28/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Nesta aula serão analisadas as características presentes em imagens (dos gêneros masculino e feminino) de revistas e de sites da internet, atribuindo-lhes significados. Além disso, serão discutidos padrões corporais enfatizados na cultura ocidental, com ênfase à aparência física. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas em questão – Padrão corporal de Gênero e Influência da Cultura neste padrão.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos o que eles consideram como um corpo ideal, perfeito. O professor poderá perguntar o que os alunos gostam mais: meninos como Robert Pattinson (Fig. 1), Zac Efron (Fig. 1) ou Fiuk (Fig. 3), meninas como Taylor Swift (Fig. 4), Demi Lovato (Fig. 5) ou Miley Cirus (Fig. 6)
Figura 1 – Imagem de Robert Pattinson.
Disponível em: http://spidurmunkey.files.wordpress.com/2008/12/robert_pattinson300a1.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 2 – Imagem de Zac Efron.
Disponível em: http://www.free-extras.com/images/zac_efron-3784.htm Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 3 – Imagem de Fiuk.
Disponível em: http://spe.fotolog.com/photo/14/28/60/l_louise91/1259968569357_f.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 4 - Imagem de Taylor Swift.
Disponível em: http://www.chicagonow.com/blogs/ndigo-we-break-bread/2009/12/07/taylor_swift.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 5 - Imagem de Demi Lovato.
Disponível em: http://www.proprofs.com/polls/upload/yuiupload/501291413.jpg
Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Figura 6 – Imagem de Miley Cirus.
Disponível em: http://www.studentsoftheworld.info/sites/people/img/22100_miley-cyrus.jpg
Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Observação: O professor deverá providenciar a imagem das figuras em cópias impressas em número suficiente aos alunos, ou apresentá-las em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
O professor poderá perguntar aos alunos se conhecem pessoas que se vestem, cortam cabelo e procuram ter a mesma forma física (corporal) que as pessoas das imagens representadas, ou de outras pessoas famosas que eles gostam e admiram.
Após ouvir os alunos, o professor poderá enfatizar a influência da mídia e da cultura atual no Padrão Corporal, assunto que essa aula abordará.
Dando prosseguimento a aula, a atividade* a ser desenvolvida neste momento, tem como objetivo desenvolver a consciência dos jovens em relação ao seu corpo físico, na sua aparência, de forma a propiciar uma reflexão sobre a influência dos meios de comunicação no padrão de beleza esperado e como esta afeta nossa conduta.
Para isso, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam), para a realização desta atividade, os seguintes materiais: cartolina, revistas (como Capricho, Men’s Health, Atrevida, TodaTeen entre outras), tesouras e cola.
Estando os alunos divididos em pequenos grupos (de 3 a 4 integrantes), o professor deverá orientá-los a fazer uma colagem com fotos de meninos e meninas que apresentam diferentes comportamentos (exemplos: menino namorador, menina certinha etc.), e diferentes formas de se vestir (exemplos: “patricinha”, “skatista” etc), juntando aqueles que são semelhantes e separando aqueles que não o são.
Após terminarem a colagem, os alunos deverão escrever em cima de cada foto: “Na sociedade é esperado do(a) adolescente.... e bonito é quem... ”.
Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar sua produção (Fig. 7) aos demais, discutindo as condutas que são esperadas dos adolescentes.
Figura 7 – Imagem do exemplo de colagem.
Fonte: do autor.
*Adaptado de: Projeto Adolescência Criativa Olodum http://www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-47.php. Acessado em: 8 abr. 2010
Dando continuidade à aula, neste momento, o professor deverá instigar uma discussão sobre as fotos na colagem feita na atividade anterior, pedindo para que os grupos apresentem seu trabalho, explicando o mesmo. É importante que os alunos possam expressar livremente suas opiniões. Contudo, o professor deverá ficar atento aos conceitos errôneos e ou preconceituosos que possam surgir neste momento, intervindo de forma a trabalhar estes.
Feito isto, sugerimos que os alunos sentem-se em círculo e que o professor participe da discussão como um mediador desta. Para isto, sugerimos um roteiro com perguntas, conforme postado abaixo, para nortear a discussão.
Roteiro da discussão:
Neste momento, tendo como objetivo discutir os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, o professor deverá apresentar o seguinte texto (Fig. 8 ).
Figura 8 – Imagem do Texto “O padrão de Beleza e o seu bem-estar”.
Disponível em: http://www.eumesintobem.com.br/adicional/o-padrao-de-beleza-e-o-seu-bem-estar/ Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Observação: Este texto pode ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
O professor deverá pedir para que os grupos discutam o texto em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:
Após as discussões dos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras.
Neste momento, é importante que o professor favoreça com que os alunos compreendam que os padrões corporais de gênero estabelecidos pela sociedade, conforme retrata o texto em questão, torna a pessoa escrava e dependente de vestuários da moda, em cirurgias plásticas (às vezes para ficar parecido com seu “ídolo”, por exemplo), enfim, dos ditames da “beleza social ideal aos gêneros”, e que isso pode ser prejudicial a sua saúde física e emocional.
Existem alguns artigos que tratam a cultura e influência da televisão nos padrões de corpo podem ser interessantes para o professor, como, por ex.:
http://bocc.ubi.pt/pag/melo-janete-culto-corpo.html (Culto do Corpo e Cultura da Televisão em Adolescentes).
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=1067 (A Influência da Mídia televisiva na maturação do Adolescente).
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Padrão Corporal de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/08/2013
Cinco estrelasmto boa! vou aplicar com meus alunos
05/06/2010
Cinco estrelasA aula foi muito interessante, pois atingiu o obejtivo proposto pela mesma, dando a quem acessou a oportunidade de discutir o assunto com base não só no que é dito pelo corpo em si, mais pelo que ele(corpo) tem representado para a sociedade. Concordo com o texto usado para esclarecimento e principalmente a frase que diz:" o que importa é você escolher um deles e sentir-se bem com o que esta fazendo e com o que vê no espelho.não há padrão que possa incomodar uma pessoa feliz consigo mesma. Valeu!