28/05/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1) Identificar alguns sites da Internet que contribuem para a violência.
2) Reconhecer os riscos que a Internet poderá oferecer caso o usuário não tenha orientação para utilizá-la.
3) Avaliar quais informações da própria vida poderão ser divulgadas e quais não poderão a fim de preservar sua identidade.
4) Identificar maneiras seguras e adequadas de utilizar a Internet de forma a beneficiar-se das informações que a mesma oferece.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Comentários ao/a professor/a:
Professor/a, a internet na atualidade representa uma importante ferramenta de aprendizagem, sendo que crianças até mesmo muito pequenas têm se beneficiado da mesma tanto como forma de entretenimento como oportunidade de ampliação de seu conhecimento de mundo. No entanto faz-se necessário auxiliar as crianças na utilização de tal recurso para que saibam selecionar as informações que lhe tragam contribuições significativas, contrapondo-se e defendendo-se daquelas que possam lhe prejudicar ou lhe colocar em risco. Essa aula tem o propósito de colaborar com os/as alunos/as para que possam exercitar o pensamento crítico, avaliar e questionar as informações obtidas na internet, preservando-se.
Professor/a, o ideal é que essa aula seja realizada no laboratório de informática. Caso não seja possível, imprima as reportagens que serão trabalhadas na mesma.
Atividade 1:
1º Momento: Professor/a, inicie a sua aula escrevendo na lousa: INTERNET: PARA QUEM? PARA QUÊ?
Logo em seguida pergunte aos/as alunos/as: Que contribuições a internet traz para as pessoas de uma maneira geral? E para as crianças? Na sua percepção todas as pessoas se beneficiam da internet? Afinal, para quê serve a internet? Qual a utilidade da mesma?
2º Momento: Oriente os/as alunos/as para que, em dupla, acessem o seguinte site:
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo054.shtml
3º Momento: Solicite aos/as alunos/as que após lerem as recomendações de utilização da internet produzam um cartaz contendo “placas” que sinalizem proibições e permissões relacionadas ao uso da internet. Ex: É proibido fornecer informações pessoais sobre minha vida. Oriente os/as alunos/as a construírem um cartaz com imagens e frases curtas semelhante a placas de trânsito.
4º Momento: Os cartazes deverão ser socializados e divulgados posteriormente na escola.
Atividade 2:
1º Momento:
Dividir a turma em três sub-grupos e assistir aos vídeos: "Sua senha é sua identidade digital", disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=jwV8SmYWHmQ&feature=related
"Cartilha: O Uso responsável da internet", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related
2º Momento:
Perguntar aos/as alunos/as: Qual a mensagem dos vídeos? O que devemos fazer para nos proteger quando acessamos a internet? Por que algumas atitudes que temos ao utilizarmos a internet não são bacanas? O que podemos causar a nós mesmos e aos outros?
3º Momento:
Propor um fórum de discussão sobre o tema "O uso adequado/inadequado da internet" . Dizer aos/as alunos/as que eles/as deverão se imaginar em um fórum em que haverá um réu, alguns advogados de defesa e alguns advogados de acusação. Para isso, professor/a, sugere-se que você divida a turma em dois sub-grupos A e B, sendo que o o sub-grupo A deverá representar os advogados de defesa que concordam com a utilização indiscriminada da internet e o sub-grupo B deverá posicionar-se contrário a utilização indiscriminada da internet. Cada grupo terá um tempo de dez minutos para preparar seus argumentos e defesa.
4º Momento:
Refletir com os/as alunos sobre as consequências desastrosas causadas pelo uso indiscriminado da internet, a saber: colocar-se em situação de risco, ser assaltado, ser violentado, colocar sua família em risco, dentre outras.
Atividade 3:
1º Momento: Dividir a turma em duplas e solicitar que acessem os seguintes sites:
2º Momento: Os/as alunos/as deverão ler as reportagens “Violência pela Internet” e “Bullyng na internet pode ser pior do que a violência real” para subsidiar na realização da atividade proposta a seguir:
1) Reflitam sobre quais são as principais informações da reportagem e escrevam com suas palavras.
2) Vocês conhecem todas as palavras utilizadas nos textos? Procurem no dicionário aquelas que não conhecem e registrem o significado.
3) Discutam entre si o conteúdo das reportagens, buscando recordar situações que tenham vivido ou souberam que colegas viveram ao utilizar de forma desrespeitosa a internet.
4)Produzam um texto em dupla com o seguinte título: “Diga NÃO à violência pela Internet”
3º Momento:
Professor/a abra oportunidade para que os/as alunos/as socializem suas produções e, diante disso, promova uma reflexão crítica sobre a importância de se utilizar a internet de forma criteriosa, responsável e respeitosa.
Professor/a, você poderá utilizar os seguintes recursos para auxiliá-lo/a em sua aula:
Texto virtual: Imagens de Pedofilia na Internet crescem em número e violência, disponível em:
http://www.mundopt.com/n-imagens-de-pedofilia-na-internet-crescem-em-numero-e-violencia-10727.html
Texto: Ética na Internet, disponível em:
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo042.shtml#SobreInternet
Vídeo: Violência na Internet é uma realidade preocupante, disponível em:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=188096&headline=20&visual=9
Professor/a, avalie o envolvimento dos/as alunos, bem como a seriedade com que lidaram com o tema proposto na aula. Solicite que os/as mesmos/as sintetizem em um parágrafo o que aprenderam sobre o tema discutido no decorrer das aulas. Procure identificar por meio do registro dos/as alunos/as a compreensão deles sobre os cuidados que se deve ter com o uso da internet. Por fim, sugira que os/as alunos/as registrem as principais dicas para o uso seguro da internet em formato de pequenos bilhetes para serem afixados nos seus próprios computadores de casa, caso tenham.
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