Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMUNICAÇÃO PELA INTERNET: CRIANÇAS EXPOSTAS À VIOLÊNCIA

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Respeitar as  pessoas que estão on-line do mesmo modo que gostaria de ser respeitado.
  2. Identificar mensagens ofensivas e desagradáveis.
  3. Avaliar criticamente as formas de abordagem simpáticas e sedutoras.
  4. Perceber durante as conversas on-line as situações ameaçadoras ou pessoas que desencadeiam sentimentos de medo.  
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "Internet: Para quem e para quê?" e "Segurança das crianças na internet" publicadas no Portal do Professor para iniciar ou complementar sua aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a, sugere-se que essa aula seja realizada no laboratório de informática. Além disso, pelo conteúdo abordado nos recursos dessa aula, sugere-se que se trabalhe com crianças em faixa etária a partir de 9 ou 10 anos.   

Atividade 1:

1º Momento: 

Solicitar aos/as alunos/as que leiam o texto virtual e assistam ao vídeo: “Crianças se expõem na internet e colocam as próprias vidas em risco, disponível em:  

http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=15&ch=713cc5e845eec7a6a6db986b7bdb72f2&nid=181792

2º Momento:   

Discutir com os/as alunos/as: O que vocês acharam da reportagem? Vocês acreditam que as informações contidas nessa reportagem são verdadeiras? Vocês já ouviram falar sobre situações semelhantes? Vocês acreditam que conseguem distinguir nos seus contatos pela internet aquelas pessoas em quem vocês podem confiar, daquelas que não merecem sua confiança? Que atitudes vocês teriam caso sentissem que foram abordados de forma sedutora ou agressiva?  

3º Momento:

Dividir o grupo em trios e solicitar que os/as alunos/as construam um folheto informativo com dicas às crianças para a melhor utilização da internet, evitando expor-se à situações de risco. Para essa atividade, professor/a, disponibilize aos/as alunos/as folhetos diversos de divulgação de produtos de loja, de campanhas de vacinação, dentre outros para que tenham acesso à esse tipo de escrita. Além disso, serão necessários outros materiais para a confecção dos folhetos, como: revistas, cola tesoura, papel sulfite, caneta hidrocor.

4º Momento:

Professor/a, converse com professores responsáveis por outras turmas e solicite que liberem um tempo de vinte minutos em média para que as crianças apresentem e distribuam seus folhetos a outras turmas, garantindo a divulgação das informações construídas por meio dessa aula.

Atividade 2:   

1º Momento: Dividir a turma em duplas e orientar os/as alunos/as para que leiam o texto virtual: “Dicas de como acompanhar as crianças no uso do computador”, disponível em:

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/10/26/guia-de-seguranca-online-para-pais/  

2º Momento: Os/as alunos/as deverão atentar-se para as dicas direcionadas à crianças na faixa etária em que se encontram. Após a leitura desse material, os/as alunos/as deverão se imaginar professores/as da escola preocupados em auxiliar as famílias de seus/suas alunos/as na utilização da internet de forma que as crianças se protejam da violência.  

3º Momento: Escrever em dupla uma carta para os pais dos/as alunos/as explicando-lhes como deverão orientar seus/suas filhos/as na utilização da internet.   

Atividade 3:    

1º Momento: O/a professor/a levará para a sala fichas com palavras relacionadas ao tema dessa aula “Comunicação pela internet: crianças expostas à violência”, a saber: internet, computador, segurança, violência, crianças, respeito, e-mail, comunicação, ameaça, medo, sedução, sigilo, dentre outras. O ideal é que haja uma palavra para cada criança.  

2º Momento: Professor/a, você deverá explicar às crianças que elas receberão uma palavra que será utilizada na produção de um texto coletivo que começará com o clássico “era uma vez”. É fundamental que o/a professor/a esclareça aos/as alunos/as o significado das palavras caso os/as mesmos/as não as conheçam. Após esse esclarecimento inicial, o professor deverá também reforçar que o texto a ser produzido coletivamente deve contemplar a temática supracitada. Após isso, o professor solicita à primeira criança que leia a sua palavra em voz alta e procure dar continuidade à frase “Era uma vez...” Ex: A primeira criança recebe a palavra e-mail e propõe a seguinte continuidade: “Era uma vez uma menina chamada Júlia que recebeu um e-mail muito agressivo de uma colega”. Assim, continua-se a produção do texto coletivamente incluindo a palavra de cada criança. 

3º Momento: Sugere-se que o texto seja produzido na lousa e apenas posteriormente os/as aluno/as o registrem em seus cadernos.   

4º Momento: Ao final da produção, convide um/a aluno/a para fazer a leitura em voz alta para todo o grupo. É importante que o/a professor/a auxilie na construção do texto de forma a garantir que tenha nexo e sentido. Sugere-se que a produção seja publicada no jornal da escola, caso haja a fim de sensibilizar as crianças para se engajarem na luta contra a violência pela internet.

Recursos Complementares

Texto virtual: As crianças e a internet: como orientar o uso, disponível em

http://www.rjnet.com.br/infocriancas1.php 

Vídeo: Olhar digital -crianças e internet, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Egwk-FkKBYA 

Vídeo: Precauções na internet, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=kAwmSwratmo&feature=related 

Avaliação

Professor/a, observe se os /as alunos/as se sensibilizaram com as notícias divulgadas nos vídeos e com as leituras dos textos, demonstrando uma preocupação significativa referente a utilização da internet. Oriente os/as alunos/as a enviarem e-mails para a sua lista de contatos alertando seus/suas amigos/as a se preservarem de possíveis situações de violência. Por fim, solicite que cada aluno/a liste em uma folha separada para ser entregue ao/a professor/a quais são os maiores riscos que a internet poderá oferecer às crianças e qual o procedimento a ser adotado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.