31/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar a estrutura narrativa de uma fábula.
Reconhecer os elementos que compõem a fábula.
Identificar e explicar a moral da história.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
1ª aula:
a) Apresentar a figura de uma raposa e de um corvo.
Imagem encontrada no link:
Acesso em 17/05/2010
b) Perguntar sobre as características dos dois animais.
Apresentar a figura da raposa retratada nas histórias para crianças como uma personagem esperta, astuta. Explicar que a raposa sempre dá um jeito de se sair bem nas situações apresentadas e, na maioria das vezes, consegue atingir seu objetivo.
Discutir sobre a beleza do corvo e do som que faz. Ele não é um tipo de pássaro tido como cantor, assim como os pintassilgos ou os canarinhos, que se destacam pela beleza de seu canto.
c) A história que iremos ouvir hoje tem como personagens principais a raposa e o corvo, ou melhor, a raposa e Dona corvo.
Escutar a partir do link:
http://www.youtube.com/watch?v=0Zho23BDcFA&feature=player_embedded
d) Após ouvir a história, os alunos serão convidados a recontá-la oralmente. Depois, com a ajuda da professora, farão o registro da fábula numa folha.
e) Perguntar aos alunos o que esta história tem no final que a torna diferente das outras narrativas.
Os alunos deverão concluir que essa história apresenta uma lição, um ensinamento, a moral da história.
Explicar que o tipo de história que tem essa característica principal chama-se fábula.
2ª aula:
a) Recordar a fábula da história anterior.
b) Perguntar aos alunos as características que percebem numa fábula. Os alunos deverão concluir que a fábula possui as seguintes características:
c) A professora escreverá no quadro as conclusões a que os alunos chegaram. Depois, os alunos copiarão as conclusões.
d) Perguntar aos alunos se conhecem outras fábulas. Pedir que contem a fábula que conhecem e qual a lição que ela encerra.
3ª aula:
a) Relembrar a moral da história contada no dia anterior: "Nem sempre acredite em tudo o que dizem". Pedir que alguns alunos expliquem o que significa essa moral, o que essa frase quer dizer. Os alunos deverão escrever, numa folha, a moral da história e o que entenderam sobre essa moral.
b) Depois, essa folha será trocada entre as crianças que deverão ler o que o colega escreveu, concordando ou discordando da leitura.
c) Para concluir, os alunos farão uma ilustração de sua fábula, em uma folha, que será afixada no mural posteriormente.
Apresentar a fábula A tartaruga e a lebre, a partir do link
http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&feature=related
Observar se esse texto apresenta as mesmas características do trabalhado em aula, apesar de as personagens não serem as mesmas.
Verificar a compreensão dos alunos sobre a moral da fábula, se foram capazes de identificá-la e se conseguiram explicar o que compreenderam.
Observar se os alunos identificaram as características das fábulas e os elementos principais que compõem esse tipo de texto narrativo, utilizando-as nos próprios textos produzidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!