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Voleibol de Praia

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARCOS VINICIUS PIMENTEL DE ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A evolução do Voleibol de Praia até chegar à Olimpíada.

Trabalhar as diferenças entre o Voleibol jogado em Ginásios e na Praia.

Compreender e aceitar as eventuais falhas dos parceiros.

Duração das atividades
1 hora aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desse trabalho não serão necessários conhecimentos prévios específicos por parte dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE – COMO SURGIU O VOLEIBOL DE PRAIA?

O (A) Professor(a) reunirá os alunos e apresentará o tema da aula o Voleibol de Praia, em seguida estimulará os alunos a listarem quais são as diferenças que eles identificam entre a quadra de Voleibol jogado em Ginásios e na Praia.

Considerando-se que, a primeira diferença é quanto ao piso da quadra de jogo o(a) professor(a) estabelecerá uma reflexão, na qual os alunos debaterão qual a influência do solo nos deslocamentos e na execução dos diferentes saltos. Tal diferença é determinante nas características de cada um dos esportes, apesar de oriundos de uma base comum.

Quando surgiram os dois esportes tinham como objetivo comum a recreação. Ao criar em 1895, o Voleibol a preocupação de William Morgan foi de possibilitar que os mais idosos praticassem um esporte sem contato físico e com menos correria do que o Basquetebol. Lá pelos idos de 1930, nas areias de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro, o Vôlei de Praia surgiu. Sua proposta era oferecer mais uma forma de lazer que se utilizava das belezas naturais das praias e permitia uma prática esportiva ao ar livre entre um mergulho e outro.

A tempo passou e atividades criadas como elementos de lazer se transformaram passando de esporte a desporto e, abriram espaço na mais nobre das reuniões desportivas, as Olimpíadas. O Voleibol de quadra chegou por ocasião das Olimpíadas de Tóquio, 1964, quando já tivemos a competição masculina e feminina. O Vôlei de Praia foi disputado pela primeira vez em uma Olimpíada, no ano 2000, em Atenas.

Dica – Deve ser destacado que quando assistimos os jogos atuais, tanto na quadra como na praia, fica difícil acreditar que a proposta inicial era apenas recrear. Ao longo dos anos o Voleibol foi se transformando e hoje ocupa o posto de segundo esporte mais popular no Brasil.

Volei de Praia - década de 60/70

Fonte: http://www.procrie.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Rede-Braga-2.jpg

 

2ª ATIVIDADE - VOLEIBOL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

Após a introdução o(a) professor(a) dividirá a turma em três ou quatro equipes e de acordo com o rodízio estabelecido cada um deles responderá, oralmente, aos questionamentos do Professor, Como, por exemplo:

  • – Quantos jogadores compõem uma equipe titular de Vôlei de quadra e quantos integram uma equipe de praia?  
  • Resposta – 6 jogadores na quadra e 2 na praia.

 

  • – Qual a figura geométrica e a dimensão da quadra de praia e indoor?
  • Resposta – Um retângulo de 18 m X 9 m na quadra e 16 X 8 na praia.

 

  • – Quais são as alturas das redes masculinas e femininas, no voleibol de quadra e de praia?
  • Resposta – Em ambos os casos a altura para competições masculinas adultas é de 2,43m e nas competições femininas adultas 2,24m.

 

  • Agora o(a) professor(a) questionará a cerca das diferenças e semelhanças de regras entre o Voleibol de Quadra e o de Praia?Por exemplo:
  • Na quadra o toque no bloqueio não é contado como um primeiro toque. Como isso acontece na praia?  
  • Resposta – Na Praia esse é considerado o primeiro toque.
  • Na praia até bem pouco tempo atrás era permitido um toque mais preso (quase conduzido) e isso não era aceito na quadra. Como a arbitragem considera essa questão nos dias atuais?
  • Resposta –  A mesma regra vale para a quadra e para a praia, ou seja, não mais é aceito o toque conduzido.

 

  • Qual o Placar que determina a vitória em um set na modalidade quadra e praia?
  • Resposta – Na quadra são 25 pontos, e na praia 21 pontos. Em ambos os casos existe a necessidade de ser estabelecida uma diferença mínima de 2 pontos.

 

  • Dica - Para dinamizar a aula o(a) professor(a) estimulará que os alunos façam perguntas entre os grupos.


VOLEI DE PRAIA

Volei de Praia

Fonte: http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2010/04/volei-de-praia.jpg

 

 

3ª ATIVIDADE – APLICANDO AS REGRAS DO VOLEIBOL DE PRAIA

Para encerrar a aula os alunos disputarão uma série de jogos de duplas que serão arbitrados com a utilização das regras do Vôlei de Praia. Para a arbitragem o professor contará com o auxilio de alunos, que atuarão como segundo árbitro e fiscais de linha.

Dica – Por se tratar de Vôlei de Praia as dimensões da quadra devem ser reduzidas de modo a adequá-las.

Dica – Os alunos que não puderem participar diretamente do jogo serão chamados a colaborar com a arbitragem dos jogos participarão, normalmente, das demais atividades.


Recursos Complementares

A página da Confederação Brasileira de Voleibol traz dados históricos e estatísticos das disputas de Vôlei de Praia.

Histórias do Vôlei de Praia - http://www.cbv.com.br/newcbv/institucional/historia.asp?pag=h-praia

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base nas respostas aos questionamentos feitos pelo(a)  professor(a), ou pelos colegas durante as atividades propostas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • thalita, globo , Goiás - disse:
    lohannemaria@3hot6mail.com

    03/09/2011

    Uma estrela

    nao tinha o que eu prisisava as iqualdades entre o volei de praia e o volei de quadra!!!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
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