Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como surgiu o esporte mais popular do mundo - o Futebol .

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIUS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver pesquisa histórica sobre a origem do Futebol.

Narrar fatos relativos ao surgimento do Futebol.

Enumerar algumas histórias e fatos envolvendo o surgimento do Futebol e sua chegada ao Brasil.

Citar fatos relativos à trajetória profissional de alguns jogadores de prestígio.

Trabalhar em Grupo.

Duração das atividades
1 hora aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos serão informados a cerca do desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, uma vez que essa temática norteará o trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) Professor(a) de todos os desportos o Futebol, certamente é aquele que desperta maior paixão, por todo mundo sua prática se disseminou. No Brasil onde é sem dúvida o grande esporte nacional, e mobiliza milhões de pessoas quer como praticantes quer apenas como espectadores.

No início da atividade os alunos serão informados sobre o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa a cerca da evolução histórica do Futebol e sua chegada ao Brasil, uma vez que essa temática norteará o trabalho.

Trabalhar esse esporte em uma aula deve ser mais do que apenas conduzir a sua prática podemos buscar sua origem histórica e sua adequação ao contexto sócio cultural. Tal contexto faz com que uma grande maioria de jovens oriundos de famílias de baixa renda projete no Futebol seus sonhos de ascensão social. Refletir essa realidade de modo a fazer com que se estabeleça uma análise crítica da situação busca contribuir com o processo de amadurecimento dos alunos.

O desenvolvimento histórico do futebol será tratado nos textos informativos que o(a) Professor(a) distribuirá aos alunos.

Os textos impressos poderão ser substituídos por links, tais como:

http://www.suapesquisa.com/futebol/  

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html  

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/historia-do-futebol.html  

O (A) Professor (a) prosseguirá a atividade convocando os alunos para desenvolverem uma pesquisa sobre alguns dos grandes jogadores brasileiros que ao longo dos anos escreveram seus nomes nas páginas que tratam do Futebol Brasileiro, abaixo citaremos alguns nomes, sem, contudo termos a pretensão de estabelecer uma única lista fechada ou restrita. Para o engrandecimento do trabalho será de fundamental importância que o professor faça as adequações regionais, que aproximarão os alunos dos jogadores citados. 

Nossa opção foi de listar jogadores do eixo Rio de Janeiro/ São Paulo que durante muitos anos foram os centros em que o futebol teve uma maior divulgação. Nessa atividade a turma poderá ser divida em grupos  de dois, três ou no máximo quatro alunos e cada um desses grupos trabalhará as informações sobre um jogador pré definido e depois apresentará para toda turma uma parte dessa história.

Para unificar as apresentações o(a) professor(a)  deve apresentar a turma um roteiro do qual  conste, por exemplo: Nome e Apelido do Jogador/ Época que jogou/ Clubes que defendeu e em qual deles mais se destacou/ Jogou ou não na Seleção Brasileira/ Como foi sua carreira?/ O que fez ou o que faz após encerrar a carreira de jogador de futebol?

Dica – Para tornar a pesquisa mais interessante o(a) professor(a) poderá discutir a listagem de jogadores com os próprios alunos.   

Friedenreich

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Friedenreich  

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1265  

http://www.denografix.de/crisbrasil/SPORT/friedenreich2.htm  

Heleno de Freitas   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heleno_de_Freitas  

http://www.botafogopaixao.kit.net/helenodefreitas.htm    

http://recantodaspalavras.wordpress.com/2009/09/06/heleno-de-freitas-o-gilda-50-anos-de-sua-morte/    

Gilmar 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gylmar_dos_Santos_Neves  

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=22199  

Bellini   

http://www.sfreinobreza.com/itabellini.htm  

http://www.marioprataonline.com.br/obra/cronicas/quem_tem_medo_do_hideraldo.htm  

Garrincha   

http://www.marioprataonline.com.br/obra/cronicas/quem_tem_medo_do_hideraldo.htm  

http://www.botafogopaixao.kit.net/garrincha.htm  

Zizinho 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zizinho  

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=3666  

http://www.smartkids.com.br/especiais/copa-do-mundo-2010-idolos-do-futebol-zizinho.html     

Castilho 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Jos%C3%A9_Castilho  

http://cidadaofluminense.blogspot.com/2010/02/sao-castilho.html  

Eli do Amparo 

http://sovascodagama.blogspot.com/2008/11/eli-do-amparo-homem-negro-alto-e-de.html 

Ademir Menezes 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ademir_Marques_de_Meneses  

http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=548&Itemid=135  

Telê Santana 

http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q2/tele-santana-biografia-21-de-abril.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tel%C3%AA_Santana  

Pelé

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9  

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u724.jhtm  

Sócrates

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_Brasileiro_Sampaio_de_Souza_Vieira_de_Oliveira  

Rivelino 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Rivellino  

Roberto Dinamite

http://www.campeoesdofutebol.com.br/roberto_dinamite.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Dinamite    

Zico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zico  

http://www.flamengo.com.br/flapedia/Zico     

Ao final da aula, após as apresentações dos grupos o(a) professor(a) provocará um debate tendo como pano de fundo as trajetórias dos jogadores destacados, alguns deles após encerrarem suas carreiras como jogador continuaram em evidência e ocuparam diferentes funções, a maioria relacionadas ao esporte  mas também temos exemplos daqueles que se dedicaram a outras funções.

Deve ser destacado, também, que a ascensão social por meio do futebol não é a realidade da grande maioria dos jogadores, para uma minoria que fica milionária a o contra ponto de uma maioria que ganha próximo ao salário mínimo.

Infelizmente existem aqueles jogadores que optaram por caminhos mais conturbados e tiveram suas carreiras interrompidas ou não conseguiram um final de carreira digno da fama e do sucesso que alcançaram quando em atividade.

O(A) Professor(a) deve sempre que possível mostrar aos alunos que as glórias e os sucessos podem ser efêmeros quando as pessoas não se preparam adequadamente e que um dos melhores antídotos para isso é a Educação.

Recursos Complementares

O(A) professor(a) deverá buscar estabelecer links para aqueles jogadores indicados pelos alunos.

Também poderão ser usados filmes que retratam a vida de alguns jogadores como por exemplo "Isto é Pelé", "Garrincha - Alegria do Povo" "Boleiros", dentre outros.

Avaliação

Ao longo da aula o(a) professor(a) observará a participação dos alunos no trabalho de grupo, na apresentação oral e no debate final.

Vamos solicitar que os alunos apresentem uma redação sobre o tema O Futebol como elemento de ascensão social.

O grande momento de avaliação nessa proposta de aula será o entendimento, pelos alunos, da importância que a  educação tem em nossa vida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.