Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com números e contas / Educação Física / Ensino Especial

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a trabalhar os números em contas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Vídeo, computador ou som portátil para assistir as músicas.

-Contas em porção (feijão, milho, material dourado, entre outros);

-Lápis e papel.   

Atividade 1: Cantando.

Descrição da atividade: em círculo com os alunos, o professor poderá apresentar e cantar com eles músicas que contenham números, sendo estas representadas, mediante gestos, executando assim movimentos referentes à letra da música. Ex: com os dedos mostrar os números de indiozinhos conforme a musica abaixo sugerida.

Musica 1: “1, 2, 3 Indiozinhos”

1,2,3, indiozinhos.

4,5,6, indiozinhos.

7,8,9, indiozinhos.

10, num pequeno bote.

Iam navegando rio abaixo,

Quando o jacaré se aproximou.

E o indiozinho olhou para baixo,

E o bote  quase, virou!

Obs: Professor, o link da figura abaixo apresenta a melodia da música, assim facilita sua interpretação possibilitando maior envolvimento dos alunos na atividade.

Figura 1: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OwD_uKNkPXk&feature=player_embedded#  

acesso em: 28.04.10.

Música 2: Cinco Patinhos (Xuxa) 

Cinco patinhos foram passear / Além das montanhas/  Para brincar / A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/  Mas só quatro patinhos voltaram de lá.

Quatro patinhos foram passear/  Além das montanhas/  Para brincar/  A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/  Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear/ Além das montanhas/  Para brincar/  A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/  Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear/  Além das montanhas/  Para brincar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/  Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear/ Além das montanhas/  Para brincar/  A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/  Mas nenhum patinho voltou de lá.

A mamãe patinha foi procurar/ Além das montanhas/ Na beira do mar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ E os cinco patinhos voltaram de lá.

Figura 2:  Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8 

acesso  em: 08.05.10.

Professor, você sabia que: 

- As crianças com dificuldades nessa área costumam apresentar dificuldades de memória, dificuldades nas tarefas viso-espaciais evisoperceptivas e dificuldades em habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis, afetando áreas como a atenção, a linguagem, a leitura e a escrita, as habilidades sociais, entre outras?  

Como tranqüilizá-lo diante destes novos conhecimentos?

A fim de tornar mais clara a comunicação entre professor e aluno torna-se importante alertá-lo em relação a:

- Memória: a criança com discalculia não memoriza a tabuada de multiplicar; apresenta ansiedade frente a testes;pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez; inverte seqüências de números ou letras;

-Orientação temporal: tem dificuldades em trabalhar com a hora; esquece ordem das aulas; chega muito cedo ou muito tarde à aula;

-Habilidades sociais: é amplamente dependente, não capta os códigos sociais.

Disponível em: http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2007/artigos/pedagogia/197.pdf  

acesso  em: 08.05.10.

Quer saber mais professor?

Sugerimos que acesse os links abaixo e poderá assim, de acordo com a conduta apresentada pelo seu aluno (a), contribuir de maneira efetiva no processo de reabilitação possibilitando assim a Inclusão.

http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/edespecial1.htm#discalculia 

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2105/trabalhando-com-jovens-e-adultos 

http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?channelid=D00EF62C-A1C6-4E01-BC43-5FFEB8969838&contentid=450BD08E-891D-445F-8C6A-367D10D480A4  

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-educador-diante-da-complexidade-do-processo-de-ensino-e-aprendizagem-1282883.html 

Atividade 2: Contas divertidas

Material: porção de 10 contas (feijão etc.).  

Descrição da atividade: O professor pedirá para que cada criança monte uma porção de 10 contas (objetos pequenos na porção de 10), além de uma folha de papel e lápis. Os alunos contendo cada um sua porção deverão responder ao desafio apresentado pelo professor sendo este:montar diferentes maneiras de efetuar a soma, chegando a um mesmo resultado, de modo que ele consiga colocar de várias formas as parcelas.

Ex: O professor pedirá que eles demonstrem quantas formas podem fazer o número 10.

 Formas possíveis. 5 (parcela) + 5 (parcela) = 10 (soma);

                           1 (parcela) + 9 (parcela) = 10 (soma);       

                           4 (parcela) + 6 (parcela) = 10 (soma).... e assim por diante.    

O aluno deverá utilizar suas contas (de feijão, milho, material dourado, ou o que tiver disponível) para conseguir visualizar suas continhas, e ir anotando no papel quais os números possíveis que resultem na soma.

Dica: O professor poderá aumentar o número de conta, conforme o aluno for apresentando afinidade com as contas.

                  

                   Figura 3: Arquivo pessoal.  

Atividade 3: Formando grupos e números

Formação: na quadra, a vontade.

Descrição da atividade: Com os alunos espalhados pela quadra o professor pedirá para que ao seu comando formem um grupo correspondente ao número pedido e usando o corpo montem o número pedido.

Ex:  Quando for pedido, grupo de 3 deverão se unir de três em três, quando pedir grupo de 5 deverão se organizar de forma que consigam formas os grupos de cinco em cinco e assim sucessivamente.  Dessa forma o professor poderá ir mesclando entre aumentar e diminuir o número a ser formado, para que eles consigam se organizar desenvolvendo assim  a noção de quantidade.

Dica: Esta brincadeira é muito boa para iniciar a divisão, converse com os alunos e veja quantos têm na sala, ao pedir para que formem grupos eles poderão no final contar quantos grupos ficaram. Este  será o resultado no número total de alunos dividido pelo número de grupos pedido para o professor, e perceberão também a sobra da divisão, que será a quantidade de alunos que sobraram sem conseguir formar um grupo completo.

Recursos Complementares

OA: Somando as maçãs.

Neste Objeto de Aprendizagem (OA) os alunos deverão colocar a quantidade certa de maçã correspondente a soma das duas parcelas anteriores, para colocar as maçãs é necessário clicar na maça abaixo, e para retirar caso a conta esteja errada é necessário clicar na maçã que está com uma tarja amarela. Os alunos aprenderam brincando a somar!!

Disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3765  

acesso em: 04.05.10.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita no decorrer de todas as atividades, observando a evolução das crianças quanto às contas que elas deverão efetuar e suas dificuldades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria da Guia de Araújo Santos, ESCOLA MUNICIPAL PROFª TEREZINHA DE LOURDES GALVAO , Rio Grande do Norte - disse:
    daguiasantos16@hotmail.com

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    Amei essa aula, muito interessante para se trabalhar com alunos surdos. Professora você está de parabéns!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.