02/06/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
O aluno aprenderá a trabalhar os números em contas.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Vídeo, computador ou som portátil para assistir as músicas.
-Contas em porção (feijão, milho, material dourado, entre outros);
-Lápis e papel.
Atividade 1: Cantando.
Descrição da atividade: em círculo com os alunos, o professor poderá apresentar e cantar com eles músicas que contenham números, sendo estas representadas, mediante gestos, executando assim movimentos referentes à letra da música. Ex: com os dedos mostrar os números de indiozinhos conforme a musica abaixo sugerida.
Musica 1: “1, 2, 3 Indiozinhos”
1,2,3, indiozinhos.
4,5,6, indiozinhos.
7,8,9, indiozinhos.
10, num pequeno bote.
Iam navegando rio abaixo,
Quando o jacaré se aproximou.
E o indiozinho olhou para baixo,
E o bote quase, virou!
Obs: Professor, o link da figura abaixo apresenta a melodia da música, assim facilita sua interpretação possibilitando maior envolvimento dos alunos na atividade.
Figura 1: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OwD_uKNkPXk&feature=player_embedded#
acesso em: 28.04.10.
Música 2: Cinco Patinhos (Xuxa)
Cinco patinhos foram passear / Além das montanhas/ Para brincar / A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ Mas só quatro patinhos voltaram de lá.
Quatro patinhos foram passear/ Além das montanhas/ Para brincar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ Mas só três patinhos voltaram de lá.
Três patinhos foram passear/ Além das montanhas/ Para brincar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ Mas só dois patinhos voltaram de lá.
Dois patinhos foram passear/ Além das montanhas/ Para brincar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ Mas só um patinho voltou de lá.
Um patinho foi passear/ Além das montanhas/ Para brincar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ Mas nenhum patinho voltou de lá.
A mamãe patinha foi procurar/ Além das montanhas/ Na beira do mar/ A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá/ E os cinco patinhos voltaram de lá.
Figura 2: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8
acesso em: 08.05.10.
Professor, você sabia que:
- As crianças com dificuldades nessa área costumam apresentar dificuldades de memória, dificuldades nas tarefas viso-espaciais evisoperceptivas e dificuldades em habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis, afetando áreas como a atenção, a linguagem, a leitura e a escrita, as habilidades sociais, entre outras?
Como tranqüilizá-lo diante destes novos conhecimentos?
A fim de tornar mais clara a comunicação entre professor e aluno torna-se importante alertá-lo em relação a:
- Memória: a criança com discalculia não memoriza a tabuada de multiplicar; apresenta ansiedade frente a testes;pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez; inverte seqüências de números ou letras;
-Orientação temporal: tem dificuldades em trabalhar com a hora; esquece ordem das aulas; chega muito cedo ou muito tarde à aula;
-Habilidades sociais: é amplamente dependente, não capta os códigos sociais.
Disponível em: http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2007/artigos/pedagogia/197.pdf
acesso em: 08.05.10.
Quer saber mais professor?
Sugerimos que acesse os links abaixo e poderá assim, de acordo com a conduta apresentada pelo seu aluno (a), contribuir de maneira efetiva no processo de reabilitação possibilitando assim a Inclusão.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/edespecial1.htm#discalculia
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2105/trabalhando-com-jovens-e-adultos
Atividade 2: Contas divertidas
Material: porção de 10 contas (feijão etc.).
Descrição da atividade: O professor pedirá para que cada criança monte uma porção de 10 contas (objetos pequenos na porção de 10), além de uma folha de papel e lápis. Os alunos contendo cada um sua porção deverão responder ao desafio apresentado pelo professor sendo este:montar diferentes maneiras de efetuar a soma, chegando a um mesmo resultado, de modo que ele consiga colocar de várias formas as parcelas.
Ex: O professor pedirá que eles demonstrem quantas formas podem fazer o número 10.
Formas possíveis. 5 (parcela) + 5 (parcela) = 10 (soma);
1 (parcela) + 9 (parcela) = 10 (soma);
4 (parcela) + 6 (parcela) = 10 (soma).... e assim por diante.
O aluno deverá utilizar suas contas (de feijão, milho, material dourado, ou o que tiver disponível) para conseguir visualizar suas continhas, e ir anotando no papel quais os números possíveis que resultem na soma.
Dica: O professor poderá aumentar o número de conta, conforme o aluno for apresentando afinidade com as contas.
Figura 3: Arquivo pessoal.
Atividade 3: Formando grupos e números
Formação: na quadra, a vontade.
Descrição da atividade: Com os alunos espalhados pela quadra o professor pedirá para que ao seu comando formem um grupo correspondente ao número pedido e usando o corpo montem o número pedido.
Ex: Quando for pedido, grupo de 3 deverão se unir de três em três, quando pedir grupo de 5 deverão se organizar de forma que consigam formas os grupos de cinco em cinco e assim sucessivamente. Dessa forma o professor poderá ir mesclando entre aumentar e diminuir o número a ser formado, para que eles consigam se organizar desenvolvendo assim a noção de quantidade.
Dica: Esta brincadeira é muito boa para iniciar a divisão, converse com os alunos e veja quantos têm na sala, ao pedir para que formem grupos eles poderão no final contar quantos grupos ficaram. Este será o resultado no número total de alunos dividido pelo número de grupos pedido para o professor, e perceberão também a sobra da divisão, que será a quantidade de alunos que sobraram sem conseguir formar um grupo completo.
OA: Somando as maçãs.
Neste Objeto de Aprendizagem (OA) os alunos deverão colocar a quantidade certa de maçã correspondente a soma das duas parcelas anteriores, para colocar as maçãs é necessário clicar na maça abaixo, e para retirar caso a conta esteja errada é necessário clicar na maçã que está com uma tarja amarela. Os alunos aprenderam brincando a somar!!
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3765
acesso em: 04.05.10.
A avaliação deverá ser feita no decorrer de todas as atividades, observando a evolução das crianças quanto às contas que elas deverão efetuar e suas dificuldades.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/09/2010
Cinco estrelasAmei essa aula, muito interessante para se trabalhar com alunos surdos. Professora você está de parabéns!!!!!!!!!