27/05/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Estas aulas têm como objetivo principal estimular o aluno a fazer a leitura de histórias disponíveis no site Guri (http://www.guri.com/guri.htm) e depois, por meio da escrita de um texto narrativo, contarem para um colega qual história leu, visto que há no site várias histórias e cada aluno poderá escolher uma. Esse será um momento importante para a troca de experiências entre os alunos e de escrita de textos. Os alunos terão a oportunidade de fazer uso de outras atividades que o software oferece.
É importante salientar que alunos que possuem alguma Necessidade Educacional Especial poderão usufruir dessas aulas, uma vez que o site utilizado tem características inclusivas.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil;
- Linguagem oral (contar sobre a história que leram).
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Ao iniciar as aulas, o professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola e dizer que eles conhecerão um site muito interessante, o qual tem muitas histórias e atividades divertidas para serem feitas. Nesse momento, o professor deverá dividir os alunos em duplas (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem de alunos em dupla desenvolvendo atividades no computador
Disponível em: http://www.placidina.com.br/fotos/alunos_computador.jpg Acesso em: 29. Abr. 2010.
Feito isso, o professor deverá mostrar aos alunos o endereço do site que eles farão a exploração:
Link do site: http://www.guri.com/guri.htm (Fig. 2)
Acesso em: 29. Abr. 2010.
Figura 2 – Imagem da tela inicial do site “Guri”
Cada dupla deverá clicar na imagem do primeiro balão no lado esquerdo da tela (Fig. 3) para que façam a leitura de uma história ali contida.
Sugerimos que cada dupla possa escolher a história que deseja ler, para que possa sentir-se autônomas, pois essa é uma característica importante e que deve ser desenvolvida nas crianças.
Figura 3 – Imagem da tela inicial do site enfocando o balão “histórias”
Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm
Os alunos terão a oportunidade de escolher uma história, das quatro (4) histórias contidas no site em questão, para fazer a leitura. Cada uma dessas diz respeito aos personagens do site – os quais são Dik, Darn e Anonymous. As histórias são intituladas de: “Dik”, “A Invasão”, “Darn” e “Anonymous” (Fig. 4), que abordam temas variados sobre a vida de cada um dos personagens.
Figura 4 – Imagem dos ícones referentes às quatro histórias contidas no site
Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm
É importante destacar que ao escolher a história para fazer a leitura, o usuário tem a possibilidade de ler quantas vezes quiser esta (toda ela ou partes dela), uma vez que por meio das setas (Fig. 5) poderá avançar ou retornar a outra parte da história.
Figura 5 – Imagem da opção de avançar ou retornar nos quadros de cada história
Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm
Dessa forma, as duplas poderão fazer a leitura da história escolhida quantas vezes desejar. Essa é uma característica de software desenvolvido para que o ritmo de cada aluno seja respeitado. Por isso, alunos que tenham alguma Necessidade Educacional Especial poderão fazer uso dessas aulas e desse site.
Observação: Se houver algum aluno que tenha Deficiência Visual, ele também poderá participar das aulas, já que estará formando dupla com outro aluno, e este poderá fazer a leitura e descrição das telas a ele.
Atividade 1
Depois que fizerem a leitura da história escolhida, cada dupla poderá explorar outros espaços do site, como: jogos, diversão, caderno.Observamos que isto poderá ser feito por meio dos balões dispostos na parte superior da tela, em que o usuário poderá escolher entre as opções: Jogos, Diversão e Caderno (Fig. 6).
Figura 6 – Possibilidades de atividades que o site oferece
Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm
Em cada uma dessas opções há atividades de cunho educativo em que o aluno se sente construtor de seu conhecimento, já que age de maneira autônoma no site, tornando-o mais contextualizado e significativo, conforme exposto anteriormente.
Depois que fizerem a exploração das atividades do site, os alunos desenvolverão um texto narrativo para contar ao professor e as outras duplas o que conheceram no site.
Atividade 2
Com o objetivo de encerrar as aulas, visando com que os alunos possam colocar em prática à língua escrita, por meio da elaboração de textos, sugerimos que as duplas escreva um texto narrativo sobre o que conheceram no site, já que cada dupla ficou com a responsabilidade de escolher a história que mais acharam interessante, bem como escolher outra atividade que o site oferece (jogos, diversão ou caderno) para explorar.
O texto narrativo poderá ter de 10 a 20 linhas, e nelas os alunos deverão contar qual história leram e o que ela aborda, além de contar qual foi a outra atividade que fizeram no site e o que acham dele como um todo.
Em seguida, deverão entregar ao professor o texto e sentar-se em círculo para contar qual história leram para que, assim, todos os alunos possam conhecer um pouco de cada história contida no site. Esse é um momento importante de troca de experiências entre os alunos e ainda de desenvolvimento da oralidade - competência muito importante que deve ser trabalhada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Os sites abaixo trazem histórias infantis do tipo "tirinhas":
http://www.topgameskids.com.br/tirinhas/1.html
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de fazer uma leitura atenta que propicie o reconto da mesma a outras pessoas.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Língua escrita (elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil;
- Linguagem oral (contar sobre a história que leram).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!