Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História das Copas do Mundo de Futebol.

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar fatos marcantes das diversas Copas do Mundo de Futebol.

Reconhecer o Futebol como um fenômeno sócio político e cultural

Produzir em qualquer tipo de mídia um instrumento capaz de apresentar para o grande público, o trabalho desenvolvido.

Contribuir com seu trabalho e empenho com o sucesso de seu grupo de trabalho e da própria aula

Duração das atividades
2 horas aula 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) Professor(a) estamos em ano de Copa do Mundo de Futebol, todos de alguma forma comentam o fato, as peças publicitárias dos mais diversos produtos fazem suas campanhas com temáticas relativas ao futebol, em síntese, estamos todos vivendo o clima do mundial.

Tal clima, sem dúvida crescerá caso o Brasil conquiste o título pela sexta vez, na África do Sul. Nossos alunos também são influenciados pelo clima e o Futebol passa a ser objeto de discussões.

Nós professores encontramos na grande exposição na mídia elementos motivacionais que permitam o desenvolvimento da temática a ser trabalhada.

Como explicar tamanha popularidade de um esporte que, de quatro em quatro anos, faz com que milhões de pessoas se postem na frente de monitores de televisão, computadores ou mesmo acompanhe pelo rádio os jogos.

Destacamos a Copa do Mundo de 2010 face à grandiosidade desse evento, mas não podemos esquecer que no dia a dia o futebol está presente em nossa cultura. Além disso, a realização da próxima Copa do Mundo no Brasil fará com que nos próximos quatro anos o tema Copa do Mundo esteja presente.

1ª ATIVIDADE - HISTÓRIAS DAS COPAS DO MUNDO

O desenvolvimento histórico da Copa do Mundo de Futebol será tratado nos textos informativos que o(a) Professor(a) distribuirá aos alunos. Os textos impressos poderão ser substituídos por links, tais como:

http://www.copacabanarunners.net/copa-do-mundo.html  

http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-copas-do-mundo/index.html  

Ao final da leitura o professor fará algumas perguntas sobre as diferentes copas, por exemplo:

- Em que continentes já foram realizadas Copas do Mundo?

- Quais ou qual País ganh(ou)aram alguma Copa fora de seu continente?

- O(A) Professor(a) poderá apresentar outras questões, tais como as apresentadas na Dica abaixo.

Dica -   O conhecimento histórico sobre as Copas do Mundo pode ser trabalhado conjuntamente com aspectos geográficos tais como localização das sedes das diferentes copas ou mesmo a origem continental das diversas seleções que participaram dos mundiais de futebol e que irão participar da copa da África do Sul em junho/ julho de 2010.

2ª ATIVIDADE - TRABALHO EM DIFERENTES GRUPOS

Em prosseguimento às atividades o(a) professor(a) dividirá a turma em grupos. Para definir o número de grupos será estabelecido um critério de que cada grupo deverá ter um mínimo de cinco e no máximo oito alunos. Dessa maneira, ao considerarmos turmas com uma média de trinta a quarenta alunos formaremos um número de grupos que variará entre cinco e oito. 

Na verdade essa atividade será desenvolvida em três frentes, a saber:

- A Equipe de Futebol;

- A Equipe de Jornalismo;

- A Equipe de Arbitragem. 

Esses grupos terão múltiplos papéis, uma vez que serão equipes (times) para a prática do jogo de futebol,  atuarão como equipes de jornalismo e, também farão a arbitragem dos jogos.

Atividade Desportiva Prática - Ao atuarem como times de futebol os alunos disputarão a competição de acordo com a tabela previamente definida.

Atividade de Arbitragem - Durante os jogos do campeonato será escalada uma das equipes desempenhará as funções de equipe de arbitragem, árbitro ou árbitros dependendo se os jogos forem de Futebol de Campo ou Soçaite ou de Futsal (que deverá ser mais comum), auxiliares e mesários.

Atividades de Cobertura Jornalística - Para funcionar como equipe de reportagem os grupos deverão dividir as tarefas de transmitir a partida, ou seja, teremos narrador, comentaristas e repórteres de campo que entrevistarão as equipes. Outra parte da equipe atuará na cobertura da mídia imprensa ou mesmo da internet. Esse grupo produzirá textos, com comentários e avaliações das partidas, poderão, ainda, apresentar fotos e vídeos das partidas.

Dica - Será montada uma tabela de jogos e as equipes se desempenharão as diferentes ações em função da tabela. Em determinado momentos serão os times que se enfrentam em campo e em outros serão jornalistas, ou membros da equipe de arbitragem.

3ª ATIVIDADE - APRESENTAÇÃO DAS REPORTAGENS

As reportagens produzidas serão mostradas a turma na fase final da aula. O(A) professor(a) pedirá para que os alunos que fizeram a cobertura do 1º jogo se apresentem e assim procederá até que todos os jogos sejam relatados.

Dica - Caso haja interesse as melhores reportagens poderão ser exibidas em um evento maior da escola, como, por exemplo, uma mostra de trabalhos.

Dica – A apresentação do material com os comentários será feita ao final da aula de modo que essa atividade funcionará como mecanismo de avaliação do trabalho desenvolvido.

Dica – Antes de serem iniciadas as reportagens o(a) professor(a) deverá conversar com a turma de modo a deixar claro os limites que estabelecem os princípios da boa convivência e não poderão ser ultrapassados no presente trabalho.

Recursos Complementares

Na página da FIFA encontramos informações relativas as Copas do Mundo é um interessante elemento de apoio.

http://www.fifa.com/index.html  

Avaliação

A avaliação dessa aula será estabelecida levando-se em conta o envolvimento e o grau de participação e desempenho das diferentes tarefas propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.