Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o elemento arco da Ginástica Rítmica (aula 2)

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimental de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de lançamentos (vertical e horizontal) com o elemento arco.

- Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de recepção (mão, braço, perna e pé).

- trabalhar com operações matemáticas de conteúdos variados, utilizando o raciocínio lógico para superar as situações problemas.

- Vivenciar os jogos respeitando as regras e os colegas.

- Realizar uma pesquisa em casa sobre os movimentos possíveis de se executar com a corda numa apresentação de Ginástica Rítmica.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Antes da preparação dessa aula sugiro que o professor busque o setor de matemática e descubra quais os conteúdos que estão sendo trabalhados na série ou ano de sua turma.

O professor iniciará a aula explicando aos alunos, que nesta aula ele também trabalhará algumas operações matemáticas no decorrer da atividade. Na primeira atividade o professor pedirá que os alunos se dividam em duplas. Em seguida, ele pedirá as duplas que fiquem um de frente ao outro, sendo um em cada metade da quadra, com uma distância aproximada de dois metros. Na parte final dos dois lados da quadra haverá um arco para cada dupla. O professor explicará que um lado da quadra será o time par e o outro será o time ímpar. O professor em seguida falará uma operação matematica, ex: 5 - 2 +13 = X. Quando o resultado dessa operação for par, como o exemplo, o time par corre atrás do time impar, e se o resultado for ímpar o time ímpar correrá para pegar o time par. Para serem salvos os alunos do time fugitivo, terá que entrar dentro do arco que está colocado no final da sua metade da quadra. O professor repetirá algumas operações diferentes, e no final o time que teve menos gente sendo pega, será o vencedor.

Dica: Busque o professor de matemática para saber quais as operações são mais indicadas para essas séries ou anos.

Em seguida, o professor explicará aos alunos que com o arco nas apresentações de Ginástica Rítmica, acontece muita transferência de material, e tanto o lançamento quanto a recepção são importantes na hora da apresentação da coreografia. Após essa explicação o professor que a turma continue em duplas, e distribuirá um arco para cada dupla. As duplas a princípio trocarão passes entre elas como desejarem, mas no momento de lançar o aluno terá que dizer uma operação matemática para o recebedor dizer a resposta antes de segurar o arco, e cada resposta correta valerá 1 ponto. Em seguida o professor colocará alguns desafios: um da dupla joga com a mão direita o outro recebe com a esquerda; depois inverte, um joga com a mão esquerda o outro recebe com a mão direita; um da dupla joga o arco de frente o outro recebe de costas; depois inverte, um joga de costas o outro recebe de frente; um joga com as mãos para frente o outro recebe com as mãos para trás; um joga com a mão o outro recebe com os pés tentando não deixar o arco encostar no chão; um joga em pé o outro recebe sentado; e por fim o professor pergunta se algum aluno tem um jeito diferente de jogar o arco para o colega, se aparecer algumas sugestão, todas as duplas tentam executar o lançamento. Vale lembra, que junto com os desafios de recepção e lançamento estão as operações matemáticas e as respostas valendo ponto. No final o professor peguntará o resultado da disputa para cada dupla.

Na próxima atividade, o professor dividirá a turma em dois times, um em cada metade da quadra. O professor dividirá a quadra em quatro partes, duas áreas em cada metade da quadra, nas duas metades mais para o fundo da quadra, ele espalhará oito cones, numerados de uma a oito, de cada lado, e nas duas metades do meio, ficarão colocado os alunos. Cada time escolherá dois jogadores para ficar entre os cones que estão colocados na quadra adversária. O objetivo do jogo será lançar os arcos nos cones, mas antes de jogar o aluno terá que criar uma operação matemática cujo resultado seja igual ao número do cone que ele quer acertar.Teremos pontuações diferentes para isso: quando o jogador lançar para o colega de seu time, que está na área do cones, e este pegar o arco sem deixar cair no chão e colocá-lo no cone correto marcará um ponto, e quando lançar o arco e acertar direto no cone com a numeração correta marcará três pontos. Os jogadores que estão na área dos cones, serão os responsáveis pelo retorno dos arcos para o seu time. Não poderá ter invasão de área, todos terão que ficar na sua metade da quadra. Veja o modelo do jogo na imagem abaixo:

        

Dica: Sugiro que o professor determine um tempo para os alunos elaborarem uma estratégia de jogo.

Para finalizar a aula, o professor pedirá que a turma se divida em grupos de cinco alunos. Ele explicará que como dever de casa esses grupos terão que pesquisar movimentos possíveis para serem realizados com a corda, para que na próxima aula, seja montada uma coreografia com a corda por cada grupo, podendo ser utilizada música na coreografia. Ele explicará também que será avaliado o empenho, a criatividade, a participação de cada um, os movimentos realizados e cada coreografia terá que ter pólo menos uma transferência de material.

Dica: O professor poderá sugerir que os alunos peçam auxílio a professora de música para sugerir algum ritmo para colocar na coreografia.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta avaliação, o professor discutirá com os alunos as seguintes questões:

1- Qual foi o movimento de transferência mais difícil realizado na aula?

2- Quais foram as maiores dificuldades encontradas no jogo, as operações matemáticas ou o movimento de lançamento?

3- Qual a pontuação mais fácil e mais difícil de ser alcançada no jogo?

4- Qual foi a melhor estratégia de jogo, tentar marcar um ponto ou três pontos?

5- Quais serão os critérios de avaliação utilizados nas coreografias?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.