23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Aula 01:
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre os principais acontecimentos no país na década de 1950. Principalmente a partir da segunda metade da década: Copa do Mundo, Cinema Novo, governo JK.
Para contextualizar a discussão sugerimos o vídeo: Uma cidade se faz do sonho – que aborda os principais acontecimentos do governo de JK. (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4790)
Após relembrar o momento político é hora de abordar o movimento da Bossa Nova para isso sugerimos a leitura dos seguintes textos: É hora de exorcizar o fantasma da Bossa Nova? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_298782.shtml Tom Jobim tentou apagar a imagem de Newton Mendonça? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_391032.shtml O Tempo não Desfaz http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_391042.shtml Bossa nova http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova |
Atenção Professor! Para instigar a discussão divida a turma em pequenos grupos e distribua os textos para leitura. Após a leitura deve iniciar a discussão. Cada grupo deverá apontar os aspectos mais importantes de cada texto e destacar as relações entre eles.
Após conhecer um pouco mais sobre o movimento Bossa Nova é hora de pesquisar a fundo um dos mais importantes músicos: Tom Jobim
A turma será dividida em pequenos grupos e cada grupo pesquisará sobre a vida e obra do artista. Sugerimos alguns temas específicos:
Biografia, obra, a importância do músico para a cultura brasileira, momentos marcantes na sua discografia, parcerias, etc.
O resultado da pesquisa deve ser postado em uma página wiki criada pelo representante de turma, onde todos os alunos deverão ter acesso para postar seus textos, imagens e vídeos. Sugerimos o site www.wikispaces.com para criar a Wiki.
Aula 02:
Os alunos comentarão o resultado da pesquisa, as descobertas, a experiência em utilizar uma ferramenta colaborativa, etc.
Agora que todos já conhecem um pouco da biografia e importância do artista é hora de analisar as músicas. Para essa atividade sugerimos a letra Felicidade escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Segue a letra da música:
A Felicidade - tom jobim Tristeza não tem fim A felicidade é como a gota A felicidade do pobre parece Tristeza não tem fim A felicidade é como a pluma A minha felicidade está sonhando Tristeza não tem fim |
Agora veja a interpretação dos músicos:
Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 - A Felicidade
http://www.youtube.com/watch?v=MCPjp4qTmsM
Questione os alunos sobre o que a letra aborda, qual a temática, quais sensações desperta, que relações podemos fazer com o cotidiano, etc. Professor anote no quadro as respostas dos alunos para complementar a discussão.
Agora apresente o vídeo: Ratos de Rua (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17532/ratosderua.wmv)
Ratos de rua | O vídeo aborda a rotina das crianças de rua em linguagem metafórica possibilita ao professor sua utilização de várias maneiras, para que todos reflitam amplamente sobre este problema. Dentre as metáforas podemos destacar o próprio título, pois analisando o conteúdo do vídeo percebemos que "Ratos de rua" é uma analogia de como são tratadas as crianças que moram nas ruas dos centros urbanos de qualquer país, principalmente o nosso. |
Após o vídeo o professor deverá questionar a turma se os sentimentos despertados continuam os mesmos, sobre o que se trata o vídeo, se as imagens têm relação com a letra da música, etc. Se eles concordam com a releitura feita no vídeo.
Após as discussões, cada aluno deverá fazer um texto crítico sobre a música e o vídeo. O texto deve ser postado na wiki, para que toda a turma tenha acesso e possa fazer suas contribuições.
Aula 03: Releituras do Tom
Após conhecer a história da Bossa Nova, pesquisar sobre a vida e obra de Tom Jobim, discutir os possíveis temas abordados pelo artista que ainda prevalecem na nossa realidade é hora de cada aluno ou grupo escolher uma música do cantor e criar a sua releitura.
Atenção Professor! Para instigar os alunos sugerimos a seguinte reportagem: Roberto e Caetano mostram seus Tons. E seu Tom, qual é? http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/assuntos_297217.shtml
O professor deverá organizar um festival, onde todos os alunos deverão participar, as apresentações podem ser individuais ou em grupo, cantar uma música, criar uma animação, poesia, vídeo, fotografia, colagem, pintura, performance, etc.
Sugestão: Ficha de inscrição
E seu Tom, qual é? | |
Série: | Turma: |
Artista/Cantor/Banda: | |
Nome da música: | |
O que irá apresentar: | |
Justificativa: | |
Recursos necessários: ( ) TV ( ) aparelho de DVD ( ) Computador ( ) Internet ( ) Microfone ( ) Outros: |
Atenção professor! Reserve um espaço na escola para as apresentações e defina com a turma o calendário das apresentações e a duração das mesmas. Oriente seus alunos para elaboração da atividade, indique fontes de pesquisa, possíveis leituras e formas de relacioná-las com a realidade. Reserve os materiais necessários para apresentação indicados pelos alunos na ficha de inscrição. Divulgue as apresentações na comunidade escolar.
Nome | Tipo |
---|---|
Uma cidade se faz do sonho | Vídeo |
Ratos de rua | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Sem estrelasEste plano de aula me deu condiçoes de ampliar meus horizontes em relação a pesquisas, através de uma nova metodologia de ensino que é o uso das tecnologias.