Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Características das fábulas

 

26/05/2010

Autor e Coautor(es)
Miriam Raquel Piazzi Machado
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características presentes no texto fábula.

Produzir um texto coletivo a partir dos conhecimentos assimilados no decorrer do trabalho com as fábulas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Ouvir a fábula a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&feature=related (acessado em 10/05/2010)

b) Conversar com os alunos sobre o que aconteceu na fábula:

  • Quem são as personagens principais? Elas têm nomes?
  • Onde aconteceu a história?
  • O que as personagens resolveram fazer?
  • O que a lebre fez?
  • Quem ganhou a corrida?

c) Conversar sobre as características do texto. Em seguida, realizar a seguinte atividade:

          Responda em seu caderno:

  • Numa fábula, normalmente, as personagens são animais?
  • Esses animais são animais comuns? Eles falam? Como eles agem?
  • A fábula é uma história curta ou longa?
  • O cenário onde acontece a história é descrito?
  • E as personagens, há descrição delas?
  • O que as fábulas apresentam no final?

d) Ao final da atividade, os alunos poderão trocar os cadernos. A professora pedirá aos alunos que leiam o que escreveram e os próprios alunos farão a correção das atividades realizadas pelos colegas.

2ª aula:

A partir das respostas da aula anterior, propor aos alunos a escrita de um texto informativo coletivo sobre as características das fábulas.

A professora escreverá a sugestão dos alunos no quadro e os alunos copiarão em seus cadernos, tendo atenção para a correção ortográfica, pontuação, parágrafos, letra maiúscula quando necessário.

3ª aula:

a) Leitura do texto informativo sobre fábulas produzido pelos alunos.

B) Leitura de um texto informativo sobre fábulas, que pode ser encontrado no link:

http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm (acessado em 10/05/2010)

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história. A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” contida em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” contida em “A cigarra e as formigas”.

Portanto, sempre que redigir uma fábula, lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa. Por ser exposta também oralmente. A fábula apresenta diversas versões de uma mesma história e, por este motivo, dá-se ênfase em um princípio ou outro, dependendo da intenção do escritor ou interlocutor. É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. É interessante, principalmente para as crianças, pois permite que elas sejam instruídas dentro de preceitos morais sem que percebam. E outra motivação que o escritor pode ter ao escolher a fábula na aula, no vestibular ou em um concurso que tenha essa modalidade de escrita como opção é que é divertida de se escrever. Pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, etc. Lembrando-se sempre de escolher personagens inanimados e/ou animais, assim como uma moral que norteará todo o enredo.

c) Após a leitura dos dois textos, o professor orientará a comparação entre eles, sugerindo aos alunos que completem as informações relevantes que deixaram de registrar. 

Esse registro pode ser feito através de tópicos para facilitar a complementação das informações.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, assistir ao vídeo, a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ&feature=related (acessado em 10/05/2010)

Avaliação

Observar se os alunos conseguiram identificar as principais características presentes em uma fábula, a partir das perguntas escritas.

Verificar se os alunos conseguiram registrar as informações principais sobre as características das fábulas.

Perceber se foram capazes de copiar informações atentando para a ortografia, pontuação, letra maiúscula, etc.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.