Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de aumentar e diminuir/ Educação Física/Ensino Especial

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá adição e subtração.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- dinâmicas de envolvimento   

Atividade 1: Nunca 3

Formação: na quadra, em duplas.

Descrição da atividade: os alunos deverão formar duplas, de mãos dadas, ficando espalhadas pela quadra. O professor escolherá dois alunos para que comecem a brincadeira, sendo que um será o pegador e o outro o fugitivo.

Para o fugitivo se salvar ele deverá dar a mão a  uma das duplas somando assim  mais um e formando um trio.Simultaneamente, o aluno da outra ponta do trio  deverá correr sendo este o pegador e o aluno que antes corria para pegar deverá se salvar.

Sugestão: o professor poderá trabalhar com grupos maiores como nunca 4, nunca 5, alterando a quantidade de aluno no grupo.

Percebe professor: 

-que trabalhar o corpo associando adicionar e subtrair poderá possibilitar à criança com discalculia a prática destes elementos que a levarão a uma melhor incorporação do conceito;

- que todos os desafios propostos aos alunos oportunizarão trabalhar funções importantes como: associação; seqüências; auto defesa; mudanças de direção entre outros aspectos que poderão contribuir com a conscientização de possíveis falhas, fazendo com que o aluno com discalculia comece a criar novas maneiras para amenizar suas dificuldades.

Por isso: para que a criança construa o signo numérico com significado ela deve ser colocada diante de situações, em sala de aula, onde existam resoluções de problemas que envolvam quantidades.

Atividade 2: Fala e eu retruco

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: o professor numerará cada aluno e contará uma história onde inicia uma visita a um parque ecológico, dizendo: “Eu fui ao parque e encontrei 2 araras e 3 elefantes”, neste momento todos deverão somar o número de animais apresentados pelo professor e o aluno correspondente ao número (neste caso o 5) deverá retrucar: “Eu fui ao parque e encontrei 15 tartarugas e 1 macaco” e assim sucessivamente. Quando alguém errar, todos trocam de lugar e o aluno que errou deve iniciar a próxima rodada.

Figura 1: Disponível em: http://peadcleidesilva.pbworks.com/f/1207828574/numeros.jpg  

acesso em: 04.05.10.  

Notou professor: nesta atividade concedeu-se a chance da criança trabalhar com :

- a dificuldade de realizar cálculo mental;

- a dificuldade no manejo da reversibilidade das operações

-  a dificuldade de estabelecer as operações para resolução de problemas. Isto a levará a apresentar comportamentos mais alegres, por conta das experiências e possíveis identificações em relação à descoberta de que pode alcançar resultados positivos aos desafios propostos a ela.

Atividade 3: Pirâmide

Formação: duas equipes  

Descrição da atividade: O professor formará duas equipes e cada equipe deverá ter o mesmo número de pregadores (bastante quantidade). Os alunos deverão criar uma pirâmide com os pregadores, prendendo um ao outro, uma equipe faz a pirâmide da outra equipe.

Deverá ser utilizado um dado para ser escolhida a quantidade de pregadores a ser retirada da pirâmide. Ex: ao jogar o dado, o número apontado por este (três), deverão retirar três pregadores, tendo cuidado para não desmontar a pirâmide. Quando uma das pirâmides cair os alunos deverão contar a quantidade de pregadores retirados e a quantidade que sobrou, e continuar aguardando o outro grupo retirar os pregadores até que sua pirâmide caia também. Ganhará o grupo que conseguir retirar o maior número de pregadores até desmontar a pirâmide.

Figura 2 : Disponível em: http://www.your-soul.com/archives/pregadores.jpg 

acesso em: 04.05.10.

Recursos Complementares

Confeccionando um brinquedo

Material necessário - 5 caixas de leite vazias cortadas ao meio para dar a quantidade de 10 caixas (ou outras 10 caixas de   tamanho similar); - Bola de papel, feita de jornal amassado; -Caneta esferográfica preta.

Modo de fazer: Corte as caixas de leite ao meio de modo que fiquem do mesmo tamanho, se preferir encape-as e a parte de dentro deverá ser branca para poder fazer as anotações.

Dentro de cada caixa deverá ser escrito um número, no positivo e no negativo. Ex. +10, -9, +5, -4, entre outros de sua preferência.  

Como brincar:   O professor deverá colocar as caixas em forma de pirâmide, e delimitará um espaço entre as caixas que estarão no chão e uma linha demarcatória apontando a localização em que os alunos deverão permanecer. Com as bolinhas de papel amassadas, o professor pedirá para que as crianças joguem uma quantidade de vezes cada um (ex: três vezes cada aluno) e irá somando os números acertados que se encontram em cada caixa, fazendo as contas junto com eles.

Nome

Bola 1

Bola 2

Bola 3

Total

Ana Maria

+5

-8

+10

7

José Henrique 

-6

-2

+5

-3

Gabriel

+10

-2

-8

0

Poderá ser feita uma pequena competição entre os alunos, vencendo quem obter o maior número de pontos.

Dica: Sempre vá mudando as ordens das caixas para que eles não memorizem onde estarão os números.

No link abaixo poderá ser visualizada a figura correspondente ao brinquedo totalmente pronto.

Disponível em: http://www.ftd.com.br/vaicomecarabrincadeira/ImagensJogosBrincadeiras/JogosBrincadeirasMatematica_JogoBolaCaixa01.htm  

acesso em: 04.05.10.

Avaliação

A avaliação deverá acontecer no decorrer da atividade, observando o nível de  dificuldade na apropriação dos conceitos de adição e subtração entre os alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JULIANA FAUSTO, Faculdades Integradas Simonsen , Rio de Janeiro - disse:
    jufausto@bol.com.br

    16/08/2016

    Cinco estrelas

    Gostei muito do plano. Parabens


  • Cacia Scuassante Bolzan, CAEE de Linhares , Espírito Santo - disse:
    bemequer@terra.com.br

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei excelente a criatividade das atividades propostas.


  • Mariângela de L. Coutinho S. Silva, Escola Mun. Meridional , Minas Gerais - disse:
    dmariangela09@yahoo.com.br

    08/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá ! Simplesmente adorei ! Aulas instigantes e que fazem o aluno pensar ! Farei as atividades semana que vem, obrigada ! "A vida é troca incessante ". Paz e luz, Mariângela


  • Viviane Rodrigues Araujo, IENF , Rio de Janeiro - disse:
    vi_rodrigues@ibest.com.br

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    As aulas são muito criativas e conseguem trabalhar de forma lúdica e prazerosa conceitos, abstratos, da matemática, oferecendo a criança a possibilidade de aprendê-los e fixá-los , pois certamente jamais esqueceraõ da brincadeira que realizaram e conseguentemente do conteúdo. Certamente se os professores adotassem este tipo de metodologia , os alunos não teriam tantas dificuldades para assimlilarem os conceitos desta área de conhecimento!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.