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Conceitos de música: material sonoro e composição - aula 5

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formular critérios e parâmetros do que possa ser música.
  • Compreender a composição musical como manipulação e organização intencional de qualquer material sonoro.
  • Pesquisar e organizar uma composição musical a partir da sonoridade de diversos tipos de papel.
  • Analisar e discutir sua produção e tomar decisões em grupo.
  • Ensaiar e apresentar as composições.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conhecimento musical não formal.
  •  Noções sobre os ‘gostos’ musicais dos alunos e o que consideram música ou não.
Estratégias e recursos da aula

        Caro(a) professor(a), esta série de aulas é destinada a discutir por meio de experiências práticas a serem desenvolvidas em sala de aula, os conceitos de música identificados nos sensos comuns cotidianos. Sugerimos para aprofundamento da noção de 'sensos comuns' a leitura do artigo do professor Luís Carlos Lopes (vide link 1 em Recursos Complementares).                           

         Ao mapear ‘preconceitos’ sonoros, buscamos transpor a visão de música limitada à noção de ‘gosto estético’ para uma perspectiva crítica do fenômeno sonoro, que é anterior às categorizações e aos gêneros musicais historicamente estabelecidos. É essencial que antes da aula o professor possa aprofundar a reflexão sobre os seus próprios conceitos do que considera música ou não. Neste processo pessoal recomendamos experimentar outros olhares sobre padrões históricos e de sensos comuns para absorver e compreender também as manifestações musicais difundidas nas mais diversas mídias presentes no cotidiano de seus alunos.                           

         Como base teórica de apoio, sugerimos a leitura do texto do livro “O ouvido pensante” de R.Murray Schafer (vide link 2 em Recursos Complementares), especialmente as páginas 25 a 36 e 119 a 124. Este material constitui uma rica fonte de insights para desdobramentos posteriores em sala de aula.                 

         

Atividade 1       

         Professor (a), para a instigação inicial, sugerimos que reúna os alunos em círculo e utilize como material sonoro uma folha comum de papel ofício A4 reciclado. Vale alertar os alunos sobre a importância do uso consciente do papel (leia mais em Recursos Complementares: De onde vem o papel?).

         Aqui faremos uso deste material com propósito musical e pedagógico. Para experimentar na prática o quanto este objeto pode ser ‘sonoro’ propomos a seguinte situação problema:

         a) É possível passar a folha de papel para cada aluno sem produzir qualquer som com ela? Peça aos alunos que tentem passar a folha de mão em mão fazendo máximo esforço para que não soe. É recomendável estar em um ambiente o mais silencioso possível para que se possa perceber qualquer som mínimo produzido com o papel.

         Debata: se produz som, o papel pode ser considerado um instrumento musical? Qual é a diferença entre esta folha de papel e outros materiais sonoros? Levante estas questões e discuta as respostas dadas pelos alunos. O conceito de material sonoro se relaciona com a noção de música como organização intencional de sons, ou seja, material sonoro pode ser qualquer objeto que produza som e que seja utilizado com o objetivo de fazer música. Realize novamente a experiência. Mudam as conclusões?

         b) Quantos sons diferentes podemos produzir com a mesma folha de papel sem rasgá-la? Peça que cada aluno produza um som único com esta folha de papel, mantendo a integridade do material até o fim. É possível amassar, mas neste momento peça que não rasguem e busquem outras formas de produzir o som. Analise com os alunos os sons produzidos.

         Debata: O que faz com que estes sons sejam musicais? Estes sons possuem ritmo? Melodia?

Atividade 2

         Peça que os alunos se dividam em grupos de 4 a 6 pessoas, e inicie a atividade perguntando: é possível elaborar uma composição musical com os sons obtidos a partir de folhas de papel?           

         Coloque à disposição dos grupos alguns outros diferentes tipos de papel, além do ofício, por exemplo: celofane, cartolina, toalha, alumínio, plástico, crepom e outros.  Proponha aos alunos que façam uma pesquisa inicial dos sons dos papéis. Recomendamos que sejam exploradas formas de extrair sons diferentes do mesmo material, associando ao corpo e/ou outros objetos, por exemplo: movimentando a folha, passando sobre a pele, puxando, dobrando, amassando, soprando, passando sobre alguma superfície. Deixe a criatividade dos alunos se manifestar, inventando novas possibilidades. Em cada situação podemos identificar vários sons diferentes. Oriente os alunos a listarem os sons encontrados, organizando-os por tipos: graves, agudos, contínuos, curtos, fracos, fortes, rápidos, lentos e por timbre.

Atividade 3  

         A partir da pesquisa realizada pelos alunos com os diversos tipos de papéis e formas de ‘tocá-los’, estimule-os a selecionarem os sons que utilizarão para a composição musical. Sugira que planejem a sequência dos acontecimentos sonoros (forma da música). É o momento em que estes sons serão organizados com intencionalidade musical pelos grupos. Estabeleça um tempo para que possam discutir formas de trabalhar o papel, considerando que devam: experimentar as soluções propostas por cada membro do grupo, tomar decisões em conjunto sobre que ideias utilizar, definir papéis dentro do grupo, ou seja, quem tocará o que e de que forma, e ensaiar a composição.

Atividade 4

          Peça aos grupos que apresentem suas composições, e, em seguida, estabeleça uma discussão final com a turma sobre as possibilidades de uso do papel como material sonoro. Os alunos irão identificar na prática uma importante noção para um conceito crítico de música: a intencionalidade na organização de sons. Incentive os grupos a autoavaliarem seus trabalhos e a contribuirem com sugestões após cada apresentação. Acrescente seus comentários. Estimule os alunos a perceberem a possibilidade de diferentes visões sobre o mesmo assunto. 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade os alunos devem ser capazes de ampliar seu conceito de música. Avalie:         

  1. Como foi a participação dos alunos no debate? Os alunos se envolveram na discussão com argumentações adequadas ao assunto? Contribuíram para o enriquecimento do debate?
  2. A pesquisa sonora dos diversos tipos de papel para a composição foi aproveitada com criatividade? Inventaram novas formas de tocar?       
  3. As composições musicais tinham uma estrutura que demonstrava intencionalidade na organização dos sons?       
  4. Os alunos conseguiram discutir em conjunto a composição e tomar decisões em grupo?       
  5. Ensaiaram e apresentaram com desenvoltura as composições?
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