02/06/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Construir o elemento fita da Ginástica Rítmica, a partir de materiais alternativos.
-Vivenciar o elemento fita e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.
-Criar movimentos diferenciados percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula o será trabalhado o quarto material da Ginástica Artística, a Fita. Como este objeto é um material muito específico da Ginástica Artística, o professor utilizará sua criatividade para construir uma Fita com materiais alternativos (fita de cetim, canudo, palito de churrasco, grampeador e durex colorido). Uma Fita profissional tem como comprimento seis metros e com uma largura de 4 a 6 centímetro, com um peso mínimo de 35g.
Fonte: http://www.circos.com.pt/fitas_ginastica_ritmica.jpg
Para iniciar a aula o professor explicará que ela estará dividida em quatro momentos: primeiro a construção da fita, segundo a experimentação do material, terceiro a parte de aprendizado e desafios com a fita e por último será feito uma reunião com a turma para a divisão dos grupos e escolha dos ritmos das coreografias finais de planejamento.
Para construção da Fita, o professor distribuirá uma fita de cetim com aproximadamente dois metros para cada aluno e com a cor de acordo com a preferência de cada um. Em seguida, será entregue aos alunos um canudo e um palito de churrasco. Cada criança colocará o palito dentro do canudo, como se estivesse encapando o palito de churrasco. Depois, para o palito não escorregar e cair, o aluno colocará um durex colorido para fechar a parte de baixo do canudo. Como parte da decoração do material, os alunos irão escolher alguns durex coloridos e enfeitarão o canudo com suas cores de preferência. Por último, prenderemos a fita de cetim na ponta do canudo, para isso será usado um grampeador.
Com a Fita construída, os alunos brincarão livremente pela quadra, pois é importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, se familiarize com o objeto apresentado a ele.
Dando continuidade a aula o professor estimulará a turma com alguns desafios de movimentos para serem feitos com a Fita. Estes movimentos podem ser: executar movimentos circulares com a Fita, sem deixá-la tocar no chão; movimentos circulares com a fita acima da cabeça; balancear a Fita do lado do corpo; balancear a Fita acima da cabeça; balancear a Fita e em seguida pegar a ponta do cetim com a outra mão; formar um oito com a fita nos planos frontal, horizontal e vertical; executar movimentos em forma de espiral com a Fita nos planos horizontais e verticais; por último o professor perguntará se alguém sabe algum movimento diferente dos executados anteriormente.
Para finalizar a aula o professor reunirá a turma e explicará que para o encerramento do planejamento de Ginástica Rítmica, os alunos terão que montar uma coreografia com os conteúdos trabalhados durante a unidade. Mas para montar essa coreografia os grupos serão divididos por ritmo: samba, funk, rock, música eletrônica e outros ritmos. A princípio os grupos poderão escolher qual o ritmo eles querem nas suas coreografias, mas se mais de um grupo escolher o mesmo ritmo haverá um sorteio para decidir quem ficará com o ritmo. E como tarefa para próxima aula os grupos terão que escolher e trazer o nome de uma música, do ritmo escolhido pelo grupo, para o professor colocar na hora da coreografia final do curso.
Dica: Sugiro que o professor oriente os alunos a buscarem o professor de música para escolherem melhor as músicas.
No final da aula o professor reunirá a turma e fará algumas perguntas para testar o conhecimento da turma sobre o assunto tratado na aula.
Perguntas:
a) Qual o nome do aparelho da Ginástica Rítmica construído nessa aula?
b) Qual parte da construção os alunos tiveram mais dificuldade?
c) Qual foi o movimento realizado na aula que gerou mais dificuldade de ser executado?
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2012
Cinco estrelasmuito bm,varias enformaçoes
22/08/2011
Cinco estrelasmuito bom!