Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Tom do Samba

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Contextualizar o momento histórico, político e cultural que o país vivia na década de 1950; conhecer um pouco da história da Bossa Nova, movimento de grande importância para música brasileira; conhecer um dos artistas mais importantes, Tom Jobim, e refletir sobre a sua importância no cenário nacional.
Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O contexto histórico, político e social do país na década de 1950, acontecimentos mais importantes.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre os principais acontecimentos no país na década de 1950. Principalmente a partir da segunda metade da década: Copa do Mundo, Cinema Novo, governo JK.

Para contextualizar a discussão sugerimos o vídeo: Uma cidade se faz do sonho – que aborda os principais acontecimentos do governo de JK. (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4790)

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1972/imagens/ROTEIROS.gif

Após relembrar o momento político é hora de abordar o movimento da Bossa Nova para isso sugerimos a leitura dos seguintes textos:

É hora de exorcizar o fantasma da Bossa Nova? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_298782.shtml

Tom Jobim tentou apagar a imagem de Newton Mendonça? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_391032.shtml

O Tempo não Desfaz http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_391042.shtml

Bossa nova http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova

 

Atenção Professor! Para instigar a discussão divida a turma em pequenos grupos e distribua os textos para leitura. Após a leitura deve iniciar a discussão. Cada grupo deverá apontar os aspectos mais importantes de cada texto e destacar as relações entre eles.

Após conhecer um pouco mais sobre o movimento Bossa Nova é hora de pesquisar a fundo um dos mais importantes músicos: Tom Jobim

A turma será dividida em pequenos grupos e cada grupo pesquisará sobre a vida e obra do artista. Sugerimos alguns temas específicos:
Biografia, obra, a importância do músico para a cultura brasileira, momentos marcantes na sua discografia, parcerias, etc.

O resultado da pesquisa deve ser postado em uma página wiki criada pelo representante de turma, onde todos os alunos deverão ter acesso para postar seus textos, imagens e vídeos. Sugerimos o site www.wikispaces.com para criar a Wiki. 

 

Aula 02:

Os alunos comentarão o resultado da pesquisa, as descobertas, a experiência em utilizar uma ferramenta colaborativa, etc.

Agora que todos já conhecem um pouco da biografia e importância do artista é hora de analisar as músicas. Para essa atividade sugerimos a letra Felicidade escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Segue a letra da música:

A Felicidade - tom jobim
Composição: Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
e tudo se acabar na quarta feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

 

Agora veja a interpretação dos músicos:
Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 - A Felicidade
http://www.youtube.com/watch?v=MCPjp4qTmsM

 

Questione os alunos sobre o que a letra aborda, qual a temática, quais sensações desperta, que relações podemos fazer com o cotidiano, etc. Professor anote no quadro as respostas dos alunos para complementar a discussão.

 

Agora apresente o vídeo: Ratos de Rua (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17532/ratosderua.wmv)

Ratos de rua O vídeo aborda a rotina das crianças de rua em linguagem metafórica possibilita ao professor sua utilização de várias maneiras, para que todos reflitam amplamente sobre este problema. Dentre as metáforas podemos destacar o próprio título, pois analisando o conteúdo do vídeo percebemos que "Ratos de rua" é uma analogia de como são tratadas as crianças que moram nas ruas dos centros urbanos de qualquer país, principalmente o nosso.

 

 

Após o vídeo o professor deverá questionar a turma se os sentimentos despertados continuam os mesmos, sobre o que se trata o vídeo, se as imagens têm relação com a letra da música, etc. Se eles concordam com a releitura feita no vídeo.

Após as discussões, cada aluno deverá fazer um texto crítico sobre a música e o vídeo. O texto deve ser postado na wiki, para que toda a turma tenha acesso e possa fazer suas contribuições.

 

Aula 03: Releituras do Tom

Após conhecer a história da Bossa Nova, pesquisar sobre a vida e obra de Tom Jobim, discutir os possíveis temas abordados pelo artista que ainda prevalecem na nossa realidade é hora de cada aluno ou grupo escolher uma música do cantor e criar a sua releitura.

Atenção Professor! Para instigar os alunos sugerimos a seguinte reportagem: Roberto e Caetano mostram seus Tons. E seu Tom, qual é? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_297217.shtml

O professor deverá organizar um festival, onde todos os alunos deverão participar, as apresentações podem ser individuais ou em grupo, cantar uma música, criar uma animação, poesia, vídeo, fotografia, colagem, pintura, performance, etc.

Sugestão: Ficha de inscrição

E seu Tom, qual é? 
Série:  Turma:
Artista/Cantor/Banda:
Nome da música:
O que irá apresentar:
Justificativa:
Recursos necessários:
( ) TV ( ) aparelho de DVD ( ) Computador ( ) Internet ( ) Microfone
( ) Outros:


Atenção professor! Reserve um espaço na escola para as apresentações e defina com a turma o calendário das apresentações e a duração das mesmas. Oriente seus alunos para elaboração da atividade, indique fontes de pesquisa, possíveis leituras e formas de relacioná-las com a realidade. Reserve os materiais necessários para apresentação indicados pelos alunos na ficha de inscrição. Divulgue as apresentações na comunidade escolar.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma cidade se faz do sonho Vídeo
Ratos de rua Animação/simulação
Recursos Complementares
Letras de música: http://www.bossanova.mus.br/ Bossa Nova: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova Roberto e Caetano mostram seus Tons. E seu Tom, qual é? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_297217.shtml Tom Jobim: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Carlos_Jobim Tom Jobim: http://www.jobim.com.br/cgi-bin/clubedotom/musicas3.cgi
Avaliação
O professor deverá observar a reação e o comportamento dos alunos no decorrer das aulas e tentar perceber as facilidades e deficiências de cada um durante o processo de ensino aprendizagem, lançando novos desafios para que o aluno explore todo o seu potencial. Para isso sugerimos alguns critérios: participação nas discussões, comportamento durante as discussões, envolvimento com o tema, participação na wiki, articulação das ideias e coerência textual nas redações, facilidade em articular os temas abordados com a realidade, criatividade, organização, comportamento com o grupo, relação com os colegas (respeito, sociabilidade), entre outros.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joselita magalhães costa barros, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    joselitamcb@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Este plano de aula me deu condiçoes de ampliar meus horizontes em relação a pesquisas, através de uma nova metodologia de ensino que é o uso das tecnologias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.