23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Instigando a criatividade
Atenção professor! Para essa aula reserve uma máquina fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite à turma que traga material reciclado, retalhos de tecido, botões, lã, algodão, revistas, jornais, etc. Organize a sala de aula de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possam sentar no chão formando um grande círculo. |
Ao iniciar a aula questione a turma se eles gostam de pintar, quais materiais que eles utilizam geralmente para pintar, se existe algum tipo de material que eles gostariam de utilizar para pintar, etc.
Para instigar os alunos utilize o vídeo: Aquarela (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv)
O vídeo aborda a canção Aquarela de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que fala dos sonhos da criança e que tudo é possível é só utilizar a imaginação. (http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2039&exib=4706#) |
Após utilizar o vídeo questione a turma sobre o que eles viram no filme, do que se trata, quais elementos chamaram a atenção, etc.
Agora utilize o vídeo Comercial - Nextel - Vik Muniz, onde o artista Vik Muniz fala sobre a sua infância.
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8
Questione a turma sobre o vídeo: do que se trata, o que o artista quer dizer, qual a diferença do primeiro vídeo para o segundo, o que eles têm em comum?
Agora apresente algumas obras do artista.
Medusa – Caravaggio – com filetes de macarrão.
meninos de açucar, 1996.jpg
Atlas, 2007 – pintura com lixo
pós Wahrol série: Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geléia, 1999
Série: Pinturas com fio, 1994
Atenção professor! Ao mostrar à turma as obras do artista Vik Muniz, fale um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utiliza, o registro das obras. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que abordam a obra do artista.
Agora que a turma já conhece a obra e o processo criativo do artista, é hora de produzir!
Atenção Professor! Apresente à turma alguns materiais disponíveis, distribua folhas de papel tamanho A3 (ou maior se possível), instigue os alunos a conhecer os materiais e a explorá-los de forma inusitada como faz o artista Vik Muniz. Os trabalhos mais efêmeros devem ser registrados com a máquina fotográfica.
Após a conclusão dos trabalhos o professor deverá reunir a turma para que todos apresentem sua obra e falem um pouco do seu processo criativo.
Atenção professor! Enquanto os alunos apresentam-se faça o registro dos trabalhos, se possível por meio de vídeo.
Aula 02: No laboratório de informática
Agora é hora de divulgar os trabalhos! Os alunos deverão criar um blog para divulgar seus trabalhos.
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf |
Na primeira postagem deverão se apresentar (nome, idade e o que gosta de fazer). Na terceira postagem deverão comentar alguns trabalhos dos colegas e indicar o link. |
Atenção professor! Disponibilize aos alunos os registros realizados durante a apresentação dos trabalhos na aula passada, para que eles insiram nos blogs.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2012
Cinco estrelasnossa gostei de mais estou um pouco sem criativida para trabalhar com alunos que precisam se cuidados , nao querem saber de ouvir sao poucoos momentos de atençao, para chamar atençao tem que ser algo que faz parte do seu meio ; achei otima esta aula , com certeza vou usar . gostaria tambem de um projeto sobre a semana da arte moderna de22, a coordenadora me pediu um , para trabalhar de primeiro ano ate o setino ano, e dificil para criança de 6 anos falar sobre a semana, seria como histrorin
20/11/2010
Cinco estrelasA arte de mais aprender e aprender mais! Parabéns!
03/08/2010
Quatro estrelasGostei muito desde modelo de aula, vou aplica-lá com minha turma.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, gostei muito da proposta da aula, acredito que nossas crianças podem aprender muita coisa com as artes visuais. procurar meios para desenvolver a criatividade das criatividade é dever de todo educador.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente