23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Instigando a criatividade
![]() |
Atenção professor! Para essa aula reserve uma máquina fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite à turma que traga material reciclado, retalhos de tecido, botões, lã, algodão, revistas, jornais, etc. Organize a sala de aula de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possam sentar no chão formando um grande círculo. |
Ao iniciar a aula questione a turma se eles gostam de pintar, quais materiais que eles utilizam geralmente para pintar, se existe algum tipo de material que eles gostariam de utilizar para pintar, etc.
![]() |
Para instigar os alunos utilize o vídeo: Aquarela (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv)
O vídeo aborda a canção Aquarela de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que fala dos sonhos da criança e que tudo é possível é só utilizar a imaginação. (http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2039&exib=4706#) |
Após utilizar o vídeo questione a turma sobre o que eles viram no filme, do que se trata, quais elementos chamaram a atenção, etc.
Agora utilize o vídeo Comercial - Nextel - Vik Muniz, onde o artista Vik Muniz fala sobre a sua infância.
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8
Questione a turma sobre o vídeo: do que se trata, o que o artista quer dizer, qual a diferença do primeiro vídeo para o segundo, o que eles têm em comum?
Agora apresente algumas obras do artista.
Medusa – Caravaggio – com filetes de macarrão.
meninos de açucar, 1996.jpg
Atlas, 2007 – pintura com lixo
pós Wahrol série: Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geléia, 1999
Série: Pinturas com fio, 1994
Atenção professor! Ao mostrar à turma as obras do artista Vik Muniz, fale um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utiliza, o registro das obras. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que abordam a obra do artista.
Agora que a turma já conhece a obra e o processo criativo do artista, é hora de produzir!
Atenção Professor! Apresente à turma alguns materiais disponíveis, distribua folhas de papel tamanho A3 (ou maior se possível), instigue os alunos a conhecer os materiais e a explorá-los de forma inusitada como faz o artista Vik Muniz. Os trabalhos mais efêmeros devem ser registrados com a máquina fotográfica.
Após a conclusão dos trabalhos o professor deverá reunir a turma para que todos apresentem sua obra e falem um pouco do seu processo criativo.
Atenção professor! Enquanto os alunos apresentam-se faça o registro dos trabalhos, se possível por meio de vídeo.
Aula 02: No laboratório de informática
Agora é hora de divulgar os trabalhos! Os alunos deverão criar um blog para divulgar seus trabalhos.
![]() |
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf |
![]() |
Na primeira postagem deverão se apresentar (nome, idade e o que gosta de fazer). Na terceira postagem deverão comentar alguns trabalhos dos colegas e indicar o link. |
Atenção professor! Disponibilize aos alunos os registros realizados durante a apresentação dos trabalhos na aula passada, para que eles insiram nos blogs.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2012
Cinco estrelasnossa gostei de mais estou um pouco sem criativida para trabalhar com alunos que precisam se cuidados , nao querem saber de ouvir sao poucoos momentos de atençao, para chamar atençao tem que ser algo que faz parte do seu meio ; achei otima esta aula , com certeza vou usar . gostaria tambem de um projeto sobre a semana da arte moderna de22, a coordenadora me pediu um , para trabalhar de primeiro ano ate o setino ano, e dificil para criança de 6 anos falar sobre a semana, seria como histrorin
20/11/2010
Cinco estrelasA arte de mais aprender e aprender mais! Parabéns!
03/08/2010
Quatro estrelasGostei muito desde modelo de aula, vou aplica-lá com minha turma.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, gostei muito da proposta da aula, acredito que nossas crianças podem aprender muita coisa com as artes visuais. procurar meios para desenvolver a criatividade das criatividade é dever de todo educador.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente