31/01/2011
MARCOS VINICIUS PIMENTEL DE ANDRADE
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
A evolução do Voleibol de Praia até chegar à Olimpíada.
Trabalhar as diferenças entre o Voleibol jogado em Ginásios e na Praia.
Compreender e aceitar as eventuais falhas dos parceiros.
Para o desenvolvimento desse trabalho não serão necessários conhecimentos prévios específicos por parte dos alunos.
1ª ATIVIDADE – COMO SURGIU O VOLEIBOL DE PRAIA?
O (A) Professor(a) reunirá os alunos e apresentará o tema da aula o Voleibol de Praia, em seguida estimulará os alunos a listarem quais são as diferenças que eles identificam entre a quadra de Voleibol jogado em Ginásios e na Praia.
Considerando-se que, a primeira diferença é quanto ao piso da quadra de jogo o(a) professor(a) estabelecerá uma reflexão, na qual os alunos debaterão qual a influência do solo nos deslocamentos e na execução dos diferentes saltos. Tal diferença é determinante nas características de cada um dos esportes, apesar de oriundos de uma base comum.
Quando surgiram os dois esportes tinham como objetivo comum a recreação. Ao criar em 1895, o Voleibol a preocupação de William Morgan foi de possibilitar que os mais idosos praticassem um esporte sem contato físico e com menos correria do que o Basquetebol. Lá pelos idos de 1930, nas areias de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro, o Vôlei de Praia surgiu. Sua proposta era oferecer mais uma forma de lazer que se utilizava das belezas naturais das praias e permitia uma prática esportiva ao ar livre entre um mergulho e outro.
A tempo passou e atividades criadas como elementos de lazer se transformaram passando de esporte a desporto e, abriram espaço na mais nobre das reuniões desportivas, as Olimpíadas. O Voleibol de quadra chegou por ocasião das Olimpíadas de Tóquio, 1964, quando já tivemos a competição masculina e feminina. O Vôlei de Praia foi disputado pela primeira vez em uma Olimpíada, no ano 2000, em Atenas.
Dica – Deve ser destacado que quando assistimos os jogos atuais, tanto na quadra como na praia, fica difícil acreditar que a proposta inicial era apenas recrear. Ao longo dos anos o Voleibol foi se transformando e hoje ocupa o posto de segundo esporte mais popular no Brasil.
Fonte: http://www.procrie.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Rede-Braga-2.jpg
2ª ATIVIDADE - VOLEIBOL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Após a introdução o(a) professor(a) dividirá a turma em três ou quatro equipes e de acordo com o rodízio estabelecido cada um deles responderá, oralmente, aos questionamentos do Professor, Como, por exemplo:
VOLEI DE PRAIA
Fonte: http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2010/04/volei-de-praia.jpg
3ª ATIVIDADE – APLICANDO AS REGRAS DO VOLEIBOL DE PRAIA
Para encerrar a aula os alunos disputarão uma série de jogos de duplas que serão arbitrados com a utilização das regras do Vôlei de Praia. Para a arbitragem o professor contará com o auxilio de alunos, que atuarão como segundo árbitro e fiscais de linha.
Dica – Por se tratar de Vôlei de Praia as dimensões da quadra devem ser reduzidas de modo a adequá-las.
Dica – Os alunos que não puderem participar diretamente do jogo serão chamados a colaborar com a arbitragem dos jogos participarão, normalmente, das demais atividades.
A página da Confederação Brasileira de Voleibol traz dados históricos e estatísticos das disputas de Vôlei de Praia.
Histórias do Vôlei de Praia - http://www.cbv.com.br/newcbv/institucional/historia.asp?pag=h-praia
Os alunos serão avaliados com base nas respostas aos questionamentos feitos pelo(a) professor(a), ou pelos colegas durante as atividades propostas.
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03/09/2011
Uma estrelanao tinha o que eu prisisava as iqualdades entre o volei de praia e o volei de quadra!!!!!!!!!!!!!!!!