02/06/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno aprenderá adição e subtração.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- dinâmicas de envolvimento
Atividade 1: Nunca 3
Formação: na quadra, em duplas.
Descrição da atividade: os alunos deverão formar duplas, de mãos dadas, ficando espalhadas pela quadra. O professor escolherá dois alunos para que comecem a brincadeira, sendo que um será o pegador e o outro o fugitivo.
Para o fugitivo se salvar ele deverá dar a mão a uma das duplas somando assim mais um e formando um trio.Simultaneamente, o aluno da outra ponta do trio deverá correr sendo este o pegador e o aluno que antes corria para pegar deverá se salvar.
Sugestão: o professor poderá trabalhar com grupos maiores como nunca 4, nunca 5, alterando a quantidade de aluno no grupo.
Percebe professor:
-que trabalhar o corpo associando adicionar e subtrair poderá possibilitar à criança com discalculia a prática destes elementos que a levarão a uma melhor incorporação do conceito;
- que todos os desafios propostos aos alunos oportunizarão trabalhar funções importantes como: associação; seqüências; auto defesa; mudanças de direção entre outros aspectos que poderão contribuir com a conscientização de possíveis falhas, fazendo com que o aluno com discalculia comece a criar novas maneiras para amenizar suas dificuldades.
Por isso: para que a criança construa o signo numérico com significado ela deve ser colocada diante de situações, em sala de aula, onde existam resoluções de problemas que envolvam quantidades.
Atividade 2: Fala e eu retruco
Formação: em círculo.
Descrição da atividade: o professor numerará cada aluno e contará uma história onde inicia uma visita a um parque ecológico, dizendo: “Eu fui ao parque e encontrei 2 araras e 3 elefantes”, neste momento todos deverão somar o número de animais apresentados pelo professor e o aluno correspondente ao número (neste caso o 5) deverá retrucar: “Eu fui ao parque e encontrei 15 tartarugas e 1 macaco” e assim sucessivamente. Quando alguém errar, todos trocam de lugar e o aluno que errou deve iniciar a próxima rodada.
Figura 1: Disponível em: http://peadcleidesilva.pbworks.com/f/1207828574/numeros.jpg
acesso em: 04.05.10.
Notou professor: nesta atividade concedeu-se a chance da criança trabalhar com :
- a dificuldade de realizar cálculo mental;
- a dificuldade no manejo da reversibilidade das operações
- a dificuldade de estabelecer as operações para resolução de problemas. Isto a levará a apresentar comportamentos mais alegres, por conta das experiências e possíveis identificações em relação à descoberta de que pode alcançar resultados positivos aos desafios propostos a ela.
Atividade 3: Pirâmide
Formação: duas equipes
Descrição da atividade: O professor formará duas equipes e cada equipe deverá ter o mesmo número de pregadores (bastante quantidade). Os alunos deverão criar uma pirâmide com os pregadores, prendendo um ao outro, uma equipe faz a pirâmide da outra equipe.
Deverá ser utilizado um dado para ser escolhida a quantidade de pregadores a ser retirada da pirâmide. Ex: ao jogar o dado, o número apontado por este (três), deverão retirar três pregadores, tendo cuidado para não desmontar a pirâmide. Quando uma das pirâmides cair os alunos deverão contar a quantidade de pregadores retirados e a quantidade que sobrou, e continuar aguardando o outro grupo retirar os pregadores até que sua pirâmide caia também. Ganhará o grupo que conseguir retirar o maior número de pregadores até desmontar a pirâmide.
Figura 2 : Disponível em: http://www.your-soul.com/archives/pregadores.jpg
acesso em: 04.05.10.
Confeccionando um brinquedo
Material necessário - 5 caixas de leite vazias cortadas ao meio para dar a quantidade de 10 caixas (ou outras 10 caixas de tamanho similar); - Bola de papel, feita de jornal amassado; -Caneta esferográfica preta.
Modo de fazer: Corte as caixas de leite ao meio de modo que fiquem do mesmo tamanho, se preferir encape-as e a parte de dentro deverá ser branca para poder fazer as anotações.
Dentro de cada caixa deverá ser escrito um número, no positivo e no negativo. Ex. +10, -9, +5, -4, entre outros de sua preferência.
Como brincar: O professor deverá colocar as caixas em forma de pirâmide, e delimitará um espaço entre as caixas que estarão no chão e uma linha demarcatória apontando a localização em que os alunos deverão permanecer. Com as bolinhas de papel amassadas, o professor pedirá para que as crianças joguem uma quantidade de vezes cada um (ex: três vezes cada aluno) e irá somando os números acertados que se encontram em cada caixa, fazendo as contas junto com eles.
Nome |
Bola 1 |
Bola 2 |
Bola 3 |
Total |
Ana Maria |
+5 |
-8 |
+10 |
7 |
José Henrique |
-6 |
-2 |
+5 |
-3 |
Gabriel |
+10 |
-2 |
-8 |
0 |
Poderá ser feita uma pequena competição entre os alunos, vencendo quem obter o maior número de pontos.
Dica: Sempre vá mudando as ordens das caixas para que eles não memorizem onde estarão os números.
No link abaixo poderá ser visualizada a figura correspondente ao brinquedo totalmente pronto.
Disponível em: http://www.ftd.com.br/vaicomecarabrincadeira/ImagensJogosBrincadeiras/JogosBrincadeirasMatematica_JogoBolaCaixa01.htm
acesso em: 04.05.10.
A avaliação deverá acontecer no decorrer da atividade, observando o nível de dificuldade na apropriação dos conceitos de adição e subtração entre os alunos.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/08/2016
Cinco estrelasGostei muito do plano. Parabens
19/05/2011
Cinco estrelasAchei excelente a criatividade das atividades propostas.
08/10/2010
Cinco estrelasOlá ! Simplesmente adorei ! Aulas instigantes e que fazem o aluno pensar ! Farei as atividades semana que vem, obrigada ! "A vida é troca incessante ". Paz e luz, Mariângela
02/10/2010
Cinco estrelasAs aulas são muito criativas e conseguem trabalhar de forma lúdica e prazerosa conceitos, abstratos, da matemática, oferecendo a criança a possibilidade de aprendê-los e fixá-los , pois certamente jamais esqueceraõ da brincadeira que realizaram e conseguentemente do conteúdo. Certamente se os professores adotassem este tipo de metodologia , os alunos não teriam tantas dificuldades para assimlilarem os conceitos desta área de conhecimento!