Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Funções na quadra no jogo de Voleibol.

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes funções inerentes ao Jogo de Voleibol.

Trabalhar nas funções de levantador, defensor e líbero.

Perceber a importância do envolvimento coletivo para o sucesso da equipe.

Duração das atividades
1 hora aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos trabalharão de acordo com os conhecimentos sobre o Voleibol adquiridos em aulas anteriores e na mídia.

Estratégias e recursos da aula

FUNÇÕES NO JOGO DE VOLEIBOL

Funções no Jogo de Voleibol

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001548/md.0000018527.jpg

 

ATIVIDADE 1

CONHECENDO AS FUNÇÕES DOS JOGADORES NO JOGO DE VOLEIBOL - PERCORRENDO ESTAÇÕES

 

Levantador no Voleibol

Fonte: http://atletasdorio.zip.net/images/Puurs.RoeGUIGA_GUI.JPG

 

Caro Professor, todo o desporto possui, atualmente, posições específicas. Isso não é diferente no jogo de Voleibol. O jogo tornou-se tão especialista que já existe uma posição em que jogadores mais baixos podem fazer parte do jogo, no caso, o LÍBERO. Porém, estamos tratando do desporto em nível de competição, na escola é importante que o jogo de Voleibol seja possível a participação de todos os alunos; que meninos e meninas possam participar do mesmo jogo; que os alunos entendam e conheçam as posições dos jogadores de Voleibol, pois, isso facilita aprendizagem e, favorece a aproximação do aluno com o desporto.

Na 1ª atividade os alunos deverão passar por um circuito onde encontrarão estações que possibilitam vivenciar as várias funções do jogo, tais como:

 

FUNÇÃO 1 - LEVANTADOR

Função 1 - levantador

Fonte: http://farm3.static.flickr.com/2758/4216360372_1b6d77ebf3.jpg

 

ESTAÇÃO 1 - Executar toque com a bola de voleibol em várias direções para outros colegas

 

FUNÇÃO 2 - ATACANTE

Função 2 - Ataque

Fonte: http://escolas.madeira-edu.pt/Portals/72/Nucleos/Voleibol.jpg

 

ESTAÇÃO 2 - Executar o movimento de ataque onde uma corda/barbante ou mesmo a rede de Voleibol esteja colocada numa altura proporcional ao nível médio de altura da turma.

 

 

FUNÇÃO 3 - DEFESA

Função 3 - Defesa

Fonte: http://e.i.uol.com.br/esporte/volei/2010/08/08/fabi-e-paula-pequeno-da-selecao-de-volei-1281280302679_615x300.jpg

 

ESTAÇÃO 3 - Os alunos deverão executar, em especial, o movimento da manchete com a bola sendo jogada em direção a um outro aluno.

 

DICA - Professor, existem outros movimentos de defesa, porém, o movimento básico de defesa é a manchete. Observe o nível da sua turma e, se avaliar que é possiível inserir outros movimentos como - quedas e rolamentos - faça-o, com cautela.

 

FUNÇÃO 4 - BLOQUEIO

Função 4 - Bloqueio

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/mundodovolei/files/2008/12/sao_caetano_bloqueio_div2.jpg

 

ESTAÇÃO 4 - Os alunos deverão se posicionar de frente para a rede de volei e executar três movimentos de bloqueio o mais alto que puderem e, descansar 10 segundos, voltando a executar o movimento de bloqueio


DICA - Professor, divida os alunos pelas estações e, possibilite que vivenciem todas as funções do jogo de Voleibol. Faça, pelo menos, duas rodadas, sendo que a 1ª rodada com 3 minutos e, a 2ª rodada com 1 minuto.

DICA - Em cada estação é conveniente que haja um número de bolas de Voleibol suficiente para que os alunos possam, por exemplo, realizar as atividades em duplas, no máximo em trincas, para que realizem um bom número de repetições as atividades propostas.

DICA - É importante destacar que os levantadores ficam em grande evidência durante as partidas, uma vez que na maioria das vezes a bola passa por eles em todas as ações de ataque da equipe.

 

ATIVIDADE 2 - BRINCANDO DE JOGAR VOLEIBOL

Professor, como sabemos o Voleibol é um desporto de movimentos construídos onde, toque, manchete, ataque e saque são os fundamentos básicos deste desporto. Nesta atividade, possibilitaremos que todos os alunos sintam-se aptos a participar de um jogo de Voleibol, portanto, estejam incluídos na atividade em que toda a turma participará.

A - VOLEIBOL MALUCO - Nesta atividade os alunos poderão realizar alguns fundamentos indispensáveis as funções do jogo de Voleibol, tais como: toque, manchete(passe e defesa), ataque e, inclusive o bloqueio.

Inicialmente, divida a turma em duas equipes e com uma grande corda que tenha, aproximadamente 12 metros, você fique com uma das pontas da corda e, um outro aluno na outra ponta. Nesse primeiro momento você deve controlar a atividade, a partir do momento que a turma entender o objetivo da atividade pode até colocar outros alunos para controlar a corda, através de um rodízio.

Após dividir a turma em duas equipes, cada uma das equipes deverá ficar de um dos lados daa corda e, essa corda funcionará como uma rede que caminhará para frente; para trás; para os lados; ficará mais baixa; mais alta de acordo com sua vontade. Inicie a atividade como fosse um jogo de Voleibol tradicinal, apenas a corda será o referencial diferente que conduzirá a atividade.

Professor, introduza esta atividade com uma bola macia e maior que possa ser prática para os alunos e, que eles entendam que o bacana da atividade é manter a bola o máximo possível no alto realizando todos os fundamentos do jogo.

DICA - Professor, inicie a atividade com cada equipe podendo dar 5 toques para jogar do outro lado e, a partir do momento que os alunos estiverem mais aptos peça para que deem apenas três toques (como ocorre no jogo ) e joguem a bola para o lado oposto.

DICA - Professor, você pode utilizar até duas ou três bolas, vai depender do entrosamento e da organização da turma.

Voleibol 1

Fonte: http://www.osascoeregiao.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Seletiva-Voleibol-femionino.jpg

 

 

B- VOLEIBOL AS ESCURAS - Nesta atividade divida a turma em equipes de 6 integrantes e, organize jogos de 10 pontos.

Separe de dois a três lençóis de cama ou algum pano que cubra todo o espaço da rede de Voleibol. Amarre-os a rede de Voleibol.Os alunos deverão participar do jogo, porém, com os lencóis cobrindo a rede fica difícil observar como a jogada está se desenhando do outro lado. É bem interessante e promove uma atenção maior ao jogo, onde os alunos tenham que praticar, além dos fundamentos básicos do jogo, a sua velocidade de reação ao estímulo, no caso a bola que vem do outro lado.

 

 ATIVIDADE 3

ORGANIZANDO UM JOGO DE VOLEIBOL COM AS RESPECTIVAS FUNÇÕES NA QUADRA E, AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DE CADA JOGADOR.

Professor, neste momento, após os alunos terem vivenciado algumas das principais funções do jogo e, seus fundamentos básicos mais relevantes para o jogo, eles deverão organizar um jogo de Voleibol tentando relacionar a cada função do jogo os alunos que fazem parte da turma e, suas características pessoais.

Por exemplo:

  • Uma aluna tem um toque bem refinado, portanto, ela poderá ser a levantadora.

 

  • Um outro aluno é alto e tem braçõs compridos, ele pode ser meio de rede e ser bom para o bloqueio.

 

  • Uma outra aluna salta bastante, ela pode ser atacante.

 

  • Um aluno não é alto, mas é aguerrido e determinado, não tem medo de levar boladas...esse será o líbero.

 

Portanto, os alunos deverão encaixar nas suas equipes as funções do jogo de Voleibol com algumas carcterísticas físicas dos alunos da turma.

DICA - Professor, estimule-os a se organizarem dentro do objetivo da atividade, porém, durante o jogo realize alguns debates para otimizar a atividade perguntando-lhes se as equipes estão dentro das funções estabelecidas; se os jogadores escolhidos preenchem as características para as posições determinadas; se é necessário alguma mudança, etc.

DICA - Professor, sugiro que coloque em cada equipe 2 líberos, pois isso possibilitará que mais alunos participem do jogo ao mesmo tempo; que a bola fique no alto  por mais tempo. Apenas, lembre-os que na função de líbero esses alunos não podem executar o ataque, podendo defender e passar.

DICA - Professor, a escola é local de dar oportunidades iguais a todos os alunos. Essa atividade é para que os alunos compreendam como ocorreu a evolução do jogo através do estudo de suas funções na quadra e, contextualizar com eles essa especialização, se é benéfica ou não para o esporte.

 

Voleibol Escolar 1

Fonte: http://www.procrie.com.br/wp-content/uploads/2009/12/Desenho1.jpg

 

FINALIZANDO A AULA

Professor, ao final da aula reuna-se com seus alunos no centro da quadra e faça uma avaliação das atividades desenvolvidas durante a aula.

Pergunte-lhes sobre as funções dos jogadores no jogo de Voleibol e, da associação dos aspetos físicos para cada posção e função no jogo.

Organize um debate, por exemplo, afinal o desporto Voleibol é excludente sobre o ponto de vista físico?

Qual seria o esporte, na opinião dos alunos, que seria mais democrático sob essa ótica do aspecto da constituição física?

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação da aula será realizada através de um pequeno teste que será entregue aos alunos ao final da aula sobre as funções do jogo de Voleibol, a saber:

  • Quais seriam as funções do jogo de Voleibol?

 

  • Quais os fundamentos básicos do jogo de Voleibol?

 

  • Que tipo de fundamento se associa com a função do jogo de Voleibol?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.