Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mondrian e o Design

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estudar a obra de Piet Mondrian e sua relação com o design, por meio de sua colaboração com a revista De Stijl.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min. cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Apresentando o artista e suas teorias

O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma algumas imagens de obras de Piet Mondrian, falando um pouco sobre a biografia do artista, mas principalmente sobre as motivações que o levaram ao abstracionismo. Seguem abaixo algumas obras que podem ser pertinentes à discussão:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1974/imagens/broadway.jpg
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/mondrian/broadway.jpg
Broadway Boogie Woogie, 1942-43


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1974/imagens/mondrian.jpg
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/mondrian/ryb.jpg
Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, 1921

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1974/imagens/composicao_c.jpg
http://lh3.ggpht.com/_cVaiPKO52AQ/R3Wdqc9oKWI/AAAAAAAAFGM/XJgBvpkMdcg/IMG_1193.jpg
Composição C, 1924-25

Atenção Professor! Ao apresentar as obras do artista para a turma comente sobre a sua biografia e algumas características de sua obra.

Vindo de família calvinista extremamente religiosa, Mondrian foi impedido a princípio de estudar artes, pois esse meio era visto como um caminho para o pecado, por isso seu primeiro passo foi estudar artes para ser professor. Isso não o afastou, porém, de sua vontade de produzir arte. Seus conhecimentos teosóficos fizeram com que sua obra no início fosse simbolista, mas foram passos importantes para sua abstração.
A fase mais popularmente difundida de sua obra se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais. Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho. O blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuidos assimetricamente, reforçam a idéia de um movimento superficial que se estende perpetuamente, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista, espiritualista e sobretudo concreta do mundo, buscando as características próprias no meio da pintura, principalmente a planaridade.Mondrian procurava diminuir a distância entre a arte e o mundo em comum, buscando no design uma saída possível para isso. Por isso, ele e outros artistas idealizaram uma publicação denominada De Stijl, que devido ao teor dos textos expostos, em muitas bibliografias o nome De Stijl é confundido com o nome do movimento neoplástico, ou Neoplasticismo, do qual Mondrian era o principal ícone.
Em 1927 Mondrian deixa a revista De Stijl e o movimento Neoplasticismo por não concordar com as linhas diagonais que Theo Van Doesburg começou a usar em seus estudos, rompendo também sua amizade com Van Doesburg. O seu quadro "Broadway Boogie Woogie", que pode ser visto no Museu de Arte Moderna de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian se liberta das regras impostas por ele. Mondrian nessa époda exibiu um interesse quase obsessivo pelo jazz – pela identificação de sua alegria contagiante com o ritmo irregular que, ele também, possuiria um fundamento matemático.


Atividade: Criando cores

Atenção Professor! Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de química, os alunos deverão criar algumas tintas. Na disciplina de química o professor deverá abordar: percepção dos alunos em relação à manipulação de substâncias químicas, as propriedades específicas de alguns materiais, e as diferenças entre transformações química e física.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1974/imagens/sugestoes.gif Professor  proponha aos alunos que façam experimentações com as cores primárias, e que criem seus próprios pigmentos, usando como base o recurso Tintas disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17097/tintas.pdf



Atenção Professor! direcione a atividade de maneira que não sejam feitas releituras. Os temas podem ser os mais variados. As atividades devem ser individuais.
Não necessariamente as experimentações dos alunos precisam ser abstratas.  Registre a ação dos alunos por meio de vídeos ou fotos e depois envie para a turma o material.

 

Aula 02: Criando uma revista

A partir dos trabalhos feitos na aula anterior, o professor irá propor que os alunos criem uma revista com as obras e com os textos criados pelos alunos.
Essa revista pode ser impressa ou em formato digital, para isso sugerimos o blog: Blogger http://www.blogger.com/home  Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Essa atividade pode ser realizada em grupo (apenas um blog por turma) ou individual (cada aluno cria seu blog). Entretanto, é importante que haja troca entre os alunos, isto é, cada aluno faça contribuições no blog do colega, indique links interessantes que possam contribuir para o aprendizado do próximo.

  

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tintas Experimento prático
Recursos Complementares
Sugerimos a seguinte bibliografia de Mondrian para preparar a aula: SHAPIRO, Meyer; Mondrian - a dimensão humana da pintura abstrata; São Paulo: Cosac e Naify, 2001. Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian Biografia: http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=mondrian Biografia: http://www.mondrian.kit.net/inconteudo.htm Revista De Stijl: http://pt.wikipedia.org/wiki/De_Stijl Revista De Stijl: http://cartazespaisesbaixos.blogspot.com/2008/04/em-outubro-de-1917-foi-criado-o-jornal.html Abstracionismo geométrico: http://www.acrilex.com.br/novosite/mestres.php?area=26&areapaia=7&codigo=57&fix=15⟨=1 Neoplasticismo: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3812
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARGARETH CARLI, CEEBJA PAULO FREIRE E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    margarethcarli@yahoo.com.br

    17/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula, além de podermos trabalhar com as cores e formas geométricas, também da para propor uma atividade utilizando-se de pastilhas trabalhando o mosaico. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.