26/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar características presentes no texto fábula.
Produzir um texto coletivo a partir dos conhecimentos assimilados no decorrer do trabalho com as fábulas.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Ouvir a fábula a partir do link:
http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&feature=related (acessado em 10/05/2010)
b) Conversar com os alunos sobre o que aconteceu na fábula:
c) Conversar sobre as características do texto. Em seguida, realizar a seguinte atividade:
Responda em seu caderno:
d) Ao final da atividade, os alunos poderão trocar os cadernos. A professora pedirá aos alunos que leiam o que escreveram e os próprios alunos farão a correção das atividades realizadas pelos colegas.
2ª aula:
A partir das respostas da aula anterior, propor aos alunos a escrita de um texto informativo coletivo sobre as características das fábulas.
A professora escreverá a sugestão dos alunos no quadro e os alunos copiarão em seus cadernos, tendo atenção para a correção ortográfica, pontuação, parágrafos, letra maiúscula quando necessário.
3ª aula:
a) Leitura do texto informativo sobre fábulas produzido pelos alunos.
B) Leitura de um texto informativo sobre fábulas, que pode ser encontrado no link:
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm (acessado em 10/05/2010)
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história. A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” contida em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” contida em “A cigarra e as formigas”.
Portanto, sempre que redigir uma fábula, lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa. Por ser exposta também oralmente. A fábula apresenta diversas versões de uma mesma história e, por este motivo, dá-se ênfase em um princípio ou outro, dependendo da intenção do escritor ou interlocutor. É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. É interessante, principalmente para as crianças, pois permite que elas sejam instruídas dentro de preceitos morais sem que percebam. E outra motivação que o escritor pode ter ao escolher a fábula na aula, no vestibular ou em um concurso que tenha essa modalidade de escrita como opção é que é divertida de se escrever. Pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, etc. Lembrando-se sempre de escolher personagens inanimados e/ou animais, assim como uma moral que norteará todo o enredo.
c) Após a leitura dos dois textos, o professor orientará a comparação entre eles, sugerindo aos alunos que completem as informações relevantes que deixaram de registrar.
Esse registro pode ser feito através de tópicos para facilitar a complementação das informações.
Como atividade complementar, assistir ao vídeo, a partir do link:
http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ&feature=related (acessado em 10/05/2010)
Observar se os alunos conseguiram identificar as principais características presentes em uma fábula, a partir das perguntas escritas.
Verificar se os alunos conseguiram registrar as informações principais sobre as características das fábulas.
Perceber se foram capazes de copiar informações atentando para a ortografia, pontuação, letra maiúscula, etc.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/06/2011
Cinco estrelasmuito bom
11/04/2011
Cinco estrelasa aula foi show tirei todas as minhas duvudas!!!
23/03/2011
Cinco estrelasAdorei!
01/02/2011
Cinco estrelasFOI ÓTIMA
01/02/2011
Três estrelasgostei da aula