Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os números/ Educação Física/ Ensino Especial

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a reconhecer os números, quantidade que cada número representa e trabalhar com ele.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- EVA ou cartolina.

Atividade 1: Reconhecendo os números.

Material: Números de 0 (zero) à 10 (dez) feitos em EVA ou em cartolina.

Descrição da atividade: Utilizando material concreto e visível o Professor demonstrará os números aos alunos e explicará que cada um deles representa uma quantidade. Para oportunizar melhor apropriação do número é importante que o professor ligue um objeto ao outro.

Ex: apresenta o número 1 com um único objeto;

      apresenta o número 2 com 2 objetos. E assim por diante.

Obs. Caso o professor preferir poderá representar através de um desenho contendo a quantidade de números exemplificados, utilizando os desenhos abaixo.

Esta atividade é uma proposta de apropriação do conceito numérico.  

Figuras: Disponíveis em:

http://3.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_74-CmpAI/AAAAAAAAXSE/wlzWe1rfmP8/s400/numero+1.jpg  

http://2.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7wtmWuQI/AAAAAAAAXR8/BjatwmnT3L8/s1600-h/numero2.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7wfqzSHI/AAAAAAAAXR0/9nIIJe80FMM/s400/numero3.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7weuIB9I/AAAAAAAAXRs/wdNuOKDnBA4/s400/numero4.jpg 

http://1.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7wIkb7VI/AAAAAAAAXRk/slxxLBD971w/s1600-h/numero5.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7i_GfhXI/AAAAAAAAXRc/kiYUuKJj4oA/s400/numero6.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7iumMzcI/AAAAAAAAXRU/HHQbWBb9_AE/s1600-h/numero7.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7iduzdlI/AAAAAAAAXRM/lRvDkQ30lnw/s1600-h/numero8.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7iDF290I/AAAAAAAAXRE/DoM-5dE2PrQ/s1600-h/numero9.jpg  

http://4.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/Sh_7hyg3kZI/AAAAAAAAXQ8/RFuF6fGo46s/s400/numero10.jpg 

Acesso em: 28.04.10.

Professor: Sabemos da existência de diversos transtornos que causam  Dificuldades na Aprendizagem. A Discalculia é a menos conhecida dentre os tipos de desordem de aprendizagem e assim não é reconhecida freqüentemente.

Discalculia é definida como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números.

Disponível em: http://www.cabuloso.com/portal/news/view/222  

Acesso em: 08.05.10.

Por isso: torna-se importante termos conhecimento de alguns sintomas que podem ser apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem:

- Dificuldades freqüentes com os números, confundindo os sinais: +, -, ÷ e x.

-  Problemas em diferenciar direito e esquerdo.

- Falta de senso de direção (norte, sul, leste e oeste);

- Inabilidade em dizer qual de dois números é o maior;

-Dificuldade com tarefas diárias como verificar a mudança e ler relógios analógicos;

- Dificuldade de manter a contagem durante jogos, entre outros sinais que poderão contribuir na perspectiva de encaminhamento especializado, como também de proporcionar atividades que possam conduzir a uma possível amenização. 

Atividade 2: Ache os coleguinhas e monte seu número   

Formação : na quadra, a vontade no espaço.

Material: cartazes coloridos com números de 1 a 10.

Descrição da Atividade: os alunos correndo a vontade pelo espaço. Assim que o professor mostrar um dos números, os alunos deverão procurar coleguinhas e montar um grupinho de acordo com o número apresentado dando as mãos e sentando rapidamente no chão. Ex : número 3: formar grupinhos de três pessoas e sentar.

A pontuação será em ordem decrescente (10,9,8,...). Todas as crianças iniciam a brincadeira com 10 pontos. No grupo que por ultimo sentar, cada criança perde 1 ponto, ficando com 9... e assim sucessivamente.

Professor: você pode estar se perguntando, mas se a criança apresenta a desordem como poderá memorizar sua pontuação?

- esta prática é importante para trabalhar o reconhecimento numérico!

- ela poderá contar com a ajuda dos coleguinhas que fizeram parte do seu grupo em algum momento da atividade para lembrar a sua pontuação, concorda?

Agora sua conduta, professor, será primordial para o sucesso desta prática:

1.atente-se aos coleguinhas que participam dos grupos que são formados com a criança com discalculia;

2.solicite aos alunos do grupo que sentar por ultimo ao chão que demonstrem com as mãos o valor da  sua pontuação, podendo também pronunciar em alto som este valor;

3.estimule todo aluno que tenha pontuação modificada a ficar pensando nesta.

O importante professor é criar estratégias de orientação e motivação a fim de que a criança com discalculia não se sinta excluída ou se exclua por apresentar dificuldade.

Atividade 3: Qual o maior número.

Material: folhas da atividade 1.

Descrição da Atividade: cada aluno pegará suas folhas preenchidas na atividade 1. Os alunos sentados um distante do outro, de posse de todas as folhas contendo os números deverão virar para baixo uma única folha que contenha um número. Ao sinal do professor todos deverão virar suas folhas mostrando os números escolhidos. Ganhará o aluno que virar a folha que conter o maior número e que este não seja repetido com outro número virado pelos alunos.

Ex: O professor pedirá para que escolham um número e ao sinal dado, todos virarão as folhas juntos e o maior número que não se repetir ganhará. Muitos alunos virarão os números 10, 9 ou 8 e caso o número 5 seja o único número sem se repetir o aluno que virou este número vencerá a rodada, somando um ponto a sua contagem.

Numa próxima rodada o professor poderá pedir para que virem o número menor, ganhando quem virar o menor número que não se repetir.  

Figura 2: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_oWilVaFi3Jc/SxQahGgc-fI/AAAAAAAAA4E/cCktq1OaMUw/s320/numeros.gif  

Acesso em: 28.04.10.

Recursos Complementares

Fazendo um painel de números para a sala. 

Utilizando o EVA, já previamente recortado em formas de números de 1 – 10, o professor disponibilizará às crianças para que elas colem estes números e os seus representantes em uma cartolina ou em um EVA liso.

Ex: no número 2 deverá colar duas estrelas;       no número 5 colar cinco quadrados e assim por diante. Dica: O professor poderá dividir a sala em 10 grupos, e cada grupo ficará responsável por um número. Depois de pronto o professor poderá fazer um painel com as colagens e coloca-lo disponível na parede da sala de aula.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_bT6ppz1IRlo/SbZdSCbZtLI/AAAAAAAACqM/q_aqvxnPsXA/s1600-h/IMG035.JPG  

Acesso em: 28.04.10.

Avaliação

Observar se as crianças compreendem os números, se conseguiram relacionar o número à quantidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Amanda amada, Escola E.F Dr Gaspar viana , Pará - disse:
    comprometidos123@gmail.com

    04/09/2011

    Cinco estrelas

    É otima. O maior problema é que os professores de educação fisica não comparecem para da aula. No primeiro semestre as crianças receberam 1 aula, sentado em sua carteira copiando igual do professor da sala de aula. No segundo semestre receberam uma com atividade em que se machucaram e outra em sala de aula que reclamaram demais por ficarem sentados e escrevendo- Não podemos continuar negando a crianças que moram em lugares alagados , com ponte etc a possibilidade extravasaram energia etc.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.