Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as histórias do site Guri

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm como objetivo principal estimular o aluno a fazer a leitura de histórias disponíveis no site Guri (http://www.guri.com/guri.htm) e depois, por meio da escrita de um texto narrativo, contarem  para um colega qual história leu, visto que  há no site várias histórias e cada aluno poderá escolher uma. Esse será um momento importante para a troca de experiências entre os alunos e de escrita de textos. Os alunos terão a oportunidade de fazer uso de outras atividades que o software oferece. 

É importante salientar que alunos que possuem alguma Necessidade Educacional Especial poderão usufruir dessas aulas, uma vez que o site utilizado tem características inclusivas.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil;

- Linguagem oral (contar sobre a história que leram).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.    

 Motivação   

Ao iniciar as aulas, o professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola e dizer que eles conhecerão um site muito interessante, o qual tem muitas histórias e atividades divertidas para serem feitas. Nesse momento, o professor deverá dividir os alunos em duplas (Fig. 1).

Figura 1 – Imagem de alunos em dupla desenvolvendo atividades no computador

Disponível em: http://www.placidina.com.br/fotos/alunos_computador.jpg  Acesso em: 29. Abr. 2010.       

Feito isso, o professor deverá mostrar aos alunos o endereço do site que eles farão a exploração:     

Link do site: http://www.guri.com/guri.htm (Fig. 2)

Acesso em: 29. Abr. 2010.

Figura 2 – Imagem da tela inicial do site “Guri”   

Cada dupla deverá clicar na imagem do primeiro balão no lado esquerdo da tela (Fig. 3) para que façam a leitura de uma história ali contida.   

Sugerimos que cada dupla possa escolher a história que deseja ler, para que possa sentir-se autônomas, pois essa é uma característica importante e que deve ser desenvolvida nas crianças.

Figura 3 – Imagem da tela inicial do site enfocando o balão “histórias”   

Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm

Os alunos terão a oportunidade de escolher uma história, das quatro (4) histórias contidas no site em questão, para fazer a leitura. Cada uma dessas diz respeito aos personagens do site – os quais são Dik, Darn e Anonymous. As histórias são intituladas de: “Dik”, “A Invasão”, “Darn” e “Anonymous” (Fig. 4), que abordam temas variados sobre a vida de cada um dos personagens. 

Figura 4 – Imagem dos ícones referentes às quatro histórias contidas no site     

Disponível em:  http://www.guri.com/guri.htm

É importante destacar que ao escolher a história para fazer a leitura, o usuário tem a possibilidade de ler quantas vezes quiser esta (toda ela ou partes dela), uma vez que por meio das setas (Fig. 5) poderá avançar ou retornar a outra parte da história.

Figura 5 – Imagem da opção de avançar ou retornar nos quadros de cada história   

Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm 

Dessa forma, as duplas poderão fazer a leitura da história escolhida quantas vezes desejar.  Essa é uma característica de software desenvolvido para que o ritmo de cada aluno seja respeitado. Por isso, alunos que tenham alguma Necessidade Educacional Especial poderão fazer uso dessas aulas e desse site.   

Observação: Se houver algum aluno que tenha Deficiência Visual, ele também poderá participar das aulas, já que estará formando dupla com outro aluno, e este poderá fazer a leitura e descrição das telas a ele.     

Atividade 1   

Depois que fizerem a leitura da história escolhida, cada dupla poderá explorar outros espaços do site, como: jogos, diversão, caderno.Observamos que isto poderá ser feito por meio dos balões dispostos na parte superior da tela, em que o usuário poderá escolher entre as opções: Jogos, Diversão e Caderno (Fig. 6).

Figura 6 – Possibilidades de atividades que o site oferece   

Disponível em: http://www.guri.com/guri.htm

Em cada uma dessas opções há atividades de cunho educativo em que o aluno se sente construtor de seu conhecimento, já que age de maneira autônoma no site, tornando-o mais contextualizado e significativo, conforme exposto anteriormente.     

Depois que fizerem a exploração das atividades do site, os alunos desenvolverão um texto narrativo para contar ao professor e as outras duplas o que conheceram no site.

    

Atividade 2

Com o objetivo de encerrar as aulas, visando com que os alunos possam colocar em prática à língua escrita, por meio da elaboração de textos, sugerimos que as duplas escreva um texto narrativo sobre o que conheceram no site, já que cada dupla ficou com a responsabilidade de escolher a história que mais acharam interessante, bem como escolher outra atividade que o site oferece (jogos, diversão ou caderno) para explorar.   

O texto narrativo poderá ter de 10 a 20 linhas, e nelas os alunos deverão contar qual história leram e o que ela aborda, além de contar qual foi a outra atividade que fizeram no site e o que acham dele como um todo.   

Em seguida, deverão entregar ao professor o texto e sentar-se em círculo para contar qual história leram para que, assim, todos os alunos possam conhecer um pouco de cada história contida no site. Esse é um momento importante de troca de experiências entre os alunos e ainda de desenvolvimento da oralidade - competência muito importante que deve ser trabalhada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. 

Recursos Complementares

Os sites abaixo trazem histórias infantis do tipo "tirinhas":

http://www.topgameskids.com.br/tirinhas/1.html  

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de fazer uma leitura atenta que propicie o reconto da mesma a outras pessoas.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com histórias da literatura infantil;

- Linguagem oral (contar sobre a história que leram).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.