Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Voleibol da Recreação aos Jogos Olímpicos

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e analisar a evolução do Voleibol das Associações Cristã de Moços americanos, até chegar a ocupar lugar de destaque nos Jogos Olímpicos.

Entender a importância da participação coletiva nos jogos de Voleibol.

Vivenciar a prática do jogo de Voleibol com regras antigas e regras atuais.

Duração das atividades
1 hora aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos trabalharão com base nos conhecimentos de aulas anteriores ou adquiridos na mídia.

Estratégias e recursos da aula

O VOLEIBOL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 20

Origem do Voleibol

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_c7mrSxTyPaQ/SfRv6lAGFNI/AAAAAAAAAZc/hKQIJbWgtwU/s400/voleibol.jpg

 

ATIVIDADE 1 - VOCÊ SABE A HISTÓRIA DO VOLEIBOL?

Caro Professor, inicie esta aula na sala de aula da turma e debata com seus alunos sobre a HISTÓRIA DO VOLEIBOL:

  • QUEM FOI O CRIADOR DO JOGO;

 

  • ONDE E PORQUÊ O JOGO FOI CRIADO;

 

  • QUAIS AS REGRAS BÁSICAS DO JOGO NAQUELE MOMENTO,

 

  • A INTRODUÇÃO DA MODALIDADE NOS JOGOS OLÍMPICOS

     

Dica – Estimule que cada aluno participe e apresente a sua contribuição para o grupo.

Dica - Professor, parte dessa aula terá a apresentação de vídeos, portanto, é importante que seja disponibilizado um local (sala de vídeo) ou, mesmo na própria sala de aula mas, que haja um laptop e um data show para a apresentação.

Quando considerar que as contribuições dos alunos já são suficientes pergunte a eles o que sabem sobre o surgimento do Voleibol enquanto esporte, será que eles sabem quando surgiu? E onde nasceu o Voleibol? Quem inventou? Qual foi a motivação que levou a criação do esporte?

Após as respostas o(a) Professor(a) fará uma breve apresentação da história de seu surgimento, para isso poderá se utilizar desse pequeno texto que aqui apresentamos ou, nos links destacados no item Recursos Complementares.

O Voleibol é uma criação do americano William Morgan, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, da cidade de Holyote, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Preocupado em oferecer aos associados da ACM uma atividade lúdica que pudesse ser praticada por pessoas de faixa etária mais elevada. Dentro das características desejadas para sua atividade o Professor Morgan buscou uma atividade que não proporcionasse um intenso contato físico entre os participantes, daí ter pensado na rede que divide a quadra, na redução do campo, cada equipe ocupava um quadrado de 7,62mm hoje a quadra manteve as características, com as medidas sendo alteradas para 9m. Desse modo a quadra que no total era um retângulo de 15,24m X 7,62m, passou a ter 18m X 9m.

Alguns anos após sua invenção o Voleibol ganhou o mundo sendo praticado nos diferentes continentes, em 1962 o Voleibol é admitido como esporte olímpico e participa, pela primeira vez, dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano de 1964, deve ser destacado que a disputa dos jogos de Tóquio já aconteceu nas categorias masculinas e femininas.

Os links abaixo remetem a página da Confederação Brasileira de Voleibol e ilustram a parte da evolução desse esporte.

http://www.cbv.com.br/newcbv/institucional/historia.asp?pag=h-voleibol

http://www.cbv.com.br/newcbv/institucional/historia.asp?pag=h-brasil   

 

ATIVIDADE 2 - ANALISANDO A EVOLUÇÃO DO JOGO DE VOLEIBOL

 

Professor, apresente o vídeo abaixo:

 A HISTÓRIA DO VOLEIBOL - http://www.youtube.com/watch?v=EQfNNUdJer0

Após a análise junto com os alunos da criação do jogo faça um questionamento sobre a evolução das regras. Portanto, divida a turma em grupos de 5/6 alunos e proponha que analisem as regras do Voleibol e, o impacto que essas regras produziram no jogo ao longo da sua evolução.. Proponho os seguintes ítens:

  • NÚMERO DE JOGADORES

 

  • ALTURA DA REDE E ESPAÇO DO JOGO

 

  • ARBITRAGEM

 

  • NÚMERO DE SUBSTITUIÇÕES

 

  • SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTE O JOGO MASCULINO E FEMININO

 

 

Trabalho de grupo na escola

Fonte: http://byfiles.storage.live.com/y1puH4eHjzYzIxGvLuTaUD4J4aLyar9HA4UE2tSAqi9JO7gPQEAqV269qD_YEb5trcS

 

Voleibol antigo

Fonte: http://www.colchonero.com/media/galeria/4/2/2/8/7/n_atletico_de_madrid_la_historia-117822.jpg

 

Após essa etapa da aula, onde os grupos deverão formalizar por escrito esses e outros tópicos solicitados pelo professor, peça que cada grupo apresente o seu trabalho oralmente para a turma.

 

ATIVIDADE 3 - JOGANDO VOLEIBOL - REGRAS ANTIGAS E REGRAS ATUAIS.

 

Professor(a), encaminhe-se com seus alunos para quadra de esportes na quadra e, solicite aos alunos que montem quatro equipes de Voleibol. Estimule que os alunos encontrem o posicionamento na quadra, debata com eles algumas das mudanças recentes na regra, tais como:

  • A introdução do Líbero;

 

  • A mudança do sistema de contagem de pontos: de sets de 15 pontos com vantagem, adota-se sets de 25 com pontuação corrida.

 

Dica - Professor, proponha aos alunos que as duas primeiras equipes a jogar participem das atividades com as regras do jogo antigas. Na sequência, as duas outras equipes devem jogar com as regras atuais.

Dica - Poderá ser feito um jogo em que no primeiro set se utilizará as regras atuais e no segundo as regras serão as dos 15 pontos. Ao término desse jogo o(a) professor(a) poderá propor um debate no qual os alunos comentem os prós e contras de cada um dos conjuntos de regras.

 

VOLEIBOL ESCOLAR

Voleibol Escolar

Fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br/imagens-noticias-comunicados/%7BEE2D6495-E55D-454D-8D5E-6BBF1A9B7FA5%7D_VOLEI_CARMELA-_MG.JPG

 

FINALIZANDO A AULA

Ao final da aula o(a) professor(a) solicitará que os alunos avaliem a participação nos jogos desta aula e, analisem a evolução e a modificação de algumas regras do jogo de Voleibol.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita por meio do trabalho escrito a ser apresentado na aula seguinte. O tema será O Surgimento do Voleibol e seu desenvolvimento, em especial a introdução e a evolução das regras do jogo de Voleibol.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.