Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A raposa e o corvo

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a estrutura narrativa de uma fábula.

Reconhecer os elementos que compõem a fábula.

Identificar e explicar a moral da história.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar a figura de uma raposa e de um corvo.

Imagem encontrada no link:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:1EQtYrokqnbodM:http://www.metaforas.com.br/infantis/raposacorvo.jpg 

Acesso em 17/05/2010

b) Perguntar sobre as características dos dois animais.

Apresentar a figura da raposa retratada nas histórias para crianças como uma personagem esperta, astuta. Explicar que a raposa sempre dá um jeito de se sair bem nas situações apresentadas e, na maioria das vezes, consegue atingir seu objetivo.

Discutir sobre a beleza do corvo e do som que faz. Ele não é um tipo de pássaro tido como cantor, assim como os pintassilgos ou os canarinhos, que se destacam pela beleza de seu canto.

c) A história que iremos ouvir hoje tem como personagens principais a raposa e o corvo, ou melhor, a raposa e Dona corvo.

Escutar a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=0Zho23BDcFA&feature=player_embedded 

d) Após ouvir a história, os alunos serão convidados a recontá-la oralmente. Depois, com a ajuda da professora, farão o registro da fábula numa folha.

e) Perguntar aos alunos o que esta história tem no final que a torna diferente das outras narrativas.
Os alunos deverão concluir que essa história apresenta uma lição, um ensinamento, a moral da história.

Explicar que o tipo de história que tem essa característica principal chama-se fábula.

2ª aula:

a) Recordar a fábula da história anterior.

b) Perguntar aos alunos as características que percebem numa fábula. Os alunos deverão concluir que a fábula possui as seguintes características:

  • É uma história curta em que as personagens são animais;
  • As personagens são animais que falam e agem como gente;
  • Apresenta uma lição, um ensinamento, uma moral.

c) A professora escreverá no quadro as conclusões a que os alunos chegaram. Depois, os alunos copiarão as conclusões.

d) Perguntar aos alunos se conhecem outras fábulas. Pedir que contem a fábula que conhecem e qual a lição que ela encerra.

3ª aula:

a) Relembrar a moral da história contada no dia anterior: "Nem sempre acredite em tudo o que dizem". Pedir que alguns alunos expliquem o que significa essa moral, o que essa frase quer dizer. Os alunos deverão escrever, numa folha, a moral da história e o que entenderam sobre essa moral.

b) Depois, essa folha será trocada entre as crianças que deverão ler o que o colega escreveu, concordando ou discordando da leitura.

c) Para concluir, os alunos farão uma ilustração de sua fábula, em uma folha, que será afixada no mural posteriormente.

Recursos Complementares

Apresentar a fábula A tartaruga e a lebre, a partir do link

http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&feature=related 

Observar se esse texto apresenta as mesmas características do trabalhado em aula, apesar de as personagens não serem as mesmas.

Avaliação

Verificar a compreensão dos alunos  sobre a moral da fábula, se foram capazes de identificá-la e se conseguiram explicar o que compreenderam.

Observar se os alunos identificaram as características das fábulas e os elementos principais que compõem esse tipo de texto narrativo, utilizando-as nos próprios textos produzidos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.