24/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Conhecer os efeitos colaterais de quem faz uso deste tipo de medicamento. Avaliar suas principais características durante do tratamento.
Química Orgânica
- Química Orgânica Geral
- Química Inorgânica Geral
Momento 01 -
Professor inicie esta aula questionando o que os alunos já sabem ou ouviram falar de alguém que faz uso do medicamento chamado prozac. Após dialogarem, proponha que utilizem um software de apresentação, indicado abaixo para elaborarem um cartaz ilustrando sobre o que pensam, e o que venha a ser esse tipo de medicamento. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.
Sugerimos os software de apresentação Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização. Link http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress acessado 08/05/2010
Professor o cartaz produzido pelos alunos deverá ser apresentado à toda comunidade escolar, aos seus professores e a equipe pedagógica no horário de intervalo do recreio escolar.
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
O medicamento chamado de prozac é utilizado para que tipo de tratamento? E quais seriam os efeitos colaterais mais comuns?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
O prozac é na verdade um dos representantes da nova geração de antidepressivos, que para muitos são chamados de confortáveis, seu perfil predominantemente sobre os receptores de serotonina permite uma maior tolerância. Através disso tornou-se uma aparência de superioridade, a qualidade do prozac fez a diferença e logo foi seguido por várias substâncias de ação semelhantes. Atualmente a tendência está em torno de uma ação dupla, ou seja, antidepressivos que atuam sobre dois receptores simultaneamente.
Ao contrário que muitos pensam, os antidepressivos não possuíam nenhuma atividade sobre as pessoas sem depressão, já os chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina são capazes de produzir nos seus usuários um relaxamento sobre as pessoas sem patologias, deixando-as mais tranquilas e menos irritadas e estressadas.
Organize a turma em dois grupos e solicite que pesquisem os seguintes conteúdos:
Grupo 1 – O que a ciência diz a respeito do Prozac;
Grupo 2 – Para que serve este medicamento;
Para tal procedimento sugerimos o leitura deste material, pois poderá alimentar o debate em sala de aula. Acesse o Psicosite do Dr. Rodrigo Marot.
Link: http://www.psicosite.com.br/far/and/prozac.htm acessado 08/05/2010
Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog junto com os alunos referente aos conteúdos do grupo 1 e 2 acima, eles é que terão de inserir as atividades e desenvolver toda a produação do material proposto. Para tal procedimento acesse o link abaixo:
Link; https://www.blogger.com/start acessado 08/05/2010
No Laboratório de Informática, organize a turma em equipes de 3 alunos. Cada duas equipes deverão explorar a mesma imagem acima.
Exemplo:
Equipe A e B – pesquisam: Os tipo de ligações que existem na fórmula estrutural;
Equipe C e D pesquisam: A composição química que forma o Prozac;
Solicite que as equipes produzam um relatório a partir das observações e anotações e criem uma webquest.
Link para acesso ao criador de WebQuest: http://www.webquestbrasil.org/ acessado 08/05/2010
Solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 6 pessoas e elaborem um material sobre o uso do prozac, você poderá ver a matéria da revista super interessante, chamado "No canto da vida" no link: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_433090.shtml .
Em seguida promova uma crítica com dois sentidos: um que se interessa e defende o uso do prozac, e outro que o ignora. Em seguida, sugira uma pesquisa anônima na sua comunidade escolar para saber a opinião dos estudantes da escola sobre o tema e a forma como está sendo abordado. Utilizem o software de apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.
Para saber mais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm acessado 08/05/2010
Os estudantes deverão pesquisar os tipos de produtos depressivos que são vendidos nas grandes farmácias; elaborar uma lista desses medicamentos e apresentar à comunidade no sentido de sensibilizá-la dos perigos do uso inadequado sem uma devida prescrição médica. Proponha aos estudantes que elaborem cartazes e disponibilizem em diferentes espaço da comunidade afim de conscientizar o uso desenfreado desses tipos de medicamentos.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Edito ra Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Realidade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
ATKINS, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
NÉRICE, Imídeo G. Metodologia do Ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1981. p. 244-248.
Nome | Tipo |
---|---|
Prozac | Imagem |
Psicosite
Link: http://www.psicosite.com.br/far/and/prozac.htm acessado 08/05/2010
Copacabana Runners
Link: http://www.copacabanarunners.net/fluoxetina.html acessado 08/05/2010
Portal Educação
Link: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/63/fluoxetina acessado 08/05/2010
Boa Saúde
Link: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3816&ReturnCatID=1786 acessado 08/05/2010
Bulas de medicamentos na internet
Fonte: http://www.bulas.med.br/p/prozac-6470.html acessado 08/05/2010
Medicamento do Brasil
Fonte: http://www.medicamentobrasil.com.br/produtos_descricao_bulario.asp?codigo_bulario=4533 acessado 08/05/2010
A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. O professor deverá informar com antecedência a turma os critérios pelos quais serão avaliados.
O professor poderá avaliar os alunos a partir dos seguintes critérios:
1. interações com colegas da sala ao conceituarem o uso do prozac;
2. comprometimento com o grupo na participação da atividade de campo;
3. Compreensão do conceito de remédios antidepressivos;
4. Compreensão da não utilização de remédios não prescritivo;
5. Produção de cartazes que apresente informações claras sobre o uso desenfreado desses tipos de remédios;
7. Organização no manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na rede e materiais a serem utilizados nas pesquisas.
8. Postura crítica ao discutir sobre o uso desses medicamentos.
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