23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: Apresentando o artista e suas teorias
O professor deverá iniciar a aula apresentando à turma algumas imagens de obras de Piet Mondrian, falando um pouco sobre a biografia do artista, mas principalmente sobre as motivações que o levaram ao abstracionismo. Seguem abaixo algumas obras que podem ser pertinentes à discussão:
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/mondrian/broadway.jpg
Broadway Boogie Woogie, 1942-43
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/mondrian/ryb.jpg
Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, 1921
http://lh3.ggpht.com/_cVaiPKO52AQ/R3Wdqc9oKWI/AAAAAAAAFGM/XJgBvpkMdcg/IMG_1193.jpg
Composição C, 1924-25
Atenção Professor! Ao apresentar as obras do artista para a turma comente sobre a sua biografia e algumas características de sua obra.
Vindo de família calvinista extremamente religiosa, Mondrian foi impedido a princípio de estudar artes, pois esse meio era visto como um caminho para o pecado, por isso seu primeiro passo foi estudar artes para ser professor. Isso não o afastou, porém, de sua vontade de produzir arte. Seus conhecimentos teosóficos fizeram com que sua obra no início fosse simbolista, mas foram passos importantes para sua abstração. |
Atividade: Criando cores
Atenção Professor! Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de química, os alunos deverão criar algumas tintas. Na disciplina de química o professor deverá abordar: percepção dos alunos em relação à manipulação de substâncias químicas, as propriedades específicas de alguns materiais, e as diferenças entre transformações química e física.
Professor proponha aos alunos que façam experimentações com as cores primárias, e que criem seus próprios pigmentos, usando como base o recurso Tintas disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17097/tintas.pdf |
Atenção Professor! direcione a atividade de maneira que não sejam feitas releituras. Os temas podem ser os mais variados. As atividades devem ser individuais.
Não necessariamente as experimentações dos alunos precisam ser abstratas. Registre a ação dos alunos por meio de vídeos ou fotos e depois envie para a turma o material.
Aula 02: Criando uma revista
A partir dos trabalhos feitos na aula anterior, o professor irá propor que os alunos criem uma revista com as obras e com os textos criados pelos alunos.
Essa revista pode ser impressa ou em formato digital, para isso sugerimos o blog: Blogger http://www.blogger.com/home Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Essa atividade pode ser realizada em grupo (apenas um blog por turma) ou individual (cada aluno cria seu blog). Entretanto, é importante que haja troca entre os alunos, isto é, cada aluno faça contribuições no blog do colega, indique links interessantes que possam contribuir para o aprendizado do próximo.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Nome | Tipo |
---|---|
Tintas | Experimento prático |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/10/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula, além de podermos trabalhar com as cores e formas geométricas, também da para propor uma atividade utilizando-se de pastilhas trabalhando o mosaico. Parabéns.