Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos
  • Trabalhar em grupos produtivamente
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verifique se os alunos fazem uso das ferramentas de revisão de texto quando escrevem  usando o computador de maneira geral (ao enviar e-mails, digitar algo em processadores de texto como o Word, por exemplo...)

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula, alimentando suas reflexões, professor:

"As questões de gênero são construídas através das muitas instituições socioculturais que compõem uma dada sociedade, entre elas, o folclore. Estão sujeitas à aculturação e apropriação de conhecimentos, à dinâmica de construção e evolução de saberes, à definição e reestruturação de status e papéis sociais, inclusive. Estão carregadas de uma forte dose de preconceitos, tabus e discriminações contra a mulher e a favor do homem, largamente difundidas ao longo de milênios da história da humanidade, refletidas no pensar, sentir e agir do povo. No aqui e agora, as relações sociais entre sexos encontram condições favoráveis para serem revistas, ampliadas, transformadas, retificadas ou ratificadas, consequentemente, tornam-se mais dinâmicas e mutáveis, neste começo do século XXI. Fazendo parte do que é construído histórico-social e culturalmente e, não simplesmente, determinada pela natureza humana, as relações de gênero possibilitam a sua própria construção e reconstrução cotidianamente. Pela educação. Pela cidadania."  

(Thelma Regina Siqueira Linhares, disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0078.html )     

1ª aula:

Exiba a seus alunos o vídeo disponível no Portal do Professor:

Ditos populares [Sua língua] 

Oriente para que, durante a exibição, os alunos anotem os ditos populares explorados no vídeo.

Após a exibição, resgate os ditos apresentados no vídeo, comentando que não se sabe ao certo as origens de cada ditado,  e  que  podem relacionar-se ao modo de viver e pensar em uma determinada época, revelando também preconceitos e desigualdades. Pergunte-lhes quais outros ditos populares conhecem , compondo  uma lista.

Se não aparecerem, acrescente os seguintes ditos populares, destacando que abordam uma visão sobre mulheres:

Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher

Roupa suja se lava em casa

Mulher no volante é perigo constante

Ele não sabe porque bate, mas ela sabe porque apanha

Mulher é como bife, só amacia quando apanha

Mulher na janela não cozinha nem mexe panela

Espelho reflete sem falar, a mulher fala sem refletir

Segredo em mulher é pão em boca de pobre.

Lance perguntas sobre o que significam cada um dos ditos acima. Peça que exemplifiquem situações.

Assim, após aquecer a turma para o tema, peça que se organizem em trios e, no laboratório de informática, elaborem uma  narrativa onde um dos ditos populares, listados por você, apareça.

Circule pelos grupos, acompanhando a coerência da produção e a temática,  bem como,  indique a leitura das produções para revisão. Incentive que usem as ferramentas de revisão de texto, demonstrando que sempre que houver um grifo no texto produzido, feito pelo próprio processador, podem clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e checar se a sugestão de correção feita pelo programa é, de fato, pertinente. Em caso afirmativo, devem clicar sobre a sugestão para incorporá-la ao texto.

Exemplo do uso da ferramenta de revisão

Imagem: Eliane Candida Pereira

Entre uma aula e outra: 

Aponte os aspectos que deverão ser revistos pelos alunos, considerando a coerência e coesão na produção. Deixe comentários no texto dos alunos.

2ª aula: 

Peça que os trios contem suas histórias onde um desses ditos populares, que abordam questões envolvendo mulheres, apareça.  Provoque discussões sobre as circunstâncias em que os ditos encaixaram-se no texto: em que posição ficaram as mulheres das histórias?  Provoque seus alunos a refletirem: que pensamentos sobre as mulheres esses ditos suscitaram?

Após as discussões, peça que deem nova roupagem aos textos produzidos, tornando-os histórias de superação da desigualdade ou preconceito que o ditado revelou na primeira versão.

Retome os procedimentos de revisão sugeridos na primeira produção.

3ª aula:

Promova a leitura dos textos pelos grupos, socializando as produções. Estimule a discussão sobre quais concepções e preconceitos precisam ainda ser superados em nossa sociedade, exemplificados pelos ditos populares discutidos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ditos populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Professor, leia a publicação da Revista Nova Escola "Revisão de textos no computador", disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/olho-tela-revisao-computador-producao-texto-512001.shtml  para ampliar seu repertório de intervenções e sugestões de uso dessa ferramenta.

Avaliação
  • Observe se, na discussão inicial, os alunos percebem preconceitos na constituição de alguns ditos populares.
  • Após a produção textual, verifique na apresentação se os grupos construíram argumentos para a crítica ao dito popular escolhido.
  • Proponha que os trios reúnam-se novamente e façam uma avaliação de seu trabalho: Todos participaram? Como foi a divisão de papéis? O que aprenderam nessa sequência de atividades?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.