14/09/2010
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O aluno aprenderá com esta aula a identificar substâncias eletrólitas experimentalmente a partir do teste da condução de corrente elétrica.
Estrutura atômica (íons, cátions, ânions).
Tabela periódica (diferenças fundamentais entre os metais e não metais).
Esta proposta de aula experimetal tem como objetivo introduzir ao assunto das funções inorgânicas. Trata-se de um experimento possivel de se fazer em sala de aula com recuros de fácil aquisição e obtenção, o que torna viável sua utilização independente das condições oferecidas pela vossa escola.
Inicialmente, separe os alunos em equipes de quatro integrantes na aula anterior ao experimento. Cada equipe deve ser responsável por trazer, na próxima aula, os seguintes produtos:
- três colheres de chá de cloreto de sódio (sal de cozinha)
- uma garrafa de 500 mL de água de torneira
- três colheres de chá de açúcar cristal.
- meia garrafa de 500 mL de vinagre (não balsâmico, o de uva/limão/maçã)
Sugira aos alunos para combinarem quem deve ficar responsável por trazer qual produto, a fim de não sobrecarregar apenas um aluno com todos os produtos. Você professor, também ficará responsável por trazer um cabo elétrico de cobre com fios finos (utilizados para vestiladores, facilmente adquirido em lojas de materais elétricos) e uma extenção elétrica.. Também é necessário um soquete de lâmpada incandescente, conforme ilustração abaixo:
No dia do experimento, antes de realizá-lo, passe no quadro negro a seguinte tabela:
Substância/Mistura |
Condução corrente elétrica? (sim ou não) |
Água Pura |
(não conduz) |
Sal sólido |
(não conduz) |
Áçúcar sólido |
(não conduz) |
Sal dissolvido em água |
(conduz) |
Açúcar dissolvido em água |
(não conduz) |
Vinagre |
(conduz) |
Enquanto os outros grupos fazem uma revisão sobre estrutura atômica resolvendo uma palavra cruzada sobre o tema, em cada grupo oriente o teste da condução de corrente elétrica nos produtos trazidos pelos alunos. Explique como deve ser o procedimento, chame a atenção do perigo de encostar os fios ou de pegar na parte desencapada e os eventuais choques elétricos obtidos com estas ações. Para levar eletricidade a cada grupo de alunos, utilize uma extensão elétrica.
Após proporcionar a testagem nos grupos, peça para um representante de cada equipe dizer os resultados obtidos em cada experimento. Espera-se que os sólidos (sal e açúcar) e a água pura não conduzam corrente elétrica. Água com sal e vinagre, conduzam corrente elétrica. Porém, há a possibildiade de, dependendo da proximidade das duas pontas do fio e da origem da água (concentração de sais minerais). Caso ocorra condução, deixe o resultado como está e chame a atenção da influência dos sais naturalmente dissolvidos na aula e sua influência na condução elétrica.
Depois dos experimentos e resultados obtidos, muito provavelmente os alunos estarão intrigados para saber o por quê deste comportamento distinto das substâncias quando submetidas as mesmas condições. Algumas conduzem, outras não. Diante desta situação problema experimental, proponha uma atividade de pesquisa. Cada grupo deverá fazer uma pesquisa a respeito do tema: eletrólitos e não eletrólitos, dissociação e ionização, no laboratório de informática da escola. Sugira os seguintes endereços:
http://educar.sc.usp.br/quimapoio/eletrolitos.html
http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/matcompl/Aula1.swf
Na aula seguinte, proponha que cada grupo escolha um representante para ler os conceitos. Escreva os conceitos do mesmo tema dos quatro grupos no quadro, escolha um melhor e faça as observações, se necessárias. Após escolher os melhores conceitos elaborados pelos alunos, como atividade de avaliação da atividade, proponha a construção de um mapa conceitual envolvendo os conceitos pesquidados. Os detalhes estão presentes na seção 'avaliação' desta aula.
A continuação desta aula pode ser feita por meio da aula "Análise microscópica dos fenômenos de ionização de dissociação iônica".
Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse:
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Para saber mais sobre o programa Cmap Tools, acesse:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
Após escolher os melhores conceitos elaborados pelos alunos, como atividade de avaliação da atividade, proponha a construção de um mapa conceitual envolvendo os conceitos pesquidados:
- corrente elétrica
- conduz - não conduz
- íons
- eletrólitos
- não eletrólitos
- dissociação iônica
- ionização
- dissociação molecuar.
O mapa pode ser feito com o programa Cmap Tools. Para maiores detalhes sobre o programa e sobre os mapas conceituais, veja a seção "Recuros complementares" desta aula. Os critérios para avaliação devem conter o correto emprego dos conceitos e das corretas correlações entre eles nos mapas. Por fim, peça aos alunos projetarem os mapas de cada grupo, a fim de poderem analisar as várias possibilidade de construção dos mesmos.
Quatro estrelas 3 classificações
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28/10/2011
Cinco estrelasCom essa ferramenta é possivel o professor tornar sua aula mais atrativa e interessante proporcionando assim maior aprendizado.
28/02/2011
Cinco estrelasMaravilhoso experimento, eu irei utilizar com os alunos do estagio III.
04/11/2010
Quatro estrelasessa aula foi de grande ajuda para a identificaçao dos elementos