Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os pais das fábulas: texto informativo

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância dos escritores para o registro das fábulas.

Identificar  a diferença entre um texto narrativo e um texto informativo.

Identificar os fatos principais do texto informativo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Já ter tido um contato inicial com textos do tipo fábula.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Ouvir a fábula A Cigarra e a Formiga a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=hyZXhAk_fuo&feature=related 

Essa fábula pode, também, ser encontrada no seguinte link:

http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/noflash/cigarra.jhtm 

b) Recordar, ouvindo os alunos, as características das fábulas: uma história curta em que as personagens são animais, que agem e falam como gente e apresenta um ensinamento, uma moral.

c) Perguntar qual é o ensinamento que aprendemos a partir da fábula ouvida. Ouvir o que os alunos conseguiram captar dessa moral.

Depois cada aluno deverá escrever no seu caderno a moral da história e explicar com suas palavras o que entendeu dessa moral.

2ª aula:

a) Recordar o texto trabalhado na aula anterior. Pedir a alguns alunos que recontem com suas próprias palavras.

b) Pedir que os alunos falem o que significa a palavra autor. Perguntar se conhecem os autores que escreveram as primeiras fábulas. Qual o nome deles?

c) Apresentar o texto para os alunos lerem, a partir do link abaixo.

Os alunos farão primeiramente uma leitura silenciosa, para perceberem do que se trata o texto. Depois, cada aluno poderá ler um parágrafo em voz alta, ou parte do texto.

http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/esopo.jhtm 

Fábula

A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que era certo e o que era errado.

Esopo

Acredita-se que Esopo tenha vivido no século VI antes de Cristo. Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia. Mas não há provas históricas de que ele tenha existido. O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

d) Apresentar também o texto sobre o fabulista: Jean de La Fontaine, a partir do link:

(O texto poderá ser resumido, dependendo da idade dos alunos, a fim de facilitar sua compreensão).

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/la-fontaine-de-geracao-em-geracao/la-fontaine-de-geracao-em-geracao-0/?searchterm=None

La Fontaine:

De geração em geração

Saiba quem foi o francês Jean de La Fontaine, autor de fábulas que atravessam séculos! Por: Juliana Martins, Ciência Hoje das Crianças Publicado em 25/03/2003 | Atualizado em 01/03/2010

Ele deu vida aos animais ao escrever histórias inesquecíveis. Quem não conhece, por exemplo, "A cigarra e a formiga"? Pois esse texto é de um dos maiores fabulistas da era moderna: Jean de La Fontaine. Nascido a 13 de julho de 1621 na cidade francesa Château-Thierry, na região de Champagne, La Fontaine não ouviu o pai na hora de decidir seu futuro profissional. Chegou a estudar e completar o curso de direito, mas ser advogado não era sua vocação. Pensou em ser padre, entrou para um seminário e, pouco mais de um ano depois... desistiu!   

Aos 26 anos, La Fontaine estava casado. Onze anos depois, separou-se e foi viver em Paris. Sua sensibilidade o despertou para a literatura e, com o apoio de mecenas -- homens ricos que patrocinavam os artistas --, ele se dedicou às letras.   

Começou escrevendo poemas. Sua primeira obra importante como escritor foi publicada em vários volumes a partir de 1665. Chamava-se Contos e destacava-se pela narrativa provocativa, que visava divertir o leitor. O primeiro dos volumes recebeu o nome de Novelas em versos extraídos de Bocaccio e Ariosto. O último livro dessa série foi finalizado em 1667.

E La Fontaine não parou por aí! Inspirado nas literaturas clássica e oriental, ele começou a escrever fábulas, isto é, histórias em que os animais são personagens que representam os seres humanos e suas manias. Na Antiguidade, o fabulista mais famoso foi o grego Esopo. E foi em Esopo que La Fontaine se inspirou para escrever suas histórias. A série Fábulas foi publicada entre 1668 e 1694, totalizando 12 livros, como "O lobo e o cordeiro", "A cigarra e a formiga" ou "O corvo e a raposa", entre outros.

 Em 1684, La Fontaine foi nomeado membro da Academia Francesa por ter feito do classicismo francês uma das mais belas expressões literárias da época. Doze anos mais tarde, já bastante doente, decidiu resgatar seu interesse pela religião. Pensou em escrever uma obra sobre a fé, mas não chegou a fazê-lo. Morreu em 13 de abril de 1695, em Paris, deixando para as gerações futuras várias lições sobre a condição humana. Na introdução de sua primeira edição de Fábulas ele diz: "Sirvo-me de animais para instruir os homens. Procuro tornar o vício ridículo por não poder atacá-lo com braço de Hércules. Algumas vezes oponho, através de uma dupla imagem, o vício à virtude, a tolice ao bom senso... Uma moral nua provoca o tédio. O conto faz passar o preceito com ele; nessa espécie de fingimento, é preciso instruir e agradar, pois contar por contar me parece de pouca monta."

e) Após a leitura dos textos, os alunos apresentarão as diferentes características dos textos lidos.

A professora poderá questionar: O que os textos "Fábula", "Esopo" e "La Fontaine" têm de diferente do texto: "A cigarra e a formiga"?
Os alunos poderão concluir que os primeiros falam sobre alguma coisa ou sobre alguém, ou seja, eles são informativos; enquanto o último é um texto narrativo, conta uma história, ou seja, é uma fábula.

3ª aula:

a) Conversar com os alunos sobre a importância dos fabulistas no registro das fábulas que foram escritas há mais de 2000 anos.

Sem esse trabalho escrito, talvez hoje nós não teríamos à nossa disposição textos tão interessantes e criativos, que nos ensinam importantes lições.

b) Os alunos deverão reler os textos para responder às questões, por escrito, em seu caderno:

  • Quem era Esopo?
  • Há quanto tempo vem sendo contadas as fábulas escritas por Esopo?
  • Que bichos Esopo usava em suas fábulas?
  • Quem foi Jean de La Fontaine?
  • Em quem La Fontaine se inspirou para escrever suas fábulas?
  • Das fábulas de La Fontaine citadas no texto, quais você conhece?

c) A partir da leitura do texto da aula anterior, convidar os alunos a fazer um resumo coletivo sobre as principais ideias presentes nos textos informativos lidos. A professora poderá anotar no quadro o resumo feito pelos alunos.

d) A partir das informações anotadas, solicitar aos alunos que escrevam o seu próprio texto informativo, contando com suas próprias palavras o que aprenderam sobre os fabulistas.

Esses textos poderão, após serem corrigidos pela professora e reescritos pelos alunos, ser afixados no mural da sala, para consultas posteriores.

4ª aula:

a) Para retomar as aulas anteriores, a professora apresentará em duas folhas de papel pardo uma fábula e um texto informativo sobre o conceito de fábula (esse texto  informativo poderá ser um texto escrito por um dos alunos na aula anterior).

Pedir a duas crianças que façam a leitura em voz alta dos textos.

b) Em seguida, a professora registrará no quadro, em forma de tópicos, as principais características de cada gênero textual, a partir das conclusões apresentadas pelos próprios alunos.

Ex : Texto narrativo: fábula

- as personagens geralmente são animais...

- é escrito em forma de história...

Texto informativo: fábula

- relata situações, acontecimentos...

- descreve informações sobre o assunto tratado ...

c) Após o registro no quadro, os alunos podem copiar as informações no caderno, de forma a ressaltar as conclusões sobre os gêneros trabalhados.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, ver o vídeo relacionado à fábula "A cigarra e a formiga"  a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY 

Todos os links utilizados nessa aula foram acessados em 10/05/2010.

Avaliação

Verificar se os alunos sabem nomear os escritores principais das fábulas.

Observar se os alunos foram capazes de sintetizar as informações do texto informativo e se estabeleceram a diferença entre o texto informativo e o narrativo.

Verificar, através das produções feitas pelos alunos na 3ª aula, se eles foram capazes de identificar os principais fatos do texto informativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.