Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONVIVÊNCIA ÉTICA E SOLIDÁRIA: CONHECENDO O GRUPO.

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Compreender os significados de ética e de solidariedade.

2. Reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua, valores fundamentais de uma postura ética e solidária.

3. Listar e compartilhar aspectos que julga conhecer a respeito dos colegas e aqueles que gostaria de saber, a fim de possibilitar um maior conhecimento acerca do grupo.

4.Verificar, por meio de situações vivenciais, que a percepção do outro é condição importante para ampliar a percepção de si mesmo, enriquecendo a convivência grupal.

5. Identificar e refletir sobre as situações éticas presentes no cotidiano da sala de aula que interferem no relacionamento do grupo.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante trabalhar com os alunos conceitos relativos à ética e solidariedade, exemplificando com situações ocorridas no dia a dia, em diferentes contextos sociais.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

A Ética é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo de fundamental importância para a convivência entre as pessoas. Neste sentido, precisa ser constantemente problematizado e discutido no contexto escolar e em outros âmbitos sociais, uma vez que conviver com o outro implica em considerar valores essenciais para uma postura ética tais como: solidariedade, respeito mútuo, justiça, diálogo, não violência, honestidade, cooperação dentre outros. Desse modo, é importante abrir espaços na escola para a reflexão e discussão sobre um tema tão polêmico e preocupante nos dias de hoje, a fim de contribuir com a construção de valores por parte de cada aluno e com o seu posicionamento ético, reflexivo e crítico frente às diversas situações ocorridas dentro da escola e em outros espaços sociais.

1ª ATIVIDADE: Para retomar o que os alunos sabem a respeito do que é conviver em grupo de forma ética e solidária, o professor deverá iniciar a aula, solicitando aos alunos que se organizem em pequenos grupos. Cada grupo receberá um cartaz com a seguinte frase a ser discutida e completada pelos participantes do grupo: “Para uma convivência grupal ética e solidária é necessário....”.

Em seguida, cada grupo deverá afixar o cartaz na parede da sala de aula, socializando a discussão realizada e a frase completada por eles. Após a apresentação dos grupos, toda a turma estabelecerá relações de semelhanças e diferenças entre as respostas dadas, destacando as que mais caracterizam uma postura ética e solidária.

 No sentido de ampliar as discussões, o professor convidará os alunos a assistir ao vídeo “Série ética e eu: o que é esse conceito que deve mover a vida de todos?” acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=K0gasRK69mM&feature=related 

Na sequência, o professor deverá problematizar com as seguintes questões relacionadas ao vídeo: A ética é importante na vida das pessoas? Por quê? As pessoas têm agido conforme as leis, as regras, tratando os outros com respeito? As regras e os valores morais da sociedade atual são desrespeitados somente por pessoas famosas, por políticos? Vocês concordam com o professor Leonardo Barreto quando ele afirma que uma atitude para ser ética tem que ser boa, justa e correta? E quando a atitude é má, injusta e incorreta ela é antiética? Por quê? Como vocês avaliam a atitude da empregada doméstica que devolveu a carteira com R$ 500,00 para o seu dono? Qual o valor ético ressaltado na atitude desta senhora? (Professor, outras perguntas poderão ser formuladas por você em relação à temática tratada no vídeo).  

Ao final do debate, professor e alunos deverão estabelecer relações entre as repostas dadas pelos alunos no 1º momento da aula e as informações acerca do tema apresentadas no vídeo, ressaltando aspectos relacionados à ética, à solidariedade e aos valores fundamentais de uma convivência respeitosa com o outro.

2ª ATIVIDADE: A fim de contribuir com a reflexão sobre a convivência com o outro e ampliar o conhecimento acerca do grupo, o professor deverá propor a seguinte atividade: Passar uma caixa contendo o nome de todos os alunos. Cada aluno deverá retirar uma ficha de dentro da caixa, sem mostrar o nome do colega para os outros. Em uma folha entregue pelo professor, o aluno deverá listar aspectos, características que julga conhecer a respeito do colega e elaborar de uma a duas perguntas em relação ao que gostaria de saber sobre ele.

Na 1ª rodada, um aluno de cada vez lerá as características listadas em relação ao colega, que poderá concordar ou discordar do que foi dito sobre ele. Na 2ª rodada, cada aluno deverá fazer a(s) pergunta(s) ao colega, para conhecê-lo melhor.

3ª ATIVIDADE: Neste momento, para continuar desenvolvendo a percepção de si e do outro, como forma de enriquecer ainda mais a convivência grupal, o professor convidará os alunos a participar da dinâmica: Como eu me vejo e como o grupo me vê. 

Inicialmente, o professor deverá apresentar a imagem abaixo contendo figuras de "bonecos" . Estes "bonecos" deverão ser numerados e acrescentadas suas respectivas características:

       1          2           3           4          5          6          7

Fonte: http://futurosadm.files.wordpress.com/2009/11/1bonecos_uniao.jpg  

Boneco1- falante

Boneco 2 - acanhado, tímido

Boneco 3 - participativo

Boneco 4 - o que não coopera  

Boneco 5 - calmo, tranquilo

Boneco 6 - o que sabe tudo

Boneco 7 - desinteressado

Em seguida, o professor solicitará a cada aluno que pense em “como ele se vê no grupo de sala de aula”, escolhendo um dos "bonecos" da imagem para representá-lo. Registrar em uma folha a “boneco” escolhida com sua respectiva característica, justificando a sua escolha.

Prosseguindo, o professor dirá o nome de um aluno por vez e o grupo tentará descobrir qual foi a sua escolha e as justificativas dadas em relação a ela. O colega poderá confirmar ou não o que foi dito pela turma (Professor, este momento é rico no sentido de possibilitar o confronto de como cada aluno se vê e como é visto pelo grupo, incentivando a troca de percepções de forma respeitosa, a fim de ampliar o conhecimento acerca de si e do outro e de fortalecer a convivência grupal).

Em seguida, coletivamente, os alunos deverão identificar e analisar situações vividas em sala de aula, considerando as suas características pessoais como elementos facilitadores ou dificultadores das relações no grupo. Além disso, deverão avaliar se nestas situações relatadas, as pessoas tiveram ou não uma postura ética pautada em valores como: honestidade, respeito mútuo, solidariedade, justiça, diálogo, cooperação, não violência dentre outros.

4ª ATIVIDADE: Como culminância da proposta desenvolvida na aula, o professor poderá sugerir à turma a confecção de um livro sobre a temática “Convivência ética e solidária”. O grupo deverá escolher um título para o livro, elaborar a apresentação do mesmo, o índice e as outras partes que constarão no livro tais como: o que é ética e o que é solidariedade (conceitos de autores e os elaborados pelos próprios alunos); valores fundamentais para uma postura ética e solidária; relatos de situações vivenciadas no cotidiano da sala de aula, analisando-as como ética ou antiética e como elas têm contribuído ou prejudicado as relações grupais; relatos e análise de situações éticas e antiéticas ocorridas em outros espaços escolares; propostas a serem desenvolvidas em sala de aula e nos outros espaços da escola, a fim de possibilitar a reflexão e o desenvolvimento de ações efetivas no dia a dia, pautadas em uma postura ética e solidária, que fortaleçam a convivência entre as pessoas. Este livro poderá ser socializado com toda a comunidade escolar, no espaço da biblioteca ou em outro local apropriado da escola  (Professor, para contribuir com este momento, você poderá apresentar o vídeo “Em comum”, que retrata situações que podem ocorrer no contexto escolar e em outros âmbitos sociais, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=dFndMkFbQSM .

.  

Recursos Complementares

Professor, para obter maiores informações e enriquecer as discussões a respeito do tema, você poderá ler o texto “Ética na educação” disponível no sítio http://www.webartigos.com/articles/3557/1/Etica-Na-Educacao/pagina1.html   

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: compreender o significado de ética e de solidariedade; reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua; ampliar a percepção de si e do grupo como forma de enriquecer a convivência grupal; identificar e refletir sobre as situações éticas presentes no cotidiano da sala de aula que interferem no relacionamento do grupo; participar da confecção e da socialização do livro de maneira ativa e comprometida.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Rodrigues, SENAc , Ceará - disse:
    duna_85@hotmail.com

    23/06/2013

    Cinco estrelas

    A sugestão é excelente, vai me ajudar com certeza.


  • DIANA FERRAZ, ICEIA , Bahia - disse:
    dianalyrio@yahoo.com.br

    27/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito boas as sugestões. Foi de extrema importancia para aquisição de informações e apliocação em minhas aulas. OBRIGADA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.