Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o estatuto da criança e do adolescente (ECA)
  • Discutir sobre o trabalho infantil
  • Interpretar situações do cotidiano dos alunos com relação ao trabalho infantil
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios. O professor também poderá trabalhar o conteúdo das aulas: "Os direitos e deveres das crianças" e "Castigo educa?".

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá questionar a turma sobre o trabalho infantil:

  • quem ajuda o papai e a mamãe em casa?
  • qual atividade desempenha?
  • quantas vezes por semana?
  • o que mais gosta de fazer?
  • o que menos gosta de fazer?

Depois de verificar com a turma quais as atividades mais comuns desempenhadas pelas crianças, o professor deverá questionar a turma se eles conhecem o Estatuto da Criança e do Adolescente. Convide a turma a realizar a leitura.

Instrumentalização:

Aula 1:

Atenção Professor! Organize a sala de aula de forma que os alunos tenham um espaço para deitar no chão ou sentar confortavelmente, distribua colchões pelo chão, a fim de criar um espaço aconchegante para leitura e posterior brincadeiras.   

Antes de iniciar a leitura, explique para turma o que é e para o que serve um estatuto. Para apresentar o ECA para as crianças, sugerimos o gibi: A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em: 09.05.2010  

  

Atenção Professor! Imprima algumas histórias para que a turma possa realizar a leitura em grupo. Caso os alunos tenham acesso ao laboratório de informática poderão fazer a leitura do gibi on line. Sugerimos também a exploração do recurso: ECA em tirinhas para crianças. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/revistaAnimada/ecalivro1/quadrinho.swf Acesso em 13.05.2010 

O gibi aborda de forma clara e divertida os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Depois de concluir a leitura, organize um círculo no centro da sala com os alunos, para comentar a leitura. Cada aluno deverá falar o que mais lhe chamou atenção durante a leitura.

Em seguida os alunos deverão criar uma história em quadrinhos no caderno sobre o que aprenderam com a leitura do ECA, quais artigos que eles concordam ou discordam, quais mudanças sugerem, etc. A história deve ter no máximo dez quadros. Ao final da aula os alunos deverão apresentar para turma as histórias e os personagens.

 Aula 02:

Retome a discussão sobre o ECA com a turma, enfatizando o conteúdo abordado na página 15, que fala sobre o trabalho infantil. Pergunte à turma o que é trabalho infantil, o que caracteriza um trabalho infantil, quais as atividades desempenhadas no trabalho infantil.   

Para complementar a discussão, utilize o áudio: As aventuras de Julinha 2 – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21481 Acesso em 09.05.2010

As aventuras da Julinha 2 

O áudio apresenta o artigo 60 do ECA, sobre o trabalho infantil. A diferença entre aprendiz e exploração.   

E apresente as imagens:

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa58EU-ifUI/AAAAAAAAAD0/KH-J0t9mMM4/s1600-h/sem+t%C3%83%C2%ADtulo.bmp Acesso em 09.05.2010    

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa58EQjQ5VI/AAAAAAAAADs/-Wo-x_rLxa0/s1600-h/trab1.jpg Acesso em 09.05.2010    

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_BFsWNvF7HG4/Sa59EJJ30SI/AAAAAAAAAD8/lfWpyIvTxsM/s1600-h/REUTERS%20Rupak%20De%20Chowdhuri.jpg Acesso em 09.05.2010    

Agora o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá representar uma cena sobre o que aprenderam sobre trabalho infantil. Cada grupo terá no máximo 5 min. para a apresentação. Deve ser algo simples, apenas para representar o que aprenderam do conteúdo abordado. As apresentações deverão ocorrer na próxima aula.   

Catarse:

O professor deverá apresentar o vídeo para as crianças: Criança não trabalha, criança dá trabalho. Disponível em: http://www.univision.com/uv/video/Palavra-Cantada---Crian%E7a-n%E3o-trabalha-D/id/3059613824;jsessionid=QQQXFMAFEISC0CWIAAPCFFIKZAADYIWC  Acesso em 09.05      

     

Letra da música: http://letras.terra.com.br/sandra-peres/1441367/ Acesso em 09.05.2010

O professor deverá conscientizar as crianças sobre a importância de brincar nessa idade, brincadeiras saudáveis que estimulem a criatividade, o desenvolvimento motor e psicológico, etc.

Os alunos deverão criar desenhos e escrever no caderno o que aprenderam sobre o tema, pontos que mais lhe chamaram a atenção, suas dificuldades, dúvidas e o que mudará em seu comportamento a partir desse momento.    

Prática social final do conteúdo

O professor deverá auxiliar os alunos a organizar um evento na escola sobre o ECA. O objetivo do evento é conscientizar toda a comunidade escolar para importância de conhecer e respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os alunos deverão ser os organizadores do evento, deverão conduzir as atividades, recepcionar o público, integrar a comunidade no espaço da escola.

Para isso sugerimos algumas atividades:

  • apresentação dos teatros sugeridos na aula 02;
  • elaboração de cartazes sobre os artigos do ECA;
  • convidar um membro do Conselho Tutelar para proferir uma palestra sobre o ECA para a comunidade escolar.

Os alunos deverão divulgar para o palestrante o cronograma do evento e o tema específico da palestra. Eles também deverão elaborar um cartaz contendo a programação do evento para divulgar para comunidade escolar.

Atenção Professor! Para organizar e realizar a atividade reserve mais uma aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As aventuras da Julinha 2 Áudio
Recursos Complementares

ECA: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Acesso em 09.05.2010   

Gibi turma da Mônica: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm Acesso em 09.05.2010   

Criança não trabalha, criança dá trabalho: http://criancanaotrabalhacriancadatrabalho.blogspot.com/  Acesso em 09.05.2010  

Trabalho infantil no Brasil: http://www.ilo.org/public/portugue/region/ampro/brasilia/info/download/pnad/apresentacao.swf Acesso em 13.05.2010 

Abrinc: http://www.guerramkt.com.br/gilson/abrinq/abrinc.swf Acesso em 13.05.2010 

Avaliação

O professor deverá construir em conjunto com a turma os critérios de avaliação, para que todos fiquem cientes do objetivo da avaliação. Lembrando que a avaliação deve levar em consideração a compreensão do aluno sobre o tema abordado e as relações com seu contexto social e cultural. Sugerimos alguns critérios a serem observados durante o desenvolvimento das aulas:

  • participação nas discussões em sala
  • interesse pelo tema
  • postura durante os debates
  • domínio do tema abordado
  • respeito às opiniões dos colegas
  • criatividade na elaboração da história em quadrinhos e dos cartazes
  • contribuição com o grupo
  • oralidade no teatro
  • postura durante as apresentações
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Londi Beatriz Markus, Col.Est. A.M. Ceretta , Paraná - disse:
    londimarkus@hotmail.com

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito pois aborda de forma lúdica e ao mesmo tempo utiliza-se de diversas mídias que atraem a atenção e ôs alunos dão a importãncia devida ao tema.


  • Maria de Fátima Alves, E. M. Judith Lintz Guede Machado , Minas Gerais - disse:
    fatinhadachiquita@gmail.com

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula excelente. Tudo que eu precisava para introduzir o assunto. Parabéns!


  • Jonas, Escola Antônio Viana de Mesquita , Ceará - disse:
    sanojbv@hotmail.com

    19/05/2011

    Quatro estrelas

    Bom trabalho, muito proveitoso


  • Lidiane, Contemporâneo , Rio Grande do Norte - disse:
    licaboopy@hotmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula!!! Está muito bem planejada e preparada para despertar nas crianças uma consciência didadã de respeito e valorização de si e do outro, além das relações sociais estabelecidas historicamente. Adorei... e usarei em minha prática, com certeza!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.