Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando uma coreografia com o elemento arco da Ginástica Rítmica (aula 3)

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Criar uma coreografia com o arco, podendo utilizar também os elementos corda e bola, onde todos os alunos possam realizar, sem discriminar sexo ou habilidades.

- Explorar a criatividade na elaboração da coreografia, percebendo e reconhecendo os limites de cada um do grupo.

- Incluir todos os movimentos aprendidos anteriormente na coreografia final.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor apresentará para turma uma brincadeira chamada “alerta cor”. O professor espalhará vários arcos de cores diferentes pela quadra. Os alunos farão um grande circulo na quadra e o professor ficará no meio do circulo com uma bola na mão para começar a brincadeira. O professor irá jogar a bola para o alto e falará o nome de uma cor e o nome de um aluno da turma, todos da turma deverão correr para o arco da cor que o professor falou, e o aluno que teve o nome citado pelo professor deverá pegar a bola e tentar acertar quem ainda não está dentro do arco da cor determinada. Em seguida o aluno que teve o nome falado pelo professor vai para dentro do círculo e repete a mesma coisa que o professor fez no começo da brincadeira.

Brincando de alerta

Fonte:  http://kely.silva.zip.net/images/pega-pega-1.gif

Atividade 2

Agora será dada seqüência a aula anterior. O professor reunirá os alunos no centro da quadra e perguntará quem cumpriu com o dever de casa proposto na aula anterior, e buscou informações sobre os movimentos e coreografias possíveis com o elemento arco da Ginástica Rítmica. Em seguida, o professor disponibilizará vinte minutos para que cada grupo treine suas coreografias com o arco, lembrando que será avaliada a criatividade, a participação de todos do grupo, a utilização de algum movimento aprendido nas aulas anteriores e cada coreografia terá que ter pelo menos uma transferência de material.    

Fonte: http://www.colegiobeka.com.br/home/_images/ginasticaritmica.jpg

Atividade 3

Terminado o tempo, cada grupo terá que apresentar suas coreografias para o restante da turma, lembrando dos critérios de avaliação. Acabando as apresentações, o professor reunirá os alunos e realizará um debate sobre cada apresentação, e avaliará junto com os grupos, se todos se enquadraram dentro dos critérios de avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Estas perguntas podem ser: quais foram os grupos que alcançaram de forma satisfatória todos os critérios de avaliação? Dos critérios de avaliação, qual foi o mais difícil de cumprir com os aparelhos escolhidos? Na opinião dos alunos, qual foi a coreografia bonita?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.