Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A raposa e as uvas

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andrea Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a moral da história.

Recontar a história ouvida a partir de desenho e escrita coletiva

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1) Apresentar a gravura da fábula, a partir do link:

http://wzeu.ask.com/r?t=a&d=eu&s=uk&c=p&ti=1&ai=30751&l=dis&o=10000862&sv=0a65293e&ip=bd533e22&u=http%3A%2F%2Fxpress.superpedido.com.br%2FImagens%2FCapas200612%2F8532259960.jpg

Pedir aos alunos que contem o que estão vendo na imagem: quem é a personagem, onde está, o que está fazendo.

2) Ouvir a história a partir do link:

http://youtube.com/watch?v=DvqZXV8HDp8&feature=related 

3) Perguntar:

O que a raposa queria muito?

Ela conseguiu o que queria?

Como terminou a história?

O que quer dizer  a moral da história?

4) Analisar as características desse texto fábula:

a) O que ele apresenta de diferente?

A moral, ou ensinamento, ou lição.

b) O que quer dizer a moral: "Quem desdenha quer comprar"?

Explicar o significado, caso os alunos não consigam entender.

5) Fazer um desenho da fábula numa folha de papel.

2ª aula:

1) Recordar a história que ouviram no dia anterior.

2) Na folha em que fizeram o desenho da fábula, convidar os alunos a escrever coletivamente o texto.

Explicar que uma fábula não começa com "Era uma vez", que é uma história curta, as personagens não tem nomes, a história já começa na ação, sem a apresentação do cenário.Termina com a moral.

Os alunos falam a história e a professora registra no quadro. Depois os alunos irão copiar.

3) Os alunos deverão ler o texto produzido e, após a leitura, irão montar uma exposição das produções e ilustrações feitas no mural da sala de aula.

3ª aula:

1) Apresentar a fábula "A raposa e as uvas" escrita por Monteiro Lobato, no seu livro Fábulas, da Editora Brasiliense.

2) Comparar o texto escrito pelos alunos e a adaptação feita por Monteiro Lobato. O que se repete em ambos os textos?

Concluir que, apesar da linguagem ser diferente, a história e a moral são as mesmas.

3) Convidar os alunos a produzirem um outro final para essa fábula, onde a raposa tenha conseguido pegar as uvas.Em seguida, eles poderão ilustar.

Explicar que, nesse caso, a moral terá que mudar, por exemplo: "Quem espera sempre alcança" ou outra moral que os alunos sugerirem de acordo com o final produzido.

 4) Após a escrita, convidar os alunos a fazerem a leitura de seu final tecendo comentários sobre as diferenças criadas nas produções. Comentar que essas peculiaridades são marcas do autor e que o destingue dos demais.

5)Logo após,  dividir o quadro de exposição ao meio para que sejam também expostos esse trabalhos ressaltando a moral. Assim, de um lado do mural ficará: "Quem desdenha quer comprar" e do outro "Quem espera sempre alcança".

6) A professora poderá estimular os alunos a compararem as mudanças ocorridas nos dois finais.

Recursos Complementares

A história poderá ainda ser lida a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Raposa_e_as_Uvas 

Uma raposa que vinha pela estrada encontrou uma parreira com uvas madurinhas. Passou horas pulando tentando pegá-las, mas sem sucesso algum... Saiu murmurando, dizendo que não as queria mesmo, porque estavam verdes. Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão... voltou correndo pensando ser as uvas, mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa decepcionada virou as costas e foi-se embora de novo como um ar importante. 

Moral: Quem desdenha quer comprar.

Aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a denegri-la, para diminuir o peso de seu insucesso.

É fácil desprezar aquilo que não se pode alcançar.

Avaliação

Verificar se os alunos compreenderam a moral da história.

Observar se os alunos conseguiram recontar a história, bem como se copiaram observando ortografia e pontuação adequados.

Avaliar se conseguiram produzir um outro final relacionado a outra moral para a história e se tiveram a capacidade de comparar as principais mudanças ocorridas

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.