27/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Criar uma coreografia com o arco, podendo utilizar também os elementos corda e bola, onde todos os alunos possam realizar, sem discriminar sexo ou habilidades.
- Explorar a criatividade na elaboração da coreografia, percebendo e reconhecendo os limites de cada um do grupo.
- Incluir todos os movimentos aprendidos anteriormente na coreografia final.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Atividade 1
O professor apresentará para turma uma brincadeira chamada “alerta cor”. O professor espalhará vários arcos de cores diferentes pela quadra. Os alunos farão um grande circulo na quadra e o professor ficará no meio do circulo com uma bola na mão para começar a brincadeira. O professor irá jogar a bola para o alto e falará o nome de uma cor e o nome de um aluno da turma, todos da turma deverão correr para o arco da cor que o professor falou, e o aluno que teve o nome citado pelo professor deverá pegar a bola e tentar acertar quem ainda não está dentro do arco da cor determinada. Em seguida o aluno que teve o nome falado pelo professor vai para dentro do círculo e repete a mesma coisa que o professor fez no começo da brincadeira.
Fonte: http://kely.silva.zip.net/images/pega-pega-1.gif
Atividade 2
Agora será dada seqüência a aula anterior. O professor reunirá os alunos no centro da quadra e perguntará quem cumpriu com o dever de casa proposto na aula anterior, e buscou informações sobre os movimentos e coreografias possíveis com o elemento arco da Ginástica Rítmica. Em seguida, o professor disponibilizará vinte minutos para que cada grupo treine suas coreografias com o arco, lembrando que será avaliada a criatividade, a participação de todos do grupo, a utilização de algum movimento aprendido nas aulas anteriores e cada coreografia terá que ter pelo menos uma transferência de material.
Fonte: http://www.colegiobeka.com.br/home/_images/ginasticaritmica.jpg
Atividade 3
Terminado o tempo, cada grupo terá que apresentar suas coreografias para o restante da turma, lembrando dos critérios de avaliação. Acabando as apresentações, o professor reunirá os alunos e realizará um debate sobre cada apresentação, e avaliará junto com os grupos, se todos se enquadraram dentro dos critérios de avaliação.
textos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_r%C3%ADtmica
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-ritmica.php
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=8uoixyEozXg&feature=related
Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Estas perguntas podem ser: quais foram os grupos que alcançaram de forma satisfatória todos os critérios de avaliação? Dos critérios de avaliação, qual foi o mais difícil de cumprir com os aparelhos escolhidos? Na opinião dos alunos, qual foi a coreografia bonita?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!