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Vivenciando os movimentos do elemento arco da Ginástica Rítmica (aula 1).

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimental de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Vivenciar o elemento arco e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.

- Criar movimentos diferenciados percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.

- Cooperar com o professor para o bom andamento da aula e auxiliar os colegas nas dificuldades encontradas.

Duração das atividades
50 minutos / 1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor dará seqüência ao planejamento de Ginástica Rítmica e explicará que o terceiro material da Ginástica a ser trabalhado será o arco. O professor poderá dar alguns detalhes técnicos sobre o arco, utilizados pelas ginastas, comentando que ele pode ser feito de madeira ou plástico, sendo importante que o material não deforme, ou seja muito pesado. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa menos de 300 mg. Deve ser rígido, mas sem se dobrar.

Após essa apresentação do material, o professor distribuirá um arco para cada aluno e deixará que cada um experimente o arco como desejar, pois é importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, se familiarize com o objeto apresentado a ele.

Dica: Se o professor não tiver um arco para cada aluno, ele poderá dividir a turma em dupla ou em trios.

Depois, o professor colocará alguns desafios para serem feitos com o arco, onde os alunos realizarão movimentos de rolamentos, passagens, rotações e saltos. Com isso, o professor irá estimular os alunos a realizarem movimentos como:

- Jogar o arco para o alto com uma mão e recepcionar com a mesma mão;

- Jogar o arco para o alto com uma mão e recepcionar com a outra mão;

- Rodar o arco com a mão direita;

- Rodar o arco com a mão esquerda;

- Rodar o arco com a mão direita e passar para a mão esquerda ,sem deixar que o arco pare de rodar;

- Rodar o arco com o pescoço;

- Rodar o arco com o pé;

- Jogar o arco para o alto com uma mão e recepcionar com a mesma mão, colocando-o em movimento rotatório;

- Jogar o arco para o alto com uma mão e recepcionar com a outra mão, colocando-o em movimento rotatório;

- Jogar o arco para o alto com a mão direita e recepcionar com o pé direito;

- Jogar o arco para o alto com a mão esquerda e recepcionar com o pé esquerdo;

- Jogar o arco para o alto com a mão direita e recepcionar com o pé esquerdo;

- Jogar o arco para o alto com a mão esquerda e recepcionar com o pé direito;

- Rolar o arco pela quadra sem deixá-lo cair no chão;

- Rolar o arco e saltar por cima dele;

- Rolar o arco e passar por dentro dele;

- Jogar o arco para frente e fazer com que ele volte em sua direção sem sair do lugar;

- Por último o professor perguntará se alguém conhece uma maneira diferente de se movimentar a bola.

Dando sequência a aula, será construído um grande jogo utilizando o arco e a bola. Para começar o professor dividirá a turma em duas equipes. Quase no final de cada lado da quadra o professor fará um círculo, marcado com giz, corda, tartaruga ou cones. Dentro dos círculo ficará um aluno de cada time, segurando um arco na mão. O objetivo do jogo será acertar a bola dentro do arco que o colega de seu time estará segurando, mas ocorrerá diferentes pontuações para esse tipo de arremesso. As pontuações serão as seguintes: 1 ponto para o time acertar o alvo com o colega segurando o arco; 2 pontos para quem acertar a bola dentro do arco e o colega do mesmo time pegar a bola sem deixá-la cair no chão; 3 pontos para quem acertar o arco no alto, para isso o colega que está segurando o arco terá que lançá-lo para o alto; e 5 pontos para quem acertar o arco no alto e o colega do mesmo time pegar a bola sem deixá-la cair no chão. Algumas regras serão colocadas de acordo com o andamento do jogo, como por exemplo: a) no máximo três passos com a bola na mão; b) passar por no mínimo cinco jogadores antes de ser arremessada; c) a bola só poderá ser interceptada, não podendo tirá-la da mão do colega a força. Veja a imagem a seguir para compreender melhor a disposição do jogo:

 Fonte: Miguel Saraiva

Dica 1: se o professor desejar poderá colocar mais de uma bola em jogo.

Dica 2: se o professor desejar poderá determinar um tempo para os alunos elaborarem uma estratégia de jogo.

Para finalizar, o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:

1- Qual o nome do aparelho da Ginástica Rítmica trabalhado nessa aula?

2- Qual o movimento mais difícil de ser realizado com o arco?

3- Quais foram as maiores dificuldades encontradas no jogo?

4- Qual a pontuação mais fácil e mais difícil de ser alcançada no jogo?

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