica e Inorgânica Geral

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

No Laboratório de Informática os alunos deverão problematizar e discutir a questão da  utilização do glicerol e construir um mapa conceitual. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam os segmentos que utilizam o glicerol. As palavras-chave deverão constituir o Mapa Conceitual da utilização do glicerol. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.

Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ acessado 08/05/2010 

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

É comum encontrarmos o composto orgânico chamado de glicerol em alimentos, bebidas, medicamentos e indústria têxtil?

Professor(a) apresente o artigo disponível no link abaixo à turma. Proponha uma articulação entre as questões da investigação (indicadas acima) com a perguntas questionadoras.

Revista Analytica/ Artigo: Glicerol: um subproduto com grande capacidade industrial e metabólica

Link: http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/26/art04.pdf acessado 08/05/2010 

Solicite que ao terminar de ler o artigo desenvolvam um debate, como auxílio você terá a sua disposição um material no link abaixo:

O debate como estratégia em aulas de química, está disponível no link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/06-RSA-8008.pdf acessado 08/05/2010 

 

Logo na sequência apresente o glicerol na forma tridimensional da molécula. Oriente para que observem no recurso quais são os átomos que constituem essa molécula, e os tipos de ligações que as formam. É interessante que pesquisem também na Internet, livros ou revistas. Após a pesquisa faça quatro cartazes coloridos e apresente-o à toda comunidade escolar e aos seus professores no horário de intervalo do recreio escolar.

Glicerol 

Explicando

O glicerol pode ser encontrado em diversos segmentos como medicamentos, alimentos, bebidas, óleos e gorduras de origem animal e vegetal. Há mais de cinquenta anos o glicerol é considerado seguro para o consumo humano, inúmeros estudos demonstram que uma grande quantidade de glicerol, seja ele sintético ou natural, pode ser administrado sem comprometimento de qualquer efeito adverso à saúde.

 

Neste vídeo você  verá passo a passo de todas as fórmulas do gliconeogênese a partir do glicerol, que é uma via metabólica que resulta na geração de glicose de não-carboidrato substratos carbono.  Faça uma mesa redonda em sala de aula, debatendo todo o conteúdo apresentado. Após o debate sugiro que faça no quadro-negro passo a passo demonstrando todas as fórmulas apresentadas.

Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=XTYGEzPW1L0 acessado 08/05/2010 

 

Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente  gliconeogênese a partir do glicerol, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos.

Se julgar conveniente pode recolher as atividades dos alunos e postá-las neste blog. Link: https://www.blogger.com/start acessado 08/05/2010 

Laboratório Informática:

Os estudantes poderão implementar uma pesquisa afim de investigar quais os tipos de alimentos e medicamentos mais comuns de encontrarmos o glicerol. Após desenvolverem a pesquisa utilizar o laboratório de informática, acessar um software aplicativo no qual seja possível o uso da planilha eletrônica. Efetuar a tabulação dos dados e apresentar os resultados obtidos durante a pesquisa à comunidade escolar, por meio de um veículo de comunicação. Os veículos de comunicação a serem divulgados os resultados poderá ser: internet, televisão, rádio, jornais e revistas.

LEMBO; Química Realidade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.

NÉRICE, Imídeo G. Metodologia do Ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1981. p. 244-248.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Edito ra Ática, 2º Edição 1999

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Glicerol Imagem
Recursos Complementares

Revista Analytica

Fonte: http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/26/art04.pdf acessado 08/05/2010   

Biotecnologia

Fonte: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio37/glicerol.pdf acessado 08/05/2010 

Bem de Saúde

Fonte: http://www.bemdesaude.com/content/glicerol.html acessado 08/05/2010  

Martrex Proteínas de Soja

Fonte: http://www.proteinasdesoja.com.br/glicerol.htm acessado 08/05/2010 

Agronline

Fonte: http://www.agronline.com.br/agronoticias/noticia.php?id=18519 acessado 08/05/2010 

Avaliação

Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:

- Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates;

- Participou das dinâmicas em grupo;

- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;

- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;

- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;

- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;

-  Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.

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